Rio Grande do Sul

RACISMO NO FUTEBOL

Painel discutirá a prevenção e enfrentamento ao racismo no futebol na ALRS nesta segunda-feira (23)

O evento organizado pela Frente Negra Gaúcha ocorrerá no Teatro Dante Barone, às 14h, com representantes do esporte

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A FNG realizou uma campanha conjuntamente com a equipe de futebol de salão Vamo Dale, quando um jogador deste time sofreu injúria racial da torcida adversária num jogo realizado no interior do estado - Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira (23), às 13h, ocorre o painel "Racismo no futebol: prevenção e enfrentamento", no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do estado. A iniciativa é promovida pela Frente Negra Gaúcha (FNG), através do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, em parceria com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol.

:: Comissão é criada para investigar caso de racismo contra professora na Ufrgs ::

Segundo um levantamento do Observatório da Discriminação Racial do Futebol, o Brasil viveu um aumento no número de ocorrências de racismo no ano passado. Em 2021, o Observatório registrou 64 situações de racismo. Já em 2022, foram comprovadas 90 situações – um aumento de 40%. A alta se dá porque os atletas têm tomado consciência da necessidade de se fazer denúncias contra as ofensas.

"A Frente Negra Gaúcha (FNG) está atenta e preocupa-se com as relações raciais e com a situação de discriminação dos negros e negras de nossa sociedade, seja no trabalho, na política ou na educação. Todavia, é no futebol, onde o Brasil desponta como a maior referência mundial que ultimamente vem ocorrendo intensos casos de racismo pelo país", afirma Airton Fernandes Araújo, diretor de Formação Política da FNG.

A FNG vem desenvolvendo sólidas campanhas contra este tipo de crime, atuando em conjunto com federações, associações e com os clubes esportivos. Na primeira campanha a instituição concretizou parceria com o Grêmio Esportivo Brasil, clube de futebol da cidade de Pelotas, cuja torcida é reconhecida nacionalmente por sua alegria, garra e paixão incomensurável pelo seu time.

"A partir de uma situação de ofensas racistas no jogo Brasil versus Grêmio disputado no Estádio Bento Freitas pelo Campeonato Gaúcho de 2023, onde um torcedor xavante proferiu ofensas racistas contra um jogador negro do time adversário, nossa instituição, junto com a Secretaria de Comunicação do clube, colaborou na investida contra o racismo no futebol", afirma Airton.

Assim, produziu o slogan com os dizeres: “Aqui no Brasil somos todos antirracistas!”, que foi exibida em faixa nos jogos daquela equipe pelo campeonato gaúcho de 2023. Além desta atividade, a FNG, participou de um debate sobre o racismo no futebol na TV Xavante. "Essa ação surtiu efeito para que o clube não tomasse pesadas multas e inviabilizasse sua participação em futuras competições", complementa.

:: Final da Copa do Brasil terá campanha de combate ao racismo ::

Outra campanha ocorreu conjuntamente com a equipe de futebol de salão Vamo Dale, clube localizado na zona Norte de Porto Alegre, que disputa a série bronze do campeonato gaúcho. "O racismo se deu quando um jogador deste time sofreu injúria racial da torcida adversária num jogo realizado no interior do Rio Grande do Sul."

A FNG participou novamente, criando o slogan: “Futebol é arte, racismo é crime”. "A equipe da Vamo Dale exibiu uma faixa com tais dizeres nos jogos restantes do campeonato além de que, paralelamente, foram realizadas rodas de conversa com os jogadores sobre o racismo e a importância de se instrumentalizar sobre o tema", comenta Airton.

Painel contará com a participação de representantes do esporte

Os convidados para discutir a temática serão o jornalista esportivo da RBS Rodrigo Oliveira; a jornalista e professora da Ufrgs Sandra de Deus; o presidente do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Alberto Jerônimo Guerra Neto; o secretário-geral do Sport Club Internacional, Cauê Vieira; o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Dahmer Hocsman; e o gerente de desenvolvimento e projetos da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Leão de Andrade.

Será emitido certificado de participação para aqueles que realizarem o credenciamento no local.


O painel "Racismo no Futebol: prevenção e enfrentamento", ocorre na segunda-feira (23), às 13h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa / Foto: divulgação


 


Edição: Katia Marko