Rio Grande do Sul

ARTE EM DESTAQUE

Teatro do Cenarte reabre em Bagé (RS) após 21 anos com as portas fechadas

Reabertura será neste sábado (9) e traz agenda fixa na programação cultural da cidade do Sul do estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Centro de Artes Maria de Lurdes Alcalde (Cenarte), fundado em 1985, retoma suas atividades artísticas e culturais após 21 anos - Foto: Tiago Rolim de Moura

As portas do Teatro do Cenarte (Centro de Artes Maria de Lurdes Alcalde) serão reabertas no próximo sábado (9) em Bagé, região Sul do estado, após 21 anos fechadas. O espaço fundado no dia 11 de setembro de 1985 surgiu como um braço da faculdade de Belas Artes da Fundação Attila Taborda (FAT). O retorno será celebrado com diversas atividades artisticas.

“O Cenarte fechou como parte de um programa de contingenciamento de despesas por parte da instituição mantenedora. Nos anos que se seguiram, nada na situação econômica da instituição mudou”, afirma Marsal Alves Branco, artista conceitual que faz parte da Comissão Gestora do Cenarte. Com o fechamento, que representava uma economia muito pequena, descontinuou-se a atuação de um centro de artes que contabilizava, em 2001, mais de 600 peças teatrais, 400 espetáculos musicais e outras centenas de atividades cênicas.

:: Lei Aldir Blanc 2 tornará a Cultura Viva e os Pontos de Cultura do tamanho do Brasil ::

“Esses dados são apenas da parte do teatro. Se englobamos as outras partes do Cenarte, estamos falando de milhares de alunos de gravura, pintura, desenho, artes cênicas e centenas de mostras e exibições que deixaram de ocupar o espaço”, pontua o artista da Comissão Gestora.

Na reabertura está prevista uma intensa programação, com início às 20h, que abrange diversas expressões artísticas, como música, teatro, dança e artes visuais. Entre as atividades estão as apresentações de Daniela Zill (dança flamenca); Os Carlitos (teatro); Canzone (Duo Indie Emo); Ricardo Belleza (rock); Jéssica Berdet (MPB); Blckrist (Igor e Pedrinho); Coletivo O Lambari (desenho vivo no palco); Grupo Movimento (teatro); Sala Abierta Session (música) e Clélia Camargo e os bonecos gigantes.

Parceria entre universidade, associação e coletivos de arte

A ação é resultado da parceria instituída entre a nova reitoria da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), a Associação dos Amigos dos Museus de Bagé e de diversos coletivos de arte. “Hoje a nova reitoria entende que a reocupação do espaço só pode ser benéfica a todos, retomando para si o papel fundamental da universidade em uma comunidade e suportando essa reabertura. Nós agentes da comunidade - a saber, diversos coletivos artísticos -, respondemos a uma vontade da população de Bagé em prol da arte”, ressalta Marsal.

A reabertura do teatro faz parte do movimento de retorno das atividades do Cenarte que tiveram início em junho, com a oferta de oficinas permanentes de pintura, desenho, histórias em quadrinhos, introdução às artes cênicas, preparação de atores, oficina de percussão feminina e outras atividades já estão sendo preparadas para serem promovidas.

:: É estratégico e inadiável garantir mais orçamento público à Cultura brasileira nas três esferas já para 2024 ::

“Recordo o dia do fechamento do centro de artes, na época eu trabalhava no Cenarte e numa manhã bonita de inverno, fechei o portão de ferro e fui para casa almoçar. Minha mãe que estava me esperando na porta, disse que o Cenarte havia fechado, eu brinquei com ela e disse que havia sido eu, mas que estava com a chave no bolso, mas, de fato encerraram as atividades e não avisaram ninguém. Assim como minha mãe, os funcionários souberam do fechamento por um programa de rádio local”, relembra.


Há 21 anos o bajeense Marsal Branco fechou o teatro e agora retorna para reabri-lo após percorrer o mundo a bordo de um barco (o veleiro Bucanera), a pé, de carro e bicicleta. / Foto: divulgação

O artista conceitual retornou ao espaço para ministrar a primeira oficina de desenho deste processo de retomada das atividades, as aulas ocorrem todas às segundas e quintas-feiras, das 19h às 21h. “Nós realizamos uma reunião no teatro em julho onde decidimos retomar com as atividades. E, 21 anos depois daquele dia que eu fechei o portão do Cenarte, com a mesma chave eu reabri o mesmo portão gradeado para dar a primeira oficina que oferecemos”, destaca o artista.

Neste sábado o Teatro Cenarte abre suas portas para inseri-lo como agenda fixa na programação cultural da cidade, reacendendo a chama da arte e da cultura em Bagé.

Sobre o Cenarte

O Centro de Artes Maria de Lurdes Alcalde foi fundado em 1985. Inicialmente, o espaço surgiu como um braço da faculdade de Belas Artes da Fundação Attila Taborda (FAT). Nas décadas de 1980 e 1990, ofereceu oficinas de gravura, pintura e cerâmica abertas à comunidade. Além disso, sediou exposições, conferências e cursos com artistas convidados.

O Teatro Cenarte funciona junto ao Museu da Gravura Brasileira, da Urcamp.


O Cenarte contemplava todos os setores artísticos desde suas fundação, sendo que vários movimentos culturais iniciaram no espaço e estão vivos até hoje. / Foto: divulgação

Para mais informações sobre a reabertura do Teatro Cenarte e suas atividades, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 9705-5439.


Edição: Marcelo Ferreira