Rio Grande do Sul

CAMPESINATO

Instituto Cultural Padre Josimo e organizações aliadas reeditam projeto Sementes Solidárias

Ação social levará sementes crioulas e insumos agroecológicos para 89 comunidades camponesas, tradicionais e indígenas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A terceira edição da campanha Sementes de Solidariedade visa atender diretamente 2.250 famílias em 89 comunidades e 53 municípios do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul - Foto: Marcos Corbari

A mística da semente como patrimônio universal dos povos está sendo reafirmada pela ação do Instituto Cultural Padre Josimo e organizações aliadas. Trata-se da terceira edição da campanha Sementes de Solidariedade, que visa levar sementes crioulas, ramas, mudas de árvores, plantas medicinais e bioinsumos até comunidades quilombolas, indígenas, camponesas e periféricas do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul.

O jornalista Marcelo Ferreira e o repórter fotográfico Alexandre Garcia do Brasil de Fato RS estão acompanhando um grupo no Mato Grosso do Sul, que vai compartilhar sementes e experiências com as comunidades indígenas daquele território para a produção de uma Série Especial.

Conforme explica o técnico do ICPJ e dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) Darlan Gutierres, os guardiões de sementes e mudas e as organizações sociais envolvidas semearam, cuidaram, multiplicaram, colheram, beneficiaram e agora farão a distribuição da colheita, através do gesto de solidariedade para as os beneficiados.

Estão no foco do programa comunidades camponesas, quilombos, áreas indígenas demarcadas ou não, territórios de retomada, bem como espaços periféricos onde estejam sendo constituídas hortas urbanas. Uma novidade nesta edição é a implantação de hortos medicinais, para o que está sendo utilizada a expertise do Frei Wilson Zanatta, que ao longo dos últimos 25 anos tem se dedicado a estudar o tema e sistematizar os saberes a respeito da saúde através das plantas e os benefícios de uma alimentação saudável.

Campanha quer atender 2.250 famílias em 89 comunidades

“Pretendemos atender diretamente 2.250 famílias em 89 comunidades e 53 municípios do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul”, aponta Gutierres. “Ao total serão destinados 8 mil kg de sementes de diversas variedades de milho, feijão e arroz sequeiro, 360 feixes de ramas de mandioca, 1500 mudas frutíferas, medicinais e de bambu, 3400 sachês de hortaliças e corcubitáceas diversas e 8 kits de sementes e insumos para as hortas comunitárias”, enumera. Na caravana que está chegando ao Mato Grosso do Sul nestes dias estão sendo levados 1600 kg de sementes de milho, feijão e arroz, 140 mudas medicinais e de bambu e 1800 saches de hortaliças e corcubitáceas.

Entre os apoiadores desta edição da campanha Sementes de Solidariedade estão o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Cáritas Brasileira, Cooperativa Arpa Sul, Cooperfumos, Cooperbio, Coptil, Bionatur, Coopsat, Arquidiocese da Campinas, Diocese de Dourados, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Instituto Koinós, Missionszentrale Der Franciskaner, bem como amigos e amigas que têm contribuído de forma voluntária e anônima com as ações da campanha.

O ICPJ e demais parceiros ainda têm expectativa de ampliar as ações da campanha Sementes de Solidariedade. Para isso buscam agregar mais aliados através doações de qualquer valor, que podem ser encaminhadas através do PIX 06942198000109 (CNPJ do ICPJ).


Edição: Katia Marko