Distrito Federal

Legislativo

Após recesso, CLDF retoma trabalhos com CPI dos Atos Antidemocráticos e discussões sobre Plano Diretor

Comissão deve ouvir major da PMDF suspeito de facilitar a invasão do prédio do STF em 8 de janeiro

Brasil de Fato | Brasília (DF)  |
CLDF retoma atividades após recesso de julho - Carlos Gandra/CLDF

Nesta terça-feira (1) foram retomados os trabalhos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), com previsão de discussões importantes referentes ao Plano Diretor e ao uso do solo. Neste semestre também será retomada a CPI dos Atos Antidemocráticos, que segundo o presidente da Comissão, Chico Vigilante (PT),  deve ser concluída até setembro. 

“Nós vamos trabalhar para terminar a CPI no prazo. Vamos continuar persistindo no objetivo de encontrar os financiadores dos atos e encaminhar para a Justiça”, destacou Vigilante adiantando que depoentes importantes que ainda não compareceram na CPI deverão ser ouvidos, como o ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres. 

Nesta quinta-feira (3) na primeira reunião da CPI dos Atos Antidemocráticos depois do recesso, está previsto o depoimento de Flávio Silvestre de Alencar, major da Polícia Militar do DF, responsável pela segurança da Esplanada dos Ministérios no dia 8 de janeiro. Alencar foi preso em maio, durante a Operação Lesa Pátria, suspeito de ordenar o recuo das tropas para facilitar a invasão do prédio do Supremo Tribunal Federal. 

No calendários da CPI das últimas do mês de agosto estão previstos os depoimentos  de Anderson Torres no dia 10; do diretor do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil do DF Leonardo de Castro Cardoso no dia 17; do tenente-coronel do Exército Brasileiro  Mauro Cesar Barbosa Cid no dia 24 e do  coronel da Polícia Militar do DF Reginaldo de Souza Leitão no dia 31. 

Outros temas

A Câmara Legislativa do Distrito Federal pretende ainda discutir o parcelamento do solo, a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), além do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). “Temos pela frente projetos importantes como a revisão da LUOS”, afirmou o vice-presidente da CLDF, Ricardo do Vale (PT). Segundo ele, também poderá haver discussão sobre alteração na carga tributária do DF, como o ICMS.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino