Rio Grande do Sul

CHEGAR AO INTERIOR

Ações federais e desenvolvimento da região da Campanha foram tema de palestra em Candiota

Atividade realizada no Sindicato dos Mineiros contou com a participação de Paulinho Parera, subsecretário na Secom

Brasil de Fato | Candiota (RS) |
Subsecretário da Secretaria de Comunicação da Presidência da República Paulinho Parera abordou pautas nacionais e sua relação com o desenvolvimento regional - Divulgação

Lideranças regionais da região da Campanha reuniram-se, na sexta-feira (26), no município de Candiota (RS), para tratar das ações federais realizadas nos cinco primeiros meses da presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foi realizada uma palestra no Sindicato dos Mineiros, ministrada pelo subsecretário de Gestão e Normas da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulinho Parera, que destacou o momento de reorganização do governo.

Conforme explicou o secretário federal, neste momento de "reorganização da casa", um dos focos da atuação do governo federal é redemocratizar o acesso a informação. “Queremos também chegar ao interior, abrindo portas e buscando programas para as comunidades”, destacou.

:: Seminário lança bases para o Polo de Inovação Energética e Ambiental do Pampa Gaúcho ::

Paulinho lembrou que as primeiras ações do governo Lula estão voltadas à retomada de programas estratégicos que anteriormente mudaram a vida das pessoas. “Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Mais Médicos estão de volta, assim como trabalhamos políticas públicas culturais e ambientais, bem como a retomada de apoio as universidades federais”, frisou.

Também ressaltou que a ação tem possibilitado novos olhares para o país por meio do lema do governo: União e Reconstrução. “Voltamos a ser bem vistos e a refazer as relações internacionais. Estamos confiantes, diálogos voltaram a ocorrer”, expôs.

Geração de emprego e combate à fome são prioridades

Paulinho ressaltou que o principal objetivo do atual governo é o combate à fome. “O trabalho é para que todos possam ter acesso à no mínimo três refeições ao dia e políticas públicas que possam gerar empregos. O governo, em breve, vai apresentar o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), transformando o país em um canteiro de obras com geração de muitos empregos.”

Ele também afirmou que o trabalho é para que seja possível aos brasileiros seguirem atingindo suas metas e sonhos. “Temos um grande trabalho voltado à economia do país, pois as taxas de juros estão altíssimas. Hoje o Banco Central é independente e buscamos alternativas para resolver essa questão”, pontuou.

O secretário federal pontuou pautas importantes para a região, como a possibilidade de investimentos na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), considerada um divisor de águas quanto ao desenvolvimento regional e que participa do debate da transição energética; a rodovia transcampesina para melhorar o tráfego das comunidades e transporte das produções; potencializar as cooperativas; e o carvão mineral, que é o tema central, sendo necessário tratar sobre a transição energética e a continuidade da Fase C da Usina de Candiota.

*A jornalista Silvana Antunes é vinculada ao jornal Tribuna do Pampa, onde esta matéria foi publicada originalmente.


Edição: Marcelo Ferreira e Marcos Corbari