Distrito Federal

Comunicação Popular

Brasil de Fato DF comemora dois anos de atuação regional

Representantes de organizações e movimentos sociais destacam importância do veículo

Brasil de Fato | Brasília (DF)  |
Veículo foi lançado durante a pandemia no dia Nacional da Rebeldia Cubana, em 26 de julho de 2021 - Foto: Renato Cortez

Lançado em 2021, o Brasil de Fato Distrito Federal completa dois anos, nesta quarta-feira (26 de julho) e tem se consolidado como um veículo de mídia alternativo à mídia tradicional do DF.

Durante o lançamento, representantes de movimentos populares, sindicatos e lideranças políticas manifestaram o apoio à iniciativa que se tornou referência de comunicação popular no Distrito Federal.

O veículo de comunicação integra o Sistema de Comunicação Brasil de Fato, nesses dois anos foram realizadas três edições impressas especiais, mas com atuação focada no site. Atualmente, a equipe é formada por seis pessoas, entre profissionais, estagiárias e colaboradores. Colunistas de organizações da sociedade civil, movimentos sociais também colaboram com a produção de conteúdo do site.

Para a Rita Andrade do Levante Feminista Contra Feminicídio, o Brasil de Fato DF cumpre um papel importante neste período de atuação em que a democracia brasileira e os direitos estiveram sobre ataque. “É uma mídia popular, independente e democrática, essencial nos últimos anos e também na na retomada da democracia”, definiu Rita. Ela destacou ainda a necessidade de existir mais "canais de comunicação como esse que tem um compromisso com a informação livre, independente e democrática possam ser fortalecidos”.

O colegiado de Gestão do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), formado por Cristiane Ribeiro, José Antônio Moroni e Nathalie Beghin, destacou o papel do Brasil de Fato DF no aprofundamento da discussão sobre as desigualdades. “Ter espaços populares como o Brasil de Fato DF, comprometido com a veiculação das vozes populares das diferentes regiões administrativas, que denunciam os alarmantes índices de desigualdades de raça, de gênero e sociais do Distrito Federal, é fundamental”, destacou o colegiado do Inesc.

:: Brasil de Fato chega aos 20 anos com recordes de audiência e conteúdo multiplataforma ::

Já o professor da Universidade de Brasília e diretor da UnB TV, Rafael Villas Bôas, destacou a importância do trabalho de cobertura e articulação que o Brasil de Fato DF realiza para fazer uma comunicação popular, por meio de um “jornalismo democrático”.

“Em geral a mídia tradicional vê Brasília como um cenário político, entretanto nós somos a terceira maior cidade, com mais de 30 regiões administrativas e o Brasil de Fato tem dado voz, cor e expressão. Tem mostrado a agenda não só de lutas, mas também cultural dessas regiões administrativas”, analisou.

Comunicação necessária

Para o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST-DF), Rud Rafael, o Brasil de Fato DF cumpriu um papel importante na informação da população durante o enfrentamento à pandemia e a resistência aos despejos, que segue sendo um problema sério no DF. “Saber que o povo poderia recorrer a essa ferramenta em tempos tão difíceis foi fundamental para saltar sobre o abismo de segregação e as desigualdades que marcam o Distrito Federal” destacou Rud, lembrando das coberturas sobre as vitórias da luta pela moradia e pela segurança alimentar com as cozinhas solidárias do DF.

:: Jornalistas do Brasil de Fato são finalistas do Troféu Mulher Imprensa; votação está aberta ::

Um dos parlamentares do campo progressista que destacou a importância do Brasil de Fato DF foi o deputado distrital Max Maciel (PSOL). “É uma iniciativa que dá destaque e visibilidade para assuntos muito importantes para a esquerda brasileira e os movimentos populares. Aborda temas que, muitas vezes, são deixados de lado por outros veículos de comunicação”, afirmou o deputado.

Julie Wetzel, da Cia Burlesca de Teatro Político, observa que "para o DF que é feito de várias cidades e identidades, o BdF se concretiza nesses dois anos como o ponto de encontro para a classe trabalhadora. Ao circular as informações cria ponte entre as cidades distantes".

Brasil de Fato DF

As informações do Brasil de Fato DF também circulam pelas redes sociais com o intuito de ampliar ainda mais o leque de leitoras e leitores.

Além do Distrito Federal, o Sistema de Comunicação Brasil de Fato também está presente na Bahia, CearáMinas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino