Rio Grande do Sul

SAÚDE MENTAL

Cidades da região Metropolitana realizam eventos para celebração da Luta Antimanicomial

Sol, arte, esportes, debates e confraternização marcaram o início das atividades nesta quarta-feira em São Leopoldo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Evento reuniu usuários e profissionais que atuam na área de saúde mental, em especial, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) - Foto: Romeu Finato / Scom/PMSL

Cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre deram início à Semana de Luta Antimanicomial. Nesta quarta-feira (24), o evento foi realizado no Parque Imperatriz Leopoldina, em São Leopoldo. Promovido pela Secretaria da Saúde, o evento reuniu usuários e profissionais que atuam na área de saúde mental, em especial, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). As ações contam com a parceria dos municípios da linha da Trensurb, que também agendaram ações compartilhadas.

“Fazer esse evento no Parque Imperatriz vai na perspectiva de mostrar que o cuidado precisa ser na cidade, no espaço público, no cotidiano. Nós estamos com o gabinete aberto para ouvir vocês. São Leopoldo tem adotado uma série de medidas para expandir o serviço, reestruturando a rede de saúde com ênfase na Atenção Básica (AB). Ampliamos a cobertura, a efetivação do acolhimento como forma de acesso e a definição de territórios assistenciais. A partir desta reestruturação, vamos consolidar o papel da AB como ordenadora do cuidado na rede”, ressaltou a secretária municipal da Saúde, Andréia Nunes.

:: Dia Nacional da Luta Antimanicomial é destaque no programa Bem Viver ::

A coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura, Cristina Cannas, reforçou a ideia do convívio como parte fundamental na reintegração de pacientes. “O evento a céu aberto garante que as pessoas sejam cuidadas na cidade, não entre muros, internadas. O objetivo é tirar as pessoas da invisibilidade. Arte, esporte, cultura são ferramentas de inclusão e produção de saúde mental.”

A usuária Maria Lúcia Gonçalves disse que há anos está em tratamento constante. "Com os Caps nossa vida melhorou. Sempre tem alguém para acolher e ouvir sobre tudo. A gente tem doença mental, não somos bandidas para estarmos presas”, afirmou.

Na parte da manhã, Cristina foi reconduzida ao cargo de coordenadora geral de Saúde Mental por votação dos usuários. Entre os compromissos assumidos estão a continuidade na qualificação dos espaços de educação permanente, melhora na estrutura de trabalho e nas relações da rede da infância.

Pauta permanente

Em dezembro de 2021, foi realizada a 2ª conferência municipal sobre o tema que debateu avanços na política de atenção psicossocial no SUS. Em junho do ano passado foi inaugurada a sede da Atenção Especializada em Saúde Mental (Ament), na rua José Bonifácio. O local, com recepção, salas e consultórios, é voltado para atendimentos de média complexidade, ou seja, para ser atendido é preciso encaminhamento da Atenção Básica ou dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Importância da data

O 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data foi estabelecida em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental e deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios”. Esta proposição inaugurou uma nova trajetória para a Política Nacional de Saúde Mental, instaurando uma rede de serviços responsáveis pelo atendimento às situações de saúde mental no território.

:: Internação de crianças e adolescentes persiste no Brasil após 36 anos de Reforma Psiquiátrica ::

Os objetivos da Luta Antimanicomial consistem em propor mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os "transtornos mentais".  

Programação

As atividades seguiram nesta quinta-feira (25), das 9h às 14h, com PicniCAPS no Parcão do Corvo, em Canoas. Na sexta-feira (26), Sapucaia do Sul realiza a 1ª Copa CAPS Intermunicipal de Futsal no Ginásio Edu Viegas s/n, Cohab Blocos. A abertura será as 8h30min. Na próxima semana, na quarta-feira (31), Novo Hamburgo realiza das 10h às 13h a apresentação do Coral do CAPS, caminhada terapêutica e amostra de trabalhos artísticos, no Parque Henrique Luis Roessler (Parcão).

* Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo


Edição: Katia Marko