Rio Grande do Sul

FUTURO EM DEBATE

Meio ambiente e segurança alimentar são temas do 11º Fórum Internacional de Gestão Ambiental

Evento gratuito em Porto Alegre é promovido pela Associação Riograndense de Imprensa e o Ministério Público Estadual

Brasl de Fato | Porto Alegre |
Ao longo dos dois dias, painelistas vão discorrer sobre produção de alimentos, crise ambiental, alimento saudável, como cuidar do planeta, entre outros
Ao longo dos dois dias, painelistas vão discorrer sobre produção de alimentos, crise ambiental, alimento saudável, como cuidar do planeta, entre outros - Foto: Juan Doblas

Estão abertas as inscrições para o 11º Fórum Internacional de Gestão Ambiental (Figa), que ocorre em Porto Alegre, com os temas meio ambiente e segurança alimentar. O evento acontece nos dias 19 e 20 de outubro na sede do Ministério Público Estadual (MPE), localizado na Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80.

As inscrições para o evento são gratuitas e estão disponíveis junto com a programação completa no site forum-gestao-ambiental.com.br. O Figa é promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), em parceria com o MPE.


Inscrições são gratuitas / Divulgação ARI

Ao longo dos dois dias, os painelistas vão discorrer sobre produção de alimentos, crise ambiental, alimento saudável, o uso da água, segurança alimentar, como cuidar do planeta, o clima e sua interferência, qualidade do alimento, entre outros.

: A política antiambiental do governo Leite e enchentes no RS: privatização dos lucros, socialização dos prejuízos ::

A conferência de abertura será ministrada pela Dra. Iva Pires, professora e coordenadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Já o painel de encerramento terá a participação da Indígena Ceiça Pitaguary, do Ministério dos Povos Indígenas.

Para o presidente da ARI, José Nunes, o fórum traz a discussãio de questões ambientais e segurança alimentar em momento oportuno, quando ocorre "uma verdadeira profusão climática". O dirigente lembra que a Associação Riograndense de Imprensa alerta sobre a crise climática já há 20 anos, desde 2003, quando iniciou o Fórum Internacional das Águas.

A procuradora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan entende que "o apoio do Ministério Público se justifica plenamente devido às temáticas que serão abordadas no evento, sobretudo a questão dos desastres e mudanças climáticas e a segurança alimentar".  Elas considera ainda que "todos esses temas estão integrados e interrelacionados como acontece em questões relacionadas ao meio ambiente".


Edição: Marcelo Ferreira