Rio Grande do Sul

PENSAR O FUTURO

Documentário sobre democracia, integração e direitos humanos aproxima Brasil e Uruguai

O lançamento nesta quinta-feira (29), às 19h, conta com a presença de Paulo Vanuchi e e Pedro Abramovay na Casa Verso

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O documentário tem roteiro, direção e edição da Diretora Executiva do INP, Sandra Bitencourt - Foto: Divulgação INP

"A esquerda se separa por ideias e a direita se une por interesses", a certa altura da conversa com Tarso Genro na sua chácara nas proximidades de Montevidéu, Pepe Mujica, ex-guerrilheiro e ex-presidente do Uruguai, explica os desafios da esquerda na América Latina para buscar integração com democracia e respeito aos direitos humanos. O trecho integra o documentário Tarso Y Pepe porfiando futuro, produzido pelo Instituto Novos Paradigmas, que será lançado no Brasil nesta quinta-feira (29), às 19 horas na Casa Verso (José do Patrocínio, 698, em Porto Alegre) e no Uruguai (online) pela Fundação Siembra, fundação vinculada ao MPP da Frente Ampla.

O documentário tem roteiro, direção e edição da Diretora Executiva do INP, Sandra Bitencourt, e foi gravado durante o "Coloquio Montevideo por la Integración Suramericana", organizado pelo Instituto Novos Paradigmas e a Fundação Chile 21, com apoio das Fundações Liber Seregni e Friedrich Ebert, e as presenças dos ex-presidentes Pepe Mujica (Uruguai) e Ernesto Samper (Colômbia), além de três mesas de debates sobre integração, no final do mês passado na capital uruguaia. As discussões abordaram o ponto de vista empresarial e da cooperação científico-técnica, o mundo do trabalho e a nova institucionalidade política.

Já o diálogo entre Pepe e Tarso Genro, presidente do conselho do INP, resgata a história heroica da esquerda uruguaia e a tradição de unidade da Frente Ampla, além de olhar para o futuro e os desafios de novos formatos democráticos e da necessária convergência em etapas para conquistar integração.

"O pequeno documentário que produzimos é uma conversa íntima, afetiva e informal entre figuras políticas que cruzaram sua militância e suas utopias neste canto ao sul do mundo, nos últimos 50 anos. E seguem!", expõe Sandra Bitencourt. Segundo ela, Pepe é com certeza uma das personalidades de esquerda mais impressionantes e coerentes com uma visão de mundo pela qual arriscou a própria vida muitas vezes.

"A linguagem é muito simples e artesanal, como é o próprio Pepe e sua existência ao lado de Lucía. Também foi um retorno emocional e político para o Tarso que estava exilado no Uruguai no ano da fuga de Punta Carretas e da criação da Frente Ampla, aliás ano de meu nascimento na fronteira entre os dois países. Reencontrar esses caminhos e agir para um futuro de integração e democracia é um registro histórico, estratégico, mas sobretudo muito comovente para quem vem sustentando bandeiras de humanismo e igualdade há muito tempo."

O lançamento conta com a presença de Paulo Vanuchi, ex-ministro de Direitos Humanos, e Pedro Abramovay, ex-secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça.

O lançamento e a conversa com os convidados será transmitido pelo canal DDF no Youtube e pela página do INP e Fundação Siembra. O documentário ficará disponível nesses canais.

* Com informações do Instituto Novos Paradigmas.


Edição: Katia Marko