Rio Grande do Sul

COMEMORAÇÃO

Brasil de Fato RS celebra cinco anos como alternativa à mídia tradicional para os gaúchos

Lançado primeiramente como veículo impresso, jornal se consolidou em sua versão online

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Primeira edição do jornal impresso do Brasil de Fato RS, lançada em julho de 2018 - Alexandre Garcia

Brasil de Fato RS, uma das páginas estaduais do Brasil de Fato, está em festa. Nesta segunda-feira (17) o jornal completa cinco anos de fundação, consolidado como um meio de comunicação alternativo à mídia comercial no estado.

Inicialmente um veículo exclusivamente impresso quinzenal, o BdF RS foi oficialmente apresentado em um evento em 17 de julho de 2018. Lideranças políticas, representantes de movimentos populares, sindicatos, estudantes e muitas outras pessoas participaram do lançamento.


Evento marcou o lançamento do BdF RS em 2018 / Alexandre Garcia

De lá para cá, o jornal passou por um período de transição, especialmente durante os momentos mais graves da pandemia de covid-19, e, atualmente, tem atuação focada no site e na agência de notícias online.

A equipe tem, atualmente, cerca de 10 pessoas, entre profissionais e estagiários, além de colaboradores eventuais. A editora-chefe, Katia Marko, lembrou que a edição nacional do BdF também foi lançada na capital gaúcha, em 2003.

"Depois de 15 anos da fundação do Brasil de Fato nacional, nasceu também em Porto Alegre o Brasil de Fato Rio Grande do Sul. Mesmo com uma estrutura pequena e com dificuldades, conseguimos nos destacar. Fazemos nosso trabalho com amor", resumiu a jornalista, que neste ano concorre ao prêmio "Regionalidades" no Troféu Mulher Imprensa. A votação está aberta.


Edição: Nicolau Soares