Rio Grande do Sul

Cultura Nerd

Pai e filha quadrinhistas preparam terceiro livro da série Tê Rex

Marcel e Marcelli Ibaldo dividem a autoria da personagem que já foi indicada aos principais prêmios de HQ no país

Brasil de Fato | Alpestre (RS) |
Marcelli, Marcel e Tê Rex estão em uma jornada conjunta e nos convidam a um hipotético período jurássico muito parecido com o nosso tempo - Caterse Tê-Rex

A cidade de Alpestre, na região Norte do RS, é normalmente lembrada pelos mais de 800 megawatts de energia elétrica gerada pela usina hidrelétrica Foz do Chapecó (ou ainda pelos quase 80 km2 de área alagada por sua barragem e a repercussão na bacia hidrográfica regional). Mas o pequeno município tem sido citado Brasil afora (e até mesmo além fronteiras) também por conta de ser a residência de uma dupla de artistas bastante peculiar: Marcel e Marcelli Ibaldo. Quadrinhistas, pai e filha trabalham juntos há cerca de nove anos na produção de tiras protagonizadas pela personagem Tê Rex, uma tiranossaura-rex adolescente, com forte identificação com a cultura nerd e um amor incondicional pela leitura.

“Nossa personagem foi criada quando a Marcelli tinha sete anos e desde lá já são mais de 250 tiras desenvolvidas”, conta Marcel, fazendo referência ao período de quase uma década em que ele e a filha convivem em companhia de Tê e dos demais dinos que povoam o universo jurássico-nerd construído em papel e tinta. “Eu escrevo o roteiro e ela desenha tudo em aquarela”, complementa.

Textos que provocam reflexão e arte que convida o leitor à imersão na tira são comuns na série de Tê Rex / Instagram @terexhq

Através das micronarrativas expressas em poucos quadros sequenciais, com diálogos rápidos e pegadas que levam do riso à reflexão, o leitor é projetado a um hipotético período jurássico onde diferentes dinossauros vivem um cotidiano bastante parecido com o nosso.

Além das tirinhas individuais, a dupla já lançou dois livros-coletânea temáticos: Tê Rex: Spoillerfobia (2018) e Tê Rex: Zapzombie (2020), ambos pela editora AVEC. Novidades estão prestes a chegar: Neste momento a dupla está em vias de publicar o terceiro livro da série, Tê Rex: Livrofagia (2023).

Marcelli, atualmente com 16 anos, explica que a produção atual dá continuidade e amplia o contexto da personagem. “Esse é o nosso projeto que fala sobre as aventuras da Tê, que lida com dilemas sobre crescer e encontrar o seu lugar no mundo, sempre com muita reflexão e bom humor”, afirma.

Os problemas enfrentados pela jovem dinossaura em seu dia-a-dia podem estar contidos nos desafios do convívio familiar, nos meios de conseguir manter ativo seu hábito de consumo por produtos culturais ou no choque de rotina expresso pela entrada em cena de um irmão mais novo que tem como passatempo predileto devorar (sim, devorar com os dentes, não com os olhos) sua coleção de HQs.

Mas Marcel e Marcelli também já trouxeram temas espinhosos, como o preconceito, o bulling, a devastação do meio ambiente e até pegadas críticas aos abusos cometidos no passado recente por agentes políticos e segmentos de poder. Não por acaso, pai e filha são admiradores de quadrinhistas extremamente críticos como o argentino Quino, autor da emblemática Mafalda, e o contemporâneo Alexandre Beck, autor do inquieto Armandinho.

Temas espinhosos como o racismo e o preconceito já foram retratados pro Marcel e Marcelli nas tiras / Instagram @terexhq

Finalista no 1º Prêmio CCXP Awards, no Prêmio LeBlanc, indicada três vezes ao Troféu HQMIX, finalista no Troféu Angelo Agostini e vencedora no 4º Troféu GibiFest, a série está sendo publicada mensalmente na revista Action Hiken e apresenta tiras novas online toda semana nas redes sociais.

Na nova publicação, pai e filha estão revisitando o conteúdo “fofinho, crítico e reflexivo” que caracteriza a série. "Tê Rex: Livrofagia" está em campanha de pré-venda no Catarse, com direito a desconto no valor de capa e combos contando com itens como edições anteriores, artes originais e brindes diversos.

“Nas tiras da abordamos diversos dilemas enfrentados pela nossa personagem, inspirados tanto pela minha experiência como pela experiência da Marcelli”, acrescenta Marcel, informando ainda que nessa edição serão agregados novos desafios e dilemas, contando inclusive com a inserção de novos personagens “que vão tornar essa trama ainda mais legal”.

Marcelli informa ainda que outra novidade preparada para os apoiadores do projeto no Catarse é a participação garantida no Dino Club. Este mailing especial vai conectar os leitores e leitoras dos tempos atuais com o período em que os dinossauros (e as dinossauras, claro) andavam pela terra e passavam por desafios cotidianos um tanto semelhantes aos nossos.

No novo livro, além das tiras, os leitores vão encontrar material extra de convidados especiais, a começar pelo prefácio escrito por Lu Cafaggi. Na galeria de artes estão confirmados nomes como Orlandeli, Cora Ottoni, Eduardo Ferigato, Fefê Torquato e Camilo Solano.

Tirinha publicada uma semana após o segundo turno da eleição de 2022 deixa claro o interesse pelas temáticas sociais / Instagram @terexhq

Quase uma década depois de sua criação, Tê Rex parece caminhar de mãos dadas com personagens marcantes do mundo das HQs e da cultura nerd, conquistando seu espaço junto `crítica especializada e - principalmente - formando um público leitor cada vez maior. E, para nossa alegria, prolongando este período jurássico divertido e multicolorido para cada vez mais longe da era da extinção.

Para conhecer mais basta acessar o perfil de Tê no Instagram. Para garantir seus exemplares impressos do novo livro, e também dos anteriores, acesse a página do Catarse onde a campanha de apoio e pré-venda está ativa.


Edição: Marcelo Ferreira