Pernambuco

MOBILIZAÇÃO POPULAR

Ato cultural acontece no Recife neste sábado (10) em prol da reabertura do Cinema São Luiz

Fechado há um ano, o Cinema São Luiz é conhecido por sua história e importância na popularização da cultura

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Localizado na Rua da Aurora, Cinema São Luiz está fechado e sem programação há um ano - Felipe Souto Maior/Divulgação

Neste sábado, dia 10 de junho, a partir das 15h, acontece no Recife um ato político e cultural com o intuito de chamar a atenção e cobrar do Governo de Pernambuco e da Fundarpe uma solução imediata para a situação de abandono que o icônico Cinema São Luiz se encontra. Localizado na Rua da Aurora, o espaço está prestes a completar um ano fechado.

Com a proposta de um abraço simbólico ao redor do prédio histórico, a comunidade local, artistas e ativistas se unirão em uma demonstração de força e amor pelo Cinema São Luiz. O objetivo é mobilizar a sociedade para que o governo tome medidas efetivas e inicie as obras de restauração do patrimônio cultural.

Leia: São Luiz, o templo do cinema pernambucano

A programação do evento conta com os shows musicais de Isaar, Isadora Melo, Mayara Pera, Pc Silva e Marcello Rangel; projeção de filmes que marcaram época e recém-lançados; uma roda de poesia com Giuseppe Mascena, Maria Laura Catão, Netinho Batista, Kerlle de Magalhães e Iyadirê Zidanes, além de um troca-troca de livros, promovendo o compartilhamento de conhecimento entre os participantes.

Sala de cinema mais antiga do Recife, o Cinema São Luiz é conhecido por sua rica história e importância para a comunidade local. A pauta do ato em torno da reforma e reabertura, são um esforço da comunidade artística da cidade para avançar na preservação do patrimônio cultural da cidade, além de estimular a economia criativa e o turismo cultural no entorno.

Serviço
Data: 10 de junho
Horário: a partir das 15h
Local: Em frente ao Cinema São Luiz
O quê: Movimentação para abraçar o Cinema São Luiz

Edição: Vanessa Gonzaga