Rio Grande do Sul

Igreja em Saída

Inicia nesta terça (18) o 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)

São esperadas mais de 1.500 pessoas no encontro que está sendo realizado em Rondonópolis (MT)

Brasil de Fato | Rondonópolis (MT) |
Momento da benção e envio das equipes de trabalho que estão organizando o 15º Intereclesial de CEBs - Renan Dantas

Começa nesta terça (18) em Rondonópolis (MT) o 15° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). A previsão dos organizadores é reunir 1,5 mil pessoas entre leigas e leigos, religiosas e religiosas, representantes dos regionais das CEBs do Brasil, dos povos indígenas, de comunidades quilombolas e convidados de outras Igrejas cristãs, além de um número expressivo de voluntários que irão compor as dez equipes de serviço.

Neste 15º encontro o tema será “CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e o lema, “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 65). O Intereclesial é espaço de escuta das comunidades e que busca olhar para a realidade social e eclesial e assumir compromissos que transformem e atualizem a vitalidade da missão da Igreja nas comunidades rurais, nas cidades, nos centros urbanos e nas periferias.

Toda organização, reflexões e grupos de trabalho serão divididos em cinco plenárias temáticas: CEBs, Sinodalidade e Poder na Igreja; CEBs e Dimensão Político-social; CEBs e Economia de Francisco e Clara; CEBs e Ecologia Integral; CEBs e Educação.

As plenárias acontecerão de forma simultânea em sete paróquias da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga e contarão com a ajuda de assessores e assessoras que terão a tarefa de garantir a participação ativa do povo, com o objetivo de lançar provocações para que se avance na reflexão. Os locais das plenárias receberam nome de biomas do Brasil: Cerrado, Pantanal, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa, Caatinga, sendo que na paróquia onde acontecerão as grandes plenárias o nome dado foi “Casa Comum”.

Os participantes do 15º Intereclesial terão acesso a toda programação e também os organizadores oferecem atividades abertas para a população de Rondonópolis e região. Na quinta-feira (20), no bairro Vila Aurora, vão ocorrer dois eventos:  a Feira Solidária, a partir das 9h, e a Noite Cultural, com início às 19h e que será animada pelos artistas locais e pela participação do cantor e poeta nordestino Zé Vicente. Já na sexta (21) está programada a Romaria dos Mártires e Defensores da Vida, a partir das 17h, com concentração na Praça dos Carreiros, no Centro de Rondonópolis.

Bênção de Envio das Equipes de Serviço

Na segunda-feira (16), foi realizada celebração eucarística, na qual aconteceu a bênção de envio das equipes de serviço que estão trabalhando pela organização do Intereclesial. A celebração foi presidida por Dom Gabriel Marchesi, bispo da diocese de Floresta (PE) e referencial das CEBs em nível nacional; também celebraram Dom Maurício da Silva Jardim, bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT), e demais presbíteros presentes.

Dom Gabriel agradece a todos que se colocaram a serviço. “Quero agradecer a todas as pessoas que responderam o seu sim para se colocar a serviço do Intereclesial que está quase iniciando, porque a nossa fé, o nosso entusiasmo, os nossos projetos, o nosso dizer sim, depende do serviço que essas pessoas estão realizando. Então, muito obrigado.”

Terminada a celebração, os serviços das equipes tiveram continuidade com a decoração do local; ensaio de cantos e coreografias; reuniões organizativas. Com a maior parte das delegações já chegando no território do Intereclesial, os organizadores garantiram que "tudo está preparado para o momento de kairós na diocese de Rondonópolis-Guiratinga; a manifestação de Deus amoroso que na força e luz da Divina Ruah, fecundará as Comunidades Eclesiais de Base do Brasil para que sejam a expressão de uma Igreja viva, em saída, sinodal".

* Com informações da Assessoria de Comunicação do Intereclesial, Comunica 15 e Padre Alex Klopemburg.


Edição: Marcelo Ferreira e Marcos Corbari