Rio Grande do Sul

Solidariedade

Alunos de Muçum (RS) recebem doação de panetones e chocolates

Doação foi recebida pela Cáritas e encaminhada ao município através da Missão Sementes de Solidariedade

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Ato de entrega dos panetones e chocolates aconteceu no Convento São Boaventura, em Imigrante (RS), onde a Missão Sementes de Solidariedade estava baseada - Corbari

Depois de passar por dias difíceis devido aos efeitos severos do ciclone extratropical e a enchente que arrasou praticamente toda cidade e comunidades ribeirinhas, moradores de Muçum (RS) aos poucos tentam retomar a vida como era antes. Alunos e professores, quando retornaram às aulas, tiveram um elemento novo para deixar o cotidiano pelo menos um pouco mais doce: a doação de um lote de panetones e chocolates que foram compartilhados entre eles e também utilizados na merenda escolar e programação do Dia das Crianças. 

:: Projeto Sementes de Solidariedade inicia doações com a presença do Eduardo Moreira ::

Com três das cinco escolas atingidas pelas águas, a rede escolar de Muçum condensou suas atividades em dois educandários que foram adequados para receber todas as turmas e profissionais. Como forma de incentivo para esse novo desafio dentro dos esforços de reconstrução da comunidade, a Cáritas RS e a Cáritas Brasileira encaminharam uma carga de panetones e chocolates artesanais recebidos de doadores que preferem manter-se anônimos.

Os itens foram repassados para a Secretaria de Educação através da Missão Sementes de Solidariedade. A iniciativa reúne movimentos sociais, institutos e organizações que estão atuando junto aos espaços rurais do território atingido, levando sementes, ramas e mudas para pequenos agricultores e agricultoras. 

A secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Jucéli Baldasso, agradeceu a doação e frisou a importância que esse gesto de carinho representou para a comunidade escolar. Dos doces chegaram até Muçum, uma parte foi encaminhada para a Escola Jardim Cidade Alta (que recebe alunos de três escolas) e a Escola Pingo de Gente (que recebe os alunos de outras duas escolas).

"O bem que se faz que fica, que permanece”, afirmou a secretária, garantindo que a doação recebida representou um momento de muita alegria para alunos e também para os professores que os acompanham. 


Frei Sérgio Görgen visitou a prefeitura e uma escola para conhecer o trabalho realizado com as crianças e acompanhar a entrega dos itens / Foto: Corbari

A diretora Gerusa Patussi, da Escola Jardim Cidade Alta, afirma que os alunos adoraram o presente. “Foi muito significativo e gratificante ver o sorriso no rosto das nossas crianças, só temos a agradecer pessoas tão boas que lembraram das nossas escolas neste momento difícil.”

Ela mostrou o depósito onde está organizando as doações recebidas e citou, inclusive, que já estão sendo programadas atividades especiais para o Dia das Crianças, para o período natalino e para o início do ano letivo de 2024. É quando novamente conta com a solidariedade ativa de pessoas e organizações sociais, assim como se deu em relação a doação dos chocolates e panetones neste momento. 

:: 'Depois dessa tragédia que foi a maior enchente de Muçum vamos ter que nos reerguer', afirma morador ::

Jacira Ruiz, da coordenação colegiada da Cáritas RS, agradeceu pela confiança que os doadores anônimos depositaram na Caritas RS "para definir a destinação e fazer chegar esse gostoso, solidário e criativo gesto até as crianças de Muçum". Para ela a destinação à rede escolar se justifica uma vez que ali está uma das principais atividades a serem retomadas após uma situação de calamidade, "para que as crianças tenham condições elaborar seus sentimentos junto com os colegas".

* Não foram produzidas fotos da entrega dos itens aos alunos e alunas para não gerar imagens de crianças em situação de vulnerabilidade, conforme indica o Estatuto da Criança de do Adolescente (ECA).


Edição: Marcelo Ferreira