Paraná

Serviço Público

Audiência Pública reuniu centenas de servidores públicos que reivindicam reajuste salarial

Sindicatos afirmam que governo tem orçamento para pagar dívida de mais de 40% de reajuste salarial

Curitiba |
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu nesta terça-feira (6), uma Audiência Pública no Plenarinho da Casa para discutir a Data-Base e a política salarial dos servidores do Executivo - Ascom FES

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu nesta terça-feira (6), uma Audiência Pública no Plenarinho da Casa para discutir a Data-Base e a política salarial dos servidores do Executivo. O evento é resultado de um pedido do Fórum das Entidades Sindicais (FES).

 
Desde 2016, o Governo do Estado não zera a inflação na Data Base dos servidores públicos e com isso a defasagem salarial acumulada em 2023 deverá chegar em 42,27%. As categorias reivindicam uma Data-Base mais elevada, em especial considerando o percentual concedido aos trabalhadores do Judiciário, de 12,13%.

 
O Plenarinho da Assembleia lotou com a presença de centenas de servidores públicos de diferentes categorias.  O SINDARSPEN esteve representado pela diretoria e policiais penais da ativa e aposentados de Curitiba e do interior do Paraná. 

 
Fizeram parte da mesa, os deputados proponentes da Audiência Pública, Professor Lemos, Arilson Chiorato, Luciana Rafagnin, Dr. Antenor, Ana Júlia e Requião Filho. Também participou o deputado da base do governo, Evandro Araújo, além dos deputados federais Tadeu Veneri e Carol Dartora. 

Os parlamentares se colocaram à disposição dos servidores para pressionar o governo para que se abra uma mesa de negociação, bem como para fazer a defesa do pagamento equiparado ao percentual concedido aos trabalhadores do Judiciário, de 12,13%.

 


A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu nesta terça-feira (6), uma Audiência Pública no Plenarinho da Casa para discutir a Data-Base e a política salarial dos servidores do Executivo / Ascom Fes

Governo tem recurso, mas economiza com os servidores

 
Representando o Fórum de Entidades Sindicais, a presidente da APP Sindicato, professora Walkiria Mazetto, afirmou que há recurso suficiente para que o governo pague o que deve aos servidores. Ao abordar a questão financeira do estado, Walkiria enfatizou que o governo possui cerca de 17 bilhões de reais em caixa, enquanto a dívida com os servidores chega a 11 bilhões de reais. Isso indica que o governo optou por desvalorizar os servidores, utilizando o dinheiro destinado a eles para “fazer caixa”. “Existe orçamento disponível no orçamento do governo. Em 2022 ele atingiu o recorde de 17, 61 bilhões no caixa. Porém, o governo está economizando novamente com os  servidores,” destacou.

Menos 5 a 6 salários por ano


O economista que assessora o FES, Cid Cordeiro, apresentou dados e informações destacando que a defasagem tem levado os servidores perderem anualmente de 5 a 6 salários. “Os servidores vem perdendo metade do que deveriam ganhar no ano. Nos próximos doze meses perderão o equivalente a 5, 6 salários. Ou seja, o servidor tem levado para casa 7,71 salários  dos 13 que deveria receber anualmente,” explicou.

Durante a audiência, os sindicalistas também criticaram a postura do governo em relação aos aposentados. A reforma previdenciária imposta pelo governo impôs a taxação para aposentados que recebem mais de três salários mínimos, penalizando-os ainda mais. Além disso, a não aplicação da Data-Base afeta diretamente essa parcela da população que não se beneficia das reestruturações de carreira.


E na segunda parte da Audiência Pública, foi aberto espaço para que os servidores fizessem uso da palavra. A grande maioria defendeu maior pressão no governo e a possibilidade de se construir greve geral de todo o funcionalismo.


A Audiência Pública ocorre  em um período importante  de definições para o funcionalismo. Nas próximas semanas, o governo do Estado deve enviar à Alep o texto de um projeto de Lei que autoriza o reajuste salarial dos servidores do Executivo, anunciado em 5,79%. Porém, o governo ainda se contradiz ao incluir no índice a dívida de 3,39% que está sub júdice. Os servidores defendem o desmembramento dos dois índices – 5,79% (inflação do período) e 3,39% garantindo assim uma reposição salarial maior.

 
Ao final da Audiência, como encaminhamento, definiu-se que representantes do FES junto aos deputados presentes irão reivindicar a abertura de uma mesa de diálogo com o governo.

--
Inscreva-se em nosso grupo de notícias diárias do Paraná: https://tinyurl.com/BdF-PR-Whatsapp

Edição: Lucas Botelho