Em setembro de 2022, o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) iniciou as comemorações dos 80 anos da entidade. O Sindicato encerra as comemorações dos 80 anos, na próxima terça-feira (12), com uma grande celebração, às 19 horas, no Theatro São Pedro.
:: Exposição virtual de fotografias comemora os 80 anos do Sindicato dos Jornalistas do RS ::
“O encerramento dos 80 anos do SindJoRS será um momento único. Mas, também, uma oportunidade de solidariedade, pois estaremos arrecadando contribuições para as vítimas das últimas enchentes. Inclusive prestamos nossos sentimentos à sociedade gaúcha bem como aos colegas jornalistas afetados com essa tragédia”, afirma a presidenta do Sindicato, Laura Santos Rocha.
Ainda de acordo com Laura, o evento também servirá como um espaço de reflexão de como é possível com união, com comprometimento e com poucos recursos criar situações prazerosas para a categoria. “São oito décadas em que, de diferentes formas, várias pessoas envolvidas de diferentes diretorias deram sua parcela de luta para manterem viva a nossa entidade. E a Gestão 2022/2025 está aqui para fazer parte dessa história.”
Nesse sentindo, complementa a presidenta, a entidade teve a ideia de passar 12 meses valorizando todos os principais aspectos destas oito décadas. “Sabemos da nossa importância na constante batalha para manter e conquistar novos direitos das e dos jornalistas. Mas também temos a consciência de que, com esses encontros de troca de experiências e de confraternização, teremos oportunidade de contribuir para melhorar cada vez mais a nossa qualidade de vida.”
O evento contará com a participação dos seguintes artistas, poetas e profissionais: Arthur de Faria, Balala Campos, César Fraga (Big Zen VooDoo), Grupo Unamérica, José Antônio, Márcia Martins, Pâmela Amaro, Quarteto de Cordas Theatro São Pedro e o Carrossel Fotográfico comemorativo aos 80 anos, “Fotojornalismo como protagonista da notícia”, organizado pelo diretor e repórter fotográfico Jorge Leão.
80 Anos do Sindicato
O SindJoRS nasceu com a Carta emitida, pelo Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio, à Associação Profissional dos Trabalhadores em Empresas Jornalísticas do Estado do Rio Grande do Sul que, por meio desse documento oficial passou a representar a categoria profissional dos jornalistas gaúchos, a partir do dia 23 de setembro de 1942.
:: Nos 80 anos do seu sindicato, jornalistas do RS citam ofensiva do bolsonarismo contra profissão ::
“Fomos, de diferentes formas, os construtores das informações que chegaram a este um ano de comemorações dos 80 anos de aniversário do SindJoRS. Tivemos a oportunidade de promover muitas pautas paralelas, discussões, debates, reflexões, propostas, projetos e festividades que representaram as necessidades, desejos e anseios das e dos jornalistas do nosso estado”, pontua Laura.
Confira algumas das atividades desenvolvidas, ao longo dos últimos 365 dias:
Exposição Virtual de fotojornalismo Fotojornalismo como protagonista da notícia;
Live com Basilia Rodrigues – jornalista e advogada, como também analista política da CNN;
Prêmio Jornalismo e Festividades em Rio Grande;
Debate sobre trabalho dos jornalistas nas coberturas carnavalescas, por meio de entrevistas e reportagem especial com Renato Dornelles, Liliane Pereira e Claudio Brito;
Live “Assédio Moral e seu impacto no trabalho dos jornalistas”;
Criação do SindJoRS Destaca, entrevistas que tiveram, como primeiras presenças, Luciamem Winck, Vera Spolidoro, Ilza Girardi e Antonio Hohlfeldt;
Remodelação do site do Sindicato e incremento do perfil nas redes sociais;
Criação do podcast A PALAVRA É TUA;
Coberturas internacionais sobre temas de direitos humanos e mundo do trabalho;
Participação efetiva na campanha pela aprovação da PEC do Diploma;
Inclusão de cláusulas sobre saúde mental/qualidade de vida e direitos das mulheres na Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024;
Inauguração da Sala de Imprensa na sede do Sindicato;
Participação no Fórum Social Mundial.
Edição: Katia Marko