Rio Grande do Sul

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Luiza Erundina participa de seminário sobre os 10 anos do Plano Nacional de Educação em Porto Alegre

'Uma década de PNE: Reflexões e Perspectivas' será realizado nesta quinta-feira (19) no Centro Cultural da Ufrgs

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Entre os debatedores, destaca-se Luiza Erundina, Catarina de Almeida, professora da Universidade de Brasília, e Daniel Cara, professor da Universidade de São Paulo - Divulgação

O Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece objetivos, diretrizes e metas para a educação, completará 10 anos em 2024. Com o objetivo de refletir sobre os avanços e perspectivas acontece nesta quinta-feira (19), o seminário “Uma década de PNE: Reflexões e Perspectivas”. O encontro promovido pela Faculdade de Educação ocorrerá na sala Ipê, no Centro Cultural da Ufrgs (Rua Engenheiro Luiz Englert, 333, Bairro Farroupilha), das 14h às 20h. 

:: Lançamento da etapa municipal da CONAEE de Porto Alegre acontece nesta quarta-feira (18) ::

Entre os debatedores, destaca-se Luiza Erundina, ex-prefeita de São Paulo e atual deputada federal, Catarina de Almeida, professora da Universidade de Brasília, e Daniel Cara, professor da Universidade de São Paulo.

A atividade conta com apoio do Sindicato dos Técnico-administrativos da Ufrgs, Ufcspa e IFRS (Assufrgs) e Sindicato Intermunicipal de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (Adufrgs).

Para participar do seminário, não é necessária inscrição prévia, porém, a entrada será por ordem de chegada, respeitando a capacidade máxima da sala. Não haverá certificação para os presentes. O evento será transmitido de forma simultânea no canal do youtube da Assufrgs.

Durante o evento, ocorrerá um retrospecto do plano que foi elaborado para consolidar um sistema educacional capaz de concretizar o direito à educação em sua integralidade, dissolver barreiras de acesso e permanência, reduzir desigualdades, promover os direitos humanos e garantir a formação para o trabalho e para o exercício autônomo da cidadania.  

Como o PNE tem duração de 10 anos, o texto do regramento atual deverá ser substituído por outra legislação que atenda às necessidades atuais. Por isso, um dos objetivos do seminário será projetar as novas necessidades do plano.

Programação

14h –  Recepção dos convidados com o grupo Piá Brincante

14h15 –  Abertura Direção da Faced – Liliane Giordani

Representação Assufrgs/Adfurgs

14h30 – Mesa 1:  Legado Paulo Freire

Luiza Erundina (deputada federal SP)

Mediação: Aline Cunha (Ufrgs)

15h30 – Mesa 2:  Balanço PNE da Última Década

Catarina de Almeida (UNB)

Daniel Cara (USP)

Mediação: Maria Luiza Flores (Ufrgs)

17h30 – Mesa 3: Desafios PNE para Próxima Década

Sofia Cavedon (Presidenta da Comissão de Educação da AL/RS)

Wrana Panizzi (Ufrgs)

Jaqueline Moll (Cátedra Unesco/Ufrgs)

Mediação: Julian Fontoura (Ufrgs)

19h – Mesa 4: Proposta Conferências PNE

Jackson Raymundo – Sesu/MEC

Sonia Ogiba – FME

Mediação: Liliane Giordani  (Ufrgs)

20h  – Encerramento


Edição: Katia Marko