Rio Grande do Sul

ARTE QUE TRANSFORMA

Cantalomba promove projeto voltado para autocuidado de mulheres em Novo Hamburgo

Oficinas gratuitas no bairro Lomba Grande iniciam no dia 23 de agosto e estão com inscrições abertas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Projeto tem objetivo fortalecer a rede local de autocuidado de mulheres utilizando a música e outras expressões estéticas - Foto: Divulgação

A Associação Cultural Cantalomba realiza em Novo Hamburgo (RS), a partir do dia 23 de agosto, as oficinas do Projeto Matricária: Mulheres, Cultura e Autocuidado. As aulas acontecerão no bairro Lomba Grande, de agosto a dezembro, com financiamento do Sicredi Fundo Social,

Coordenado pela regente e professora Tita Scalcon, o projeto tem o objetivo de fortalecer a rede local de autocuidado de mulheres utilizando a música e outras expressões estéticas para sensibilização, motivação e aprendizagem desse fazer artístico. Com isso, busca motivar uma transformação positiva na vida das mulheres e de suas famílias e, assim, repercutir em toda comunidade.

:: Reforma agrária, autonomia econômica, prevenção ao feminicídio: Governo anuncia medidas em resposta à Marcha das Margaridas ::

Conforme aponta Tita, em uma sociedade ainda afetada pelo machismo, pelo racismo e outras formas de preconceito, desigualdades e violências, pretende-se que essas ações fortaleçam as mulheres, as estimulem a priorizarem o cuidado de si e ocuparem seu espaço no mundo para que o seu fazer, pleno, as façam mais felizes e ajude a reequilibrar a vida humana na Terra.

“Com mais harmonia de forças o planeta respira melhor. Ao investir no cuidado das mulheres, cuida-se de toda a família, cuida-se da reprodução da vida em todas as suas dimensões”, afirma. 

O projeto prevê a realização de seis oficinas com temáticas de autocuidado individual e coletivo. São elas: A Voz, a respiração e a Vida; O Corpo canta e dança a Vida; Meu ritmo na dança da Vida; O que me deixa mais feliz na colheita da Vida; Cantando a felicidade no feminino; A ciranda da ancestralidade feminina. Também serão promovidos dois encontros de partilha de saberes e talentos com atividades didáticas e lúdicas envolvendo as participantes das oficinas e suas famílias.

Sobre as oficinas 

As oficinas ocorrerão de agosto a dezembro, sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h30, no Salão da Igreja Católica São José, na Rua João Aloysio Algayer, 1311 - Lomba Grande, Novo Hamburgo. Primeira oficina será realizada no dia 23 de agosto, as próximas serão em 13/09, 11/10, 08/11, 22/11 e 13/12.

Poderão participar mulheres de todas localidades do bairro Lomba Grande (Santa Maria, São Jacó, São João do Deserto, Taimbé, Morro dos Bois, Wallahay e Quilombo), sem restrição de idade.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas respondendo formulário neste link.

Contatos para outras informações com Fernanda (51) 99517.2630, oficineira responsável por ministrar as aulas de musicalização.

O projeto é promovido pela Associação Cultural Cantalomba, via Matricária, com financiamento do Sicredi Fundo Social e apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo/Secult, Amolomba, Ecosol da Lomba, Comunidade Católica São José, Emater e Comunidade Luterana de Lomba Grande\IECLB. 


Edição: Marcelo Ferreira