Rio Grande do Sul

DIVERSIDADE EM FOCO

Rede de Saúde da Divina Providência lança programa de diversidade e inclusão

O programa 'Singulares & Plurais' está com sua primeira fase em desenvolvimento que representará o Censo da instituição

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Neste primeiro momento, a RSDP contou com o apoio especial de um grupo de colegas que estão emprestando a sua identidade para a campanha - Foto: divulgação

A diversidade e a inclusão têm sido tópicos de discussão em muitos setores, e o campo da saúde não é uma exceção. E quando tratamos da área da Saúde, essa temática surge como uma questão ainda mais emergencial, uma vez que impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas, tanto dos trabalhadores quanto dos usuários dos sistemas de saúde.

:: Porto Alegre terá Campanha Permanente de Fortalecimento da Saúde Mental de Trabalhadoras e Trabalhadores ::

No início de setembro, a Rede de Saúde da Divina Providência lançou seu programa de diversidade e inclusão, o “Singulares & Plurais”, que busca o reconhecimento dos profissionais que representam recortes de pessoas negras, com diversidade funcional (PCDs), mulheres, LGBTQIAPN+ e com idade 60+. O programa é uma construção conjunta, fruto de uma caminhada iniciada em janeiro de 2022, que contou com a participação de vários setores da diretoria de Propósito e Desenvolvimento.

O diretor de Propósito e Desenvolvimento, Mario Jaeger Neto, destacou a solidariedade como protagonista do processo que envolve entendimento e acolhimento. “É uma forma de nos colocarmos no lugar da outra pessoa e isso também requer reflexão, vontade e treino”, lembrou. Ele destaca que a instituição estudou e está se apropriando do tema.

A Rede disponibilizou canais para que as pessoas colaboradoras digam quem são e onde estão, por meio de um questionário que representará o Censo da instituição. Assim que os dados estiverem analisados, serão formados os grupos de afinidades, com pessoas colaboradoras de grupos minorizados que queiram ajudar nesta jornada. A partir daí, muitas ações e avanços estão no horizonte.

Assim, como o questionário, que é anônimo, quem necessitar fazer alguma denúncia, apresentar sugestões, fazer alguma manifestação, já pode usar os canais existentes na RSDP, como o canal de Compliance, (51) 3320.6569; o e-mail [email protected] e ainda a página divinaprovidencia.org.br/denuncia. Se você é cliente da instituição, também pode usar esses canais para manifestar alguma situação vivenciada em seus serviços.

:: A saúde da LGBTQIAPN+ no Brasil: processos de exclusão e o cuidado nos serviços de saúde ::

A identidade da campanha

Neste primeiro momento, a RSDP contou com o apoio especial de um grupo de colegas que estão emprestando a sua identidade para a campanha. Essas pessoas são representatividades dos recortes de pessoas negras, com diversidade funcional (PCDs), mulheres, LGBTQIAPN+ e com idade 60+. Foi esse grupo que leu o Manifesto Público da RSDP, um compromisso assinado por várias pessoas e assumido coletivamente, principalmente pelos Comitês Gestores da instituição.

Uma das ações que já está em vigor e caminha em direção à inclusão, é o crachá com o uso do nome social da pessoa colaboradora. “Essa medida fez com que a colega Vitória não precisasse mais usar o crachá virado, com vergonha de revelar o seu nome de batismo, João Vítor, e passasse a ter orgulho em mostrar sua nova foto e o nome Vitória”, explica a coordenadora de Comunicação e Marketing da Rede, Lurdes Nascimento.

Para a implementação do programa, que está sob o guarda-chuva do setor de Integridade da RSDP, contou-se com a consultoria técnica e voluntária de Paula Morel - especialista em Diversidade e Inclusão nas Organizações, pela Universidade La Salle - que encerrou o ato de lançamento do programa “Singulares e Plurais” com a palestra “Seremos”, numa alusão à postura assumida pela RSDP: não somos uma instituição inclusiva, mas queremos ser!  

Ajustando condutas

A profissional reforçou que, para atingir os objetivos do programa de diversidade e inclusão, é imprescindível ir percebendo, no dia a dia, as necessidades e ir ajustando as condutas, linguagem e tudo o mais que for preciso. “É como estar em uma casa nova e ir descobrindo o que deve ser melhorado.”

Na palestra, Paula apresentou dados impactantes que trazem a reflexão sobre o tema proposto. No Brasil, conforme a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), a expectativa de vida de pessoas trans é de 35 anos. Muitas são assassinadas de forma violenta ainda na juventude. Também levantou a ausência de pessoas negras em posições de liderança e o preconceito praticado em relação às pessoas com 60 anos ou mais, denominado etarismo.

“É importante a gente detectar porque quer mudar e ter mais solidariedade. E ir, aos poucos, caminhando em direção à inclusão, pois desenvolver a cultura de inclusão é praticar o carisma das irmãs da Divina Providência e é praticar o cuidado amoroso à vida”, ressaltou a consultora.

Atuação conjunta 

O programa foi construído com a participação de vários setores da diretoria de Propósito e Desenvolvimento e fazem parte dessa implantação, a Educação Corporativa, a Gestão Integrada de Pessoas, a Inovação, a Experiência da Pessoa, a Comunicação e Marketing e a Qualidade e Segurança, liderados pela coordenadora da área de Integridade, Taiana Lando.

Leia a seguir, a íntegra do Manifesto da Diversidade e Inclusão RSDP

Nossa história no cuidado de pessoas nasce da fé na Divina Providência. Fé que se expressa no atender às necessidades físicas e espirituais das camadas populares mais pobres.

Foi assim o início da Congregação das Irmãs da Divina Providência: atender a uma necessidade prioritária num tempo e espaço específicos. Sua origem é cristã e seu desenvolvimento também.

A Congregação nasce com um Carisma que tem manifestações concretas. Carisma é isso: acolher o dom que Deus concede às pessoas, transformando-o em serviço. Entre os inúmeros serviços, expressões do Carisma da Providência, está a Rede de Saúde da Divina Providência.

Esse legado está em nossas mãos. Entregue nas mãos e no coração de cada pessoa colaboradora da Rede. 

O fundador da Congregação, Pe. Eduardo Michelis, já dizia: “O trabalho conjunto gera uma força indestrutível”.

É esta comunhão e esta força que, em conjunto, buscamos. Porque, em conjunto, construímos nosso propósito no cuidado amoroso à vida. À vida de quem cruzar com a nossa história.

Desta fonte, nasce o “Programa da inclusão de diversidades”.

Pessoas que amam pessoas. Pessoas brancas, pretas, indígenas, amarelas.

Pessoas com religião e espiritualidade semelhantes ou diferentes das nossas. Pessoas de qualquer identidade de gênero ou orientação sexual.

Pessoas que convivem com doenças do corpo ou da mente. De qualquer idade. Com qualquer situação financeira. Com ou sem religião.

Afinal, estamos aqui para cuidar das pessoas! De qualquer pessoa.

Pessoas em suas diversidades. Pessoas com necessidade de inclusão; com necessidade de cuidados.

Queremos contribuir para que mais pessoas negras e indígenas estejam em cargos de liderança.

Trabalharemos para que pessoas trans e travestis aumentem a sua expectativa de vida sem medo e sem discriminação.

Ajustaremos funcionalidades em nossa estrutura para acolher pessoas com deficiência. Abriremos vagas afirmativas, ampliando espaços para pessoas com menos oportunidades.

Dedicaremos tempo, para estudar mais e novas possibilidade de incluir os grupos minorizados em nossas entregas.

Buscaremos possibilidades de tornar a experiência mais positiva para todas as pessoas que cruzarem o nosso caminho.

Não somos, mas seremos uma instituição mais diversa e inclusiva.

A partir de agora, firmamos esse compromisso com a sociedade.

A causa da Diversidade, Equidade e Inclusão ganha mais uma aliada: A Rede de Saúde da Divina Providência.

Jesus, nosso Mestre Maior, disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas vidas, pois meu jugo é suave e meu fardo é leve.” (Mateus 11,28-30)

Com Ele e por Ele assim será, na Rede de Saúde da Divina Providência, que tem a missão de cuidar amorosamente de pessoas.


Edição: Katia Marko