Rio Grande do Sul

Eleições 2024

PCdoB aprova nome de Manuela d’Ávila para debate de candidatura à Prefeitura de Porto Alegre

PSOL propõe mesa diálogo com PT, PCdoB e PV para iniciar diálogos do campo sobre a disputa da eleição da capital gaúcha 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Partidos da esquerda iniciam debate sobre eleição municipal - Foto: Luiza Castro/Sul21

Em reunião realizada neste final de semana, o Comitê Municipal do PCdoB de Porto Alegre aprovou o nome da ex-deputada Manuela d’Ávila para debate de candidatura à Prefeitura de Porto Alegre nas eleições de 2024. O encontro também tratou da avaliação do acúmulo político partidário até aqui e do processo eleitoral da capital em 2024. Fizeram parte do encontro a deputada estadual e presidenta municipal do PCdoB, Bruna Rodrigues, o vereador Giovani Culau, líder do partido na Câmara de Vereadores, e a vereadora Biga Pereira, ambos de Porto Alegre, além da ampla militância do partido.

A deputada Bruna Rodrigues iniciou sua fala apresentando os desafios que a esquerda tem para superar os interesses individuais de cada partido e construir a unidade tão necessária para a cidade avançar. Para a presidenta, será necessário colocar no centro do debate o desafio de apresentar à cidade "um projeto real, que fale dos problemas que a população vive em seu cotidiano, por conta da negligência da gestão municipal do prefeito Melo e seu vice Ricardo Gomes". Segundo ela, a gestão de Sebastião Melo (MDB) representa o legado e a expressão do bolsonarismo que ainda vive na cidade. 

"É hora de vencer o bolsonarismo, vencer o ódio que invadiu a Prefeitura de Porto Alegre e tem vendido nossa cidade cotidianamente - fazendo da vida do nosso povo um caos, seja porque o transporte público é sucateado ou porque não há vagas na creche para nossas mulheres, ou porque desmontaram a rede de assistência social e o povo vive o cotidiano de fome", afirmou Bruna.

O vereador Giovani Culau apresentou os desafios que a cidade enfrenta. Na educação, por exemplo, citou a venda dos serviços de manutenção em lote, o que torna a educação da cidade uma mercadoria. Também falou dos escândalos de corrupção que têm sido denunciados nos serviços terceirizados. Já a vereadora Biga Pereira contribuiu apresentando a necessidade de uma cidade que dialogue com as mulheres e que aponte seu orçamento para onde o povo mais precisa.

Ao final da reunião, o conjunto da militância aprovou o nome de Manuela d'Ávila como representante da sigla do PCdoB na batalha eleitoral. No encontro o partido reiterou o compromisso com a construção de uma frente ampla "capaz de retomar a esperança à cidade, que reúna todas e todos que estão comprometidos com a luta por uma vida digna ao nosso povo".

Para os comunistas da capital gaúcha, Manuela é um nome central nessa disputa e tem todas as condições de liderar mais uma vez a disputa ao Paço Municipal. “Nesse sentido, o compromisso primeiro é de construir um programa político que fale de unidade, de coragem e de esperança”, destacam.

PSOL ressalta construção de uma mesa de diálogo

Por sua vez, a executiva do PSOL, em reunião realizada no dia 29 de junho, em Porto Alegre, decidiu propor ao PT, PCdoB e PV o início das conversas dos partidos do campo progressista para a disputa da eleição à Prefeitura da Capital em 2024.

Na decisão, o PSOL cita a necessidade de diálogo diante do desafio da “superação do neoliberalismo e do bolsonarismo em Porto Alegre”. O partido acredita que o atual prefeito, Sebastião Melo (MDB), buscará a reeleição aliado com as mesmas forças conservadoras que lhe deram a vitória em 2020.

“Acreditamos que essas reuniões possam ser o início de um processo que nos leve à construção de importantes acordos programáticos e organizativos, mas também ao processo de mobilização necessária para dar um novo rumo para a nossa cidade”, afirma a executiva do partido. 

Presidenta do PSOL no Rio Grande do Sul, a deputada estadual Luciana Genro defende que o debate dos partidos de esquerda comece ainda em 2023. “Para construir a unidade contra Melo e o bolsonarismo em Porto Alegre, é preciso criar um movimento na cidade. Temos que começar ainda este ano um debate de programa e de nomes, por isso estamos propondo este diálogo”, afirma.

Abaixo, a íntegra da resolução da Executiva do PSOL

“A executiva do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) diante do desafio da superação do neoliberalismo e do bolsonarismo em Porto Alegre, vem respeitosamente às direções partidárias do PT, PCdoB, PV e a Federação Brasil da Esperança, convidá-los para estabelecermos uma mesa de diálogo entre partidos e movimentos sociais, com o intuito de debater a formação de uma frente política e social na próxima eleição municipal.

Acreditamos que essas reuniões possam ser o início de um processo que nos leve à construção de importantes acordos programáticos e organizativos, mas também ao processo de mobilização necessária para dar um novo rumo para a nossa cidade

Cordialmente,

Executiva Municipal do PSOL

Porto Alegre, 29 de junho de 2023″

* Com informações da Assessoria de Imprensa do PCdoB-RS e Sul21.


Edição: Marcelo Ferreira