Rio Grande do Sul

ESPORTE NA PERIFERIA

Skate Day reuniu projetos sociais e profissionais do esporte na sua 2° edição em Porto Alegre

Evento contou com participantes das categorias iniciante, feminino, amador e profissional no Parque Chico Mendes

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Cerca de 150 competidores participaram da 2ª edição do Skate Day, neste sábado (22), a partir das 8h30, no Parque Chico Mendes, bairro Mario Quintana - Foto: Jorge Leão

Cerca de 150 competidores participaram da 2ª edição do Skate Day, neste sábado (22), a partir das 8h30, no Parque Chico Mendes, bairro Mario Quintana. O evento reuniu participantes das categorias iniciante, feminino, amador e profissional. As manobras e competições aconteceram na pista do parque inaugurada em 2021 e as premiações ocorreram no término do evento.

O Skate Day tem foco no aspecto social e movimenta a periferia, reunindo esportistas de Porto Alegre, Região Metropolitana e Serra. A competição promove a inclusão social de jovens através do esporte e também marca o Dia Mundial do Skate, comemorado em 21 de junho.

Giovane Byl, coordenador do projeto social Seja Livre skate ressalta a importância do skate day. "Realizado na periferia de Porto Alegre, o projeto social traz o skate para dentro de uma comunidade extremamente vulnerável para dar esperança para jovens, crianças e adolescentes."

Wanderley Duarte (Bolão), skatista da década de 1980 e idealizador do projeto BigBall que atende mais de 4.800 crianças e adolescentes em todo o Brasil, disse que já é possível ver a mudança de realidade com o trabalho social desenvolvido e com uma linda pista de skate no Parque Chico Mendes.


Wanderley Duarte / Foto: Jorge Leão

Para o grafiteiro Ederson Baldez é importante este tipo de evento para uma comunidade tão distante dos grandes eventos culturais. Ele também ressalta a importância do grafite para os jovens e adolescentes. 


Baldez grafiteiro / Foto: Jorge Leão

A animação do evento foi do DJ Edinho DK e DJ Hood e direção artística de Mari Vieira. O apoio e a realização foi da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. 

Dia Mundial do Skate

A data comemorativa foi criada em 2004 pela Associação Internacional de Skate Board para tornar o esporte mais acessível, por meio de atividades realizadas nas principais cidades do mundo.


Foto: Jorge Leão


Foto: Jorge Leão


Foto: Jorge Leão


Foto: Jorge Leão


Edição: Katia Marko