Rio Grande do Sul

SHOWS PELO ESTADO

Gira Musical evidencia diversidade e pluralidade da música feita no RS

Instituto Estadual de Música promove encontro de artistas de diferentes gerações e estilos a partir de terça-feira (12)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Quinteto Canjerana foi atração na primeira edição do evento que percorre diversas cidades apresentando artistas do estado - Foto: Divulgação

Inicia na terça-feira (13) a segunda edição da Gira Musical, que vai percorrer cidades gaúchas evidenciando a diversidade e a pluralidade da música feita no estado. Serão realizados encontros de artistas de diferentes gerações e estilos musicais, sob organização do Organizada pelo Instituto Estadual de Música (IEM) e promoção da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

A Gira Musical passará por Porto Alegre, Passo Fundo, Pelotas e Osório. Trará à capital artistas do interior do estado. As apresentações contarão com vários segmentos musicais como MPB, nativismo, rock, instrumental e a música negra do RS. A programação desta segunda edição segue até o fim de julho.

O evento que dá início ao Gira Musical será em de Porto Alegre, 19h de terça-feira. A realização é em parceria com o Multipalco do Theatro São Pedro e o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc-RS). O Teatro Oficina será palco da primeira apresentação, para a qual a Orquestra Villa-Lobos convida o músico Pedrinho Figueiredo, com participação especial da cantora Stephanie Soeiro.

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados previamente pelo Sympla ou no local a partir das 18h da data do show, conforme disponibilidade. A lotação máxima é de 130 lugares.

A apresentação terá também na plateia alunos de escolas do bairro Lomba do Pinheiro. "A pedido da secretária Beatriz Araujo, que é muito sensível ao tema, as instituições da Sedac estão trabalhando muito de forma transversal com a educação. A Gira também terá esse papel em sua circulação", explica a diretora do IEM, Adriana Sperandir.

Conheça os artistas

A Orquestra Villa-Lobos é um programa de educação musical desenvolvido há mais de 30 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, com crianças e jovens da Lomba do Pinheiro, periferia de Porto Alegre. 

Pedrinho Figueiredo é flautista, saxofonista, compositor, arranjador, técnico de áudio e produtor musical, participou de aproximadamente mil músicas em mais de 400 discos em vinil, CDs e DVDs.

Stephanie Soeiro é cantora e compositora natural de Porto Alegre. Integra alguns projetos como o "Sarau Capitu e Outras mulheres", é ex-integrante da Orquestra Villa-Lobos e vocalista na banda Addara.

Confira a programação da Gira Musical IEM RS 2023

13/06 - Porto Alegre - 19h

Teatro Oficina Olga Reverbel - Multipalco do Theatro São Pedro
Orquestra Villa-Lobos convida Pedrinho Figueiredo e Stephanie Soeiro

24/06 - Pelotas - 19h

Casa do Tambor
Kako Xavier e a Tamborada recebem Dessa Ferreira

11/07 - Passo Fundo - 19h

Teatro Municipal Mucio de Castro
Grupo de Percussão da UPF recebe o percussionista Fernando Do Ó

20/07 - Porto Alegre - 19h

Teatro do SESC - Alberto Bins
Marcelo Delacroix recebe a cantora Paola Mattos, de Santa Maria
Marcello Caminha recebe a Guitarrista Patricia Vargas, de Getúlio Vargas
Pirisca Grecco recebe a cantora Maria Alice, da região da fronteira

23/07 - Osório - 19h

Largo dos estudantes
Cantora Tábata Baum e banda Doce Cravo recebem o cantor e compositor Charles Master

Sobre a Gira Musical

A Gira Musical é um projeto do Instituto Estadual de Música (IEM), vinculado à Sedac. A iniciativa iniciou-se em setembro de 2022 com circulação de pocket shows, oficinas e encontros para debater sobre a cena estadual da música. 

A primeira edição destacou a música instrumental de variados gêneros, com curadoria do músico e produtor Carlos Badia e parceria do Sesc RS. Giraram pelos palcos da capital e de cidades do interior, grupos como Quinteto Canjerana (foto), Instrumental Picumã, Marcelo Corsetti Trio, Cristian Sperandir e grupo, Grupo KIAI, Clarissa Ferreira e grupo, Marcelo Caminha e Uillian Michelon Quarteto. Entre apresentações musicais, oficinas e rodas de conversa, estiveram envolvidos cerca de 70 profissionais que contribuíram com o trabalho de formação de plateia para a música instrumental do Estado. 


Edição: Marcelo Ferreira