Rio Grande do Sul

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Escola pública de Nova Santa Rita (RS) oferece oficinas semanais de robótica educacional

Em sua terceira edição, com iniciativas pelo país, projeto Aprendizes - Digital chega pela primeira vez ao RS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Projeto promove educação técnológica a alunos e oficinas de formação para os professores das instituições contempladas - Foto: Ricardo Ara

A Escola Santa Rita de Cássia, em Nova Santa Rita (RS), é a primeira escola do Rio Grande do Sul a participar do Aprendizes - Digital, projeto que leva oficinas semanais de robótica educacional para alunos de escolas públicas. Presente em vários cantos do país, a iniciativa também promove oficinas de formação para os professores das instituições contempladas.

Os encontros realizados nas terças-feiras atendem 100 alunos de 3º, 4º e 5º ano fundamental, que reconhecem um espaço de criação e descoberta. “A geração atual nasceu conectada. Quando levamos à sala de aula problemas para os alunos resolverem através da robótica, eles se sentem mobilizados e pensam fora da caixa”, conta Thiago Costa, coordenador da Robomind, empresa de robótica educacional e responsável pelas oficinas oferecidas pelo projeto.

O Aprendizes - Digital está em sua terceira edição e é promovido pela Muda Cultural, agência especializada em gestão de patrocínio e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Dessa forma, o projeto é incentivado por empresas privadas, que se mostram cada vez mais interessadas em fomentar ações que introduzem a tecnologia, através da arte e da cultura, no currículo escolar das escolas públicas. As organizações percebem que, além de um benefício para a sociedade, a formação tecnológica de jovens é um benefício para o próprio mercado de trabalho.

“Houve um ano em que uma das empresas patrocinadoras do projeto selecionou, a partir de um processo seletivo, dois alunos do ensino médio que haviam terminado o curso do Aprendizes - Digital para duas vagas de Jovem Aprendiz na empresa”, conta Thiago. Ele explica que o intuito do projeto é dar aos alunos o acesso a ferramentas que provocam o desenvolvimento das suas habilidades, tanto em sala de aula como futuramente, na vida profissional.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia fica no município de Nova Santa Rita, cidade conhecida como a capital da produção orgânica localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Fundada em 21 de junho de 1988, a escola também é conhecida como Escola Integral Fazenda desde 2009, com a implantação do Projeto Escola de Tempo Integral, que atende 235 crianças do Pré I ao 5º ano. 

No ano de 2022, o colégio passou a abrigar uma Sala Maker, implementada pela Prefeitura Municipal de Nova Santa Rita, e com isso tornou-se a primeira escola pública do Rio Grande do Sul a ter essa ferramenta. Atualmente, todos os alunos da escola desenvolvem atividades semanais no ambiente.


Edição: Marcelo Ferreira