Rio Grande do Sul

FESTA DE LITERATURA

Em sua 69ª edição, Feira do Livro de Porto Alegre tem início nesta sexta-feira (27)

Com o tema 'Quem lê, sabe o caminho', evento destaca temas como antirracismo, comunidade LGBTQIAPN+ e sustentabilidade

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A Feira do Livro de Porto Alegre acontece entre os dias 27 de outubro e 15 de novembro - Foto: Diego Lopes/Feira do Livro Porto Alegre

Considerada a maior e a mais antiga do gênero em espaço aberto na América Latina, a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre tem início nesta sexta-feira (27), na praça da Alfândega, Centro Histórico. Com o tema “Quem lê, sabe o caminho”, a edição deste ano trará como destaque programações específicas voltadas ao antirracismo e a temas da comunidade LGBTQIAPN+ e de sustentabilidade.

:: ::

As atividades da feira seguem até o dia 15 de novembro, com 69 expositores, trazendo diversos escritores nacionais e internacionais, assim como inúmeras atrações infantis, oficinas e saraus. O patrono desta edição é o escritor Tabajara Ruas. 

Conforme o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, o tema da edição deste ano "é assertivo pois o livro é a base para tudo". "Quem lê encontra o seu próprio caminho dentro dos livros. A leitura de um livro pode fazer com que as pessoas façam algo diferente do que se não tivessem lido aquele livro. É uma frase simples, 'quem lê sabe o caminho', mas que é muito abrangente e fala tudo que o livro é na vida das pessoas. Ele orienta, faz com que as pessoas tenham uma vida realmente diferente", ressalta. 

Sobre os temas específicos, Ledur diz que eles são de extrema importância pois promovem a igualdade, a inclusão e o cuidado com o meio ambiente, que serão amplamente debatidos. “Todos esses temas são fundamentais para a gente construir uma sociedade mais justa, inclusiva, consciente”, defende.

Diferente das edições anteriores, a 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre começa mais cedo, a partir das 10h da manhã, e segue até as 20h.

Antirracismo

A programação com a temática antirracista começará no dia 28 de outubro, com uma mesa redonda sobre literatura negra: tradição e influência, com Luiz Maurício Azevedo e Fernanda Bastos, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, a partir das 18h. Entre outras atividades, a jornalista e escritora Luciana Barreto fará o lançamento do seu livro "Discurso de ódio contra negros nas redes sociais" no dia 4 de novembro, no Auditório Barbosa Lessa – Espaço Força e Luz – (Rua dos Andradas, 1223), a partir das 17h30.

:: Mulheres negras leem e indicam escritoras negras ::

Na parte da diversidade, o público terá acesso a oficinas, palestras e saraus entre os dias 28 de outubro e 14 de novembro. Um dos destaques ocorrerá no auditório do Memorial do RS, onde será lançada a coletânea de artigos "Novas fronteiras das histórias LGBTI+ no Brasil", de Augusta da Silveira de Oliveira, Lauri Miranda Silva e Paulo Souto Maior, a partir das 17h do dia 5 de novembro.

Sustentabilidade

Um aspecto relevante da feira neste ano será a discussão sobre sustentabilidade e meio ambiente por meio de seminários. Um deles ocorrerá no dia 8 de novembro, a partir das 15h, no Auditório Barbosa Lessa, com o tema “A diversidade sustenta o futuro - Homenagem a Paulo Kageyama. Biodiversidade enquanto complexidade viva: enfrentando assimetrias no decênio decisivo”, com Luiz Marques, Raquel Kubeo, Leonardo Melgarejo e José Renato Barcelos. Na ocasião, será anunciado o lançamento do livro "Agrotóxicos – impactos sobre a saúde e o equilíbrio ecossistêmico", organizado por Cíntia Teresinha Burhalde Mua e Leonardo Melgarejo, com prefácio de Ingo Wolfgang Sarlet.

Oficinas literárias 

A edição deste ano trará 15 oficinas, conduzidas por escritores, roteiristas e jornalistas, entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro, nos espaços da Casa de Cultura Mário Quintana (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico), do Memorial do Rio Grande do Sul (R. Sete de Setembro, 1020 – Centro Histórico) e do Espaço Força e Luz (R. dos Andradas, 1223 – Centro Histórico). A organização recomenda que um caderno seja levado para as oficinas e que se chegue com no mínimo 15 minutos de antecedência.

Mais detalhes das oficinas podem ser conferidos neste link.

Autores nacionais e internacionais 

Ledur afirma que a expectativa é que se tenha um público grande. Para isso a feira está apostando em muitas atrações, entre elas diversos escritores nacionais e internacionais. “Serão mais de mil eventos. A gente quer que as pessoas participem das atrações que estaremos disponibilizando”, comenta.

Entre os nomes nacionais estão o do escritor e neurocientista Miguel Nicolelis, que participará, neste sábado (28) de um bate-papo sobre os potenciais e os riscos da utilização da inteligência artificial. Também o escritor Itamar Vieira Junior, que fará no dia 2 de novembro um bate-papo sobre literatura com Jeferson Tenório e mediação de Nathallia Protazio. Outros nomes de destaque na programação são jornalista, professora e escritora Ana Maria Machado, a escritora, médica psiquiatra, doutoranda em Letras pela USP e colunista do UOL Natalia Timerman.

:: Nicolelis: “Com a taxa de transmissão que tem, ômicron vai sufocar os sistemas de saúde" ::

Também vêm a Porto Alegre nomes como Clóvis de Barros Filho, escritor, professor, palestrante e jornalista; Nelson Motta, escritor, jornalista, compositor, roteirista e produtor musical; Sidarta Ribeiro, escritor, neurocientista, fundador e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Eduardo Spohr, escritor, jornalista e professor; Pedro Pacífico (@book.ster), advogado e escritor; e Bela Gil, escritora, apresentadora e mestre em ciências gastronômicas.

:: “Vivemos uma crise muito grande da indiferença do outro”, afirma Jeferson Tenório :: 

Já em relação às atrações internacionais, a Feira do Livro de Porto Alegre receberá escritores vindos de oito países diferentes. Nina Brochmann e Ellen Stokken Dahl, médicas norueguesas, desembarcarão na Capital para o bate-papo “Você pensou que conhecia seu corpo? Pense de novo!”, em 29 de outubro; Eckhart Nickel, escritor alemão, trará o debate “quando a literatura e as artes visuais se encontram em um triângulo amoroso”, em 9 de novembro; Giovanna Rivero, escritora boliviana, trará mais detalhes sobre o seu livro "Terra fresca da sua tumba", evento em parceria com o Instituto Cervantes de Porto Alegre no dia 1º de novembro.

Nicolás Ferraro, argentino, participará de um bate-papo sobre o atual momento da literatura policial Latino Americana em 4 de novembro; Tereza Cárdenas, cubana, participará de um encontro no dia 4 de novembro; Luis Santos, uruguaio, fará o bate-papo “diálogos entre Brasil e Uruguai”, em 4 de novembro; Joana Bértolo, portuguesa, tratará sobre cartografias literárias no dia 8 de novembro; e Faisal Al Suwaidi, dos Emirados Árabes Unidos, que apresentará sua obra "Sob as asas dos anjos" em 14 de novembro.

"Convido a todos a comparecer à feira, uma feira que começou o ano com muita dificuldade, mas que está de pé do tamanho e qualidade que ela merece", conclui Ledur. 

Sobre o patrono 

Nascido em Uruguaiana, em 1942, Marcelino Tabajara Gutierrez Ruas estudou arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e cinema na High School de Vejle, na Dinamarca. Por sua atuação política durante a ditadura militar, viveu no exílio entre 1971 e 1981, morando no Uruguai, Chile, Argentina, Dinamarca, São Tomé e Príncipe e Portugal.

O escritor e cineasta já foi condecorado com a ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador, recebeu a Medalha da Vitória do Ministério da Defesa, o Prêmio Erico Verissimo, a Medalha do Mérito Farroupilha, o Troféu Guri e o título de cidadão de Porto Alegre. Em 2020, foi agraciado com o Troféu Escritor do Ano do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras.

Histórico da Feira do Livro de Porto Alegre

Idealizada pelo jornalista Say Marques, na época diretor-secretário do Diário de Notícias, inaugurada em 1955, foi criada por iniciativa dos livreiros e editores gaúchos, e contava, em sua primeira edição, com apenas 14 expositores. Após 65 anos, de forma ininterrupta, chega agora com 106 expositores associados, sendo sete na área internacional, 13 na área infantil e 86 na área geral. A estimativa é que ela receba, como nas últimas edições, mais de um milhão de visitantes. Trinta por cento do público que prestigia o evento vem do interior do estado e cidades vizinhas.


Edição: Marcelo Ferreira