Bahia

Campanha

CESE lança 23ª edição da Campanha Primavera para a Vida

Lançamento ocorre com roda de diálogo, aberta ao público, dia 19, às 18h30, na sede da instituição

Salvador |
Roda de conversa realizada no lançamento da campanha de 2022 - Divulgação/CESE

A 23ª edição da Campanha Primavera Para a Vida será lançada com uma roda de diálogo, no dia 19 próximo, às 18h30, na sede da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), em Salvador. Aberto ao público, o evento terá a participação da pastora batista e teóloga feminista, Odja Barros, doutora em Teologia e coordenadora do Grupo de Leitura Feminista da Bíblia Flor de Manacá. Além do biblista popular, Edmilson Schinelo, colaborador do Centro de Estudos Bíblicos e professor da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS).

Com o tema, "Semeando boas sementes, regando a esperança – A Paz é fruto da justiça", a edição 2023 da campanha terá mediação da diretora executiva da CESE, Sônia Gomes Mota, que é pastora da Igreja Presbiteriana Unida (IPU), e da reverenda Bianca Daébs, assessora para ecumenismo e diálogo inter-religioso da CESE e pastora da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB). Na ocasião, haverá o lançamento de uma publicação, com reflexões bíblico-teológicas, sobre o tema da campanha.

"A Campanha Primavera Para a Vida ocorre há 23 anos, é o momento em que a comunidade de funcionários, funcionárias, igrejas, movimentos sociais, pessoas parceiras, amigos e amigas da CESE, se unem para celebrar a abertura de um novo ciclo, onde reafirmamos nosso compromisso de fé e afetos pela construção de um mundo mais digno e justo para todas", afirma Bianca Daébs.

Ela lembra que este ano a Campanha Primavera Para a Vida ocorre no contexto das comemorações do jubileu da CESE. "São cinquenta anos semeando boas sementes e regando a esperança no solo do Brasil. As nossas sementes caíram em muitos solos, e até onde não era muito propício elas floresceram", destaca a reverenda Bianca Daébs.

"Nesses 50 anos em que as Igrejas que compõe a CESE dialogam com os movimentos sociais, as sementes mais férteis foram aquelas plantadas através do Programa de Pequenos Projetos, elas continuam florescendo enchendo o mundo de esperança e boas práticas de lutas por equidade e justiça", afirma.

Pequenos projetos

O Programa de Pequenos Projetos apoia iniciativas de organizações populares, rurais e urbanas, representativas de diversos segmentos da sociedade brasileira, a exemplo de povos indígenas, quilombolas e outras populações negras, comunidades tradicionais, agricultores (as) familiares, sem terra, sem teto, populações urbanas, mulheres, jovens etc., além de apoiar ações emergenciais de caráter humanitário.

De 1973 a maio de 2023, mais de 14 mil iniciativas foram apoiadas pelo Programa de Pequenos Projetos, beneficiando mais de 10 milhões pessoas. A instituição atende a demanda de projetos de todo o Brasil, mas prioriza três regiões: Nordeste, Norte e Centro Oeste.

Diversidade

A intolerância religiosa é um desafio a ser enfrentado no Brasil, e a postura da CESE sempre é de diálogo e respeito com outras tradições de fé. "A Campanha Primavera Para a Vida mostra que é possível celebrar o respeito mútuo na riqueza de nossa pluralidade. Diante do racismo religioso e dos fundamentalismos que violentam, ferem e excluem pessoas por seu gênero, raça, fé ou qualquer outra singularidade, a campanha aponta uma alternativa de viver e celebrar a vida, na beleza de nossa diversidade", finaliza Bianca Daébs.

* Com informações da CESE

Edição: Gabriela Amorim