Rio Grande do Sul

Teatro

Espaço Amelie sedia roda de conversa sobre a obra Grande Sertão: Veredas adaptada ao teatro

Evento acontece nesta quarta-feira (2), às 16 horas, com a participação do ator e dramaturgo Gilson de Barros

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A peça Riobaldo estará em cartaz na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, nos dias 4 e 5, 19h; e a montagem O diabo na rua do meio do Redemunho, no dia 6, 19h - Foto: Renato Mangolin

O ator e dramaturgo Gilson de Barros estará no Espaço Amelie nesta quarta-feira (2), 16h, para dialogar sobre a peça “Trilogia Grande Sertão: Veredas”, em cartaz em Porto Alegre, na Casa de Cultura Mario Quintana, nos dias 4, 5 e 6 de agosto, com direção de Amir Haddad.

Publicada em 1956, esta obra-prima revolucionou a literatura brasileira. Partindo da observação da linguagem popular, dispôs da riqueza e ousadia para falar da alma humana, atribuindo ao sertão uma dimensão universal, discutindo aspectos metafísicos do homem em toda sua ambiguidade.

“Há alguns anos venho estudando a obra de Guimarães Rosa, com ênfase no livro Grande Sertão: Veredas. Interpretar Riobaldo tem sido meu trabalho e minha dedicação. A cada releitura do livro, cada temporada da peça, a cada curso que participo, aumento a compreensão desta obra repleta de brasilidade”, destaca o ator e dramaturgo.

Gilson Barros foi indicado ao Prêmio Shell 2023, em duas categorias: Melhor dramaturgia e Melhor ator. Trabalhou com diretores expoentes, como Augusto Boal, Luiz Mendonça, Mário de Oliveira, Domingos Oliveira e o próprio Amir Haddad com o qual estabeleceu parceria artística em Riobaldo. Participou como ator de mais de 25 peças e ganhou ainda o prêmio de Melhor Ator no Festival Inter-regional de Teatro do Rio – 1982 e prêmio de Melhor Ator do Festival de Teatro – Sated/RJ – 1980.

A “Trilogia Grande Sertão: Veredas” estreou no Rio de Janeiro antes da pandemia e voltou a cartaz, em 2021, fazendo temporadas presenciais. A partir de 2022 iniciou turnê pelo país.

A peça Riobaldo estará na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, nos dias 4 e 5, 19h; e a montagem O diabo na rua do meio do Redemunho, no dia 6, 19h. Ingressos pela plataforma Sympla. Informações (51) 3221.7147


Foto: Divulgação


Edição: Katia Marko