Rio Grande do Sul

5 ANOS DO BDFRS

De Fato, podcast semanal do Brasil de Fato RS, estreia neste sábado (12)

Produção em parceria com o SindBancários é uma das novidades na celebração dos cinco anos da redação gaúcha

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Na primeira edição, o entrevistado é o sociólogo Jorge Branco que irá falar sobre como a extrema direita vai se movimentar no tabuleiro político - Foto: Alexandre Garcia

O Brasil de Fato RS celebra cinco anos com novidades e reconhecimento. Estreia neste sábado (12), às 11h, o podcast De Fato. Semanalmente, você vai poder assistir o podcast em nosso site, nos canais de YouTube do Brasil de Fato RS, Brasil de Fato, SindBancários POA e Rede Soberania, ou nas páginas de Facebook do SindBancários POA e Rede Soberania. Se preferir escutar, basta procurar no Spotify e apertar o play.

:: Brasil de Fato RS celebra 5 anos como alternativa à mídia tradicional para os gaúchos ::

O De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região, gravado no Estúdio Rao, no centro da capital gaúcha. Vai trazer, todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada para debater os principais fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.

A apresentação é de jornalistas da casa: Katia Marko, editora-chefe do Brasil de Fato RS, comanda o De Fato ao lado de Ayrton Centeno, editor do RS e colunista nacional. Também compõe a bancada como comentarista o presidente do Instituto Justiça Fiscal e um dos coordenadores da Campanha Tributar os Super-ricos, Dão Real Pereira dos Santos.

Nesta primeira edição, o entrevistado é o sociólogo Jorge Branco. Ele é mestre e doutorando em Ciência Política, diretor executivo do Democracia e Direitos Fundamentais e colunista do Brasil de Fato RS. O bate-papo aborda um tema ainda em aberto na sociedade brasileira: com Bolsonaro inelegível, como a extrema direita vai se movimentar no tabuleiro? Ou ainda: como fica o bolsonarismo sem Bolsonaro?

Quer mais? Além da entrevista, que a cada semana vai trazer um convidado ou uma convidada diferente, o De Fato conta com os quadros Descomplicando a Economia, Prensa na Imprensa e Figuraça da Semana.

No Descomplicando a Economia, Dão Real traz ao debate um tema econômico em destaque na semana. Como diz o nome, este quadro pretende abordar o tema de forma fácil, mas sem perder a profundidade, desmistificando um debate muitas vezes restrito ao “economês”.

No Prensa na Imprensa, Ayrton Centeno solta o verbo na análise dos principais fatos que foram pauta ou deixaram de ser na chamada grande imprensa. Já no Figuraça da Semana, a bancada elege um ou uma personagem que dá o que falar.

Reconhecimento

Também como parte das celebrações dos cinco anos da redação gaúcha que traz uma visão popular do Brasil e do mundo, o Brasil de Fato RS vai receber uma homenagem na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Na próxima quinta-feira (17), às 13h, em cerimônia no Plenarinho da Assembleia, o jornal recebe a medalha da 56° Legislatura concedida pelo deputado Adão Pretto (PT).

Segundo o parlamentar, o Brasil de Fato cumpre um papel estratégico na comunicação popular e para a conscientização da sociedade. "É um instrumento da classe trabalhadora e dos movimentos populares, que historicamente lutam pela consolidação da democracia e pelo acesso da população à verdade e à informação de qualidade. Por tudo que representa, é um orgulho para mim conceder tal honraria", destacou Pretto.

Troféu Mulher Imprensa

Além disso, a editora Katia Marko está entre as finalistas da edição 2023 do Troféu Mulher Imprensa, sendo a mais votada até o momento, conforme prévia divulgada nesta quarta-feira (9). Trata-se da principal premiação do país no reconhecimento ao trabalho de mulheres nas redações jornalísticas e outros espaços de trabalho. A votação está aberta ao público em geral até o dia 21 de agosto.

:: Jornalistas do Brasil de Fato são finalistas do Troféu Mulher Imprensa; votação está aberta ::

Nesta, que é a 17ª edição, a premiação traz como tema "Regionalidade", e terá uma nova categoria, com os destaques de cada região do país entre as mulheres da imprensa. Além de Katia Marko na categoria Sul, o Brasil de Fato também concorre com Flávia Quirino, editora da regional do Distrito Federal, na categoria Centro Oeste.

"Atuar como editora do Brasil de Fato é a realização de um sonho, mostrando que é possível a gente realizar esse sonho com qualidade extraordinária, com credibilidade. Cada vez que as pessoas vêm dizer 'olha, parabéns pelo trabalho, parabéns pelo jornalismo que vocês fazem', isso é um grande presente", destacou Katia Marko ao celebrar a indicação.

O Troféu Mulher Imprensa premiará ainda mulheres de destaque nas categorias telejornalismo; radiojornalismo; jornalismo impresso e online; multimídia (líder, diretora ou editora de redação); jornalista especializada na pauta diversidade; consultora de comunicação (categorias agência e corporativa); comunicação pública; programa ou série audiovisual de jornalismo; programa de podcast de jornalismo.

Para votar, basta acessar o site da premiação, neste link e clicar no nome da categoria para a qual vai depositar seu voto. Após informar nome e endereço de e-mail, o "eleitor" recebe uma mensagem na caixa de entrada para confirmar o voto. É possível votar uma vez em cada categoria. A votação está aberta até o próximo dia 21 de agosto, e os nomes das vencedoras serão revelados em setembro.


Edição: Katia Marko