Rio Grande do Sul

CUBA LIVRE

Ex-agente duplo, o cubano Raúl Antonio Capote Fernández vai lançar livro em Porto Alegre

O escritor e jornalista cubano participa de uma série de atividades promovidas em parceria com instituições gaúchas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Raúl Antonio Capote Fernández realiza o lançamento do livro 'Inimigo: A guerra da CIA contra a juventude cubana', na próxima segunda-feira (16), às 18h30, no auditório do Cpers-Sindicato - Foto: Katia Marko

O professor e jornalista cubano Raúl Antonio Capote Fernández está no Rio Grande Sul para uma série de atividades em parceria com instituições gaúchas.

:: Com o maior número de votos na região, Cuba é eleita como membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU ::

Entre 2004 e 2011 o professor atuou como agente duplo, trabalhando para o governo cubano e fingindo para a CIA que era um opositordo socialismo. Na intenção da CIA, sua missão era formar líderes universitários e criar o projeto “Génesis”, com o objetivo de estabelecer em Cuba a estratégia do “golpe suave”, ou seja, criar a ideia de um novo presidente para a ilha, espalhando o boato de uma possível morte de Fidel Castro, e estimulando os jovens cubanos a utilizar equipamentos eletrônicos introduzidos ilegalmente no país para promover campanhas nas redes sociais.

Como agente cubano, Capote foi testemunha no julgamento do norte-americano Allan Gross, preso sob a acusação de tentar desestabilizar o governo com o ingresso e distribuição ilegal de equipamentos via satélite. Allan Gross, que trabalhava para a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) foi condenado, em março de 2011, a 15 anos de prisão, em Cuba.

Em dezembro de 2014, Gross foi libertado em troca dos três agentes do serviço secreto de Cuba, Gerardo Hernández, Tony Guerrero e Ramón Labañino, presos e encarcerados por 16 anos nos Estados Unidos. A troca dos prisioneiros selou o início dos diálogos visando o restabelecimento das relações entre Cuba e Estados Unidos.

Capote é mestre em Relações Internacionais e História Contemporânea, escritor e jornalista, editor-chefe do Granma Internacional. Também é professor de História de Cuba da Universidade de Ciências Pedagógicas de Havana, foi durante anos o agente Daniel dos serviços de inteligência cubana. O jornalista é autor de vários artigos e dos livros “El caballero ilustrado” (novela), “Juego de Iluminaciones” (contos), “El adversario” (novela) e “Enemigo” (testemunho), também publicado na Itália com o título “Un Altro Agente All`Avana”. 

:: Como Cuba se tornou um dos países mais seguros a partir da vigilância popular nos bairros ::

Capote cumprirá uma extensa agenda em Porto Alegre e na região metropolitana. Na manhã de hoje (13) ele visitou o Instituto de Educação Josué de Castro, no assentamento Filhos de Sepé, em Viamão (RS), para realizar uma atividade com os estudantes do instituto. Já, às 20h, participará de uma roda de samba no Armazém do Campo, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. 

Na manhã deste sábado (14), às 9h30, realizará uma visita a Associação Cultural e Educativa pelo Desenvolvimento do Bairro Farrapos, a Desabafa. No turno da noite, às 19h, participará  do lançamento da campanha “Cuba Vive e Resiste”, com o objetivo de arrecadar assinaturas para a retirada do país da lista de países financiadores do terrorismo. A atividade que é uma parceria do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Instituto de Educação Josué de Castro, do Levante da Juventude e da Associação Cultural José Martí RS.

Lançamento de sua nova obra literária

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS), o Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul Cpers) e a Associação Cultural José Martí RS recebem na próxima segunda-feira (16), às 18h30, o escritor e jornalista cubano Raúl Antonio Capote Fernández para o lançamento do livro "Inimigo: A guerra da CIA contra a juventude cubana". A atividade ocorrerá no auditório do Cpers-Sindicato, na Av. Alberto Bins, 480, no Centro Histórico de Porto Alegre/RS.

Sobre o livro

Esta não é uma história clássica da contraespionagem, não é uma aventura tradicional de espiões e caçadores de espiões, não é um testemunho habitual contado por um ex-agente secreto. A história aqui contada é real e faz parte da epopeia do povo cubano, da luta de um pequeno país contra um grande país que sempre aspirou dominá-lo e possuí-lo. Isso, dificilmente é uma escaramuça nesta batalha de Davi contra Golias, contada por um de seus protagonistas.  

Apenas uma parte dela é revelada aqui, uma das muitas faces desta guerra total. A guerra que a CIA desenvolve contra a juventude cubana. Parte da saga de Raúl Capote relatada neste livro, serve também, como um verdadeiro roteiro cinematográfico em que o protagonista atua com tal brilhantismo que mereceria ser o vencedor do Oscar.

No entanto, sem contar com qualquer formação ou treinamento para atuação, consegue driblar a CIA passando por simpatizante, sem vacilar em nenhum momento. Esta é uma história de (mais) um herói, de um povo que resiste bravamente ao assédio incessante do país mais poderoso desses tempos que vivemos, que assedia Cuba de todas as formas possíveis há mais de 60 anos, sem conseguir que essa pequeAna ilha se dobre a seus desígnios.

Edição: Katia Marko