Rio Grande do Sul

Campesinato

Frei Wilson Zanatta realiza oficinas de plantas medicinais e fitoterápicos na jornada de lutas do MPA

Frade capuchinho estuda a sabedoria camponesa, dos povos originários e tradicionais há mais de 20 anos

Brasil de Fato | Seberi (RS) |
Atividades foram realizadas com a participação de diversos segmentos comunitários - Comunicação Cooperbio

O roteiro de atividades de formação e informação sobre plantas medicinais e fitoterápicos, organizado pelo frade capuchinho Wilson Zanatta, teve mais uma rodada na última semana. As atividades aconteceram entre os dias 16 e 20 de novembro na região Noroeste do RS, contemplando os municípios de Seberi, Pinhal, Cristal do Sul, Caiçara e Erval Seco. 

:: Só o campesinato pode solucionar o problema da fome no Brasil, afirma representante do MPA ::

Zanatta é pesquisador do tema há mais de 20 anos e dedica-se a aprender e sistematizar os saberes da cultura camponesa, das comunidades tradicionais e povos originários, bem como permanece atento às novidades que vêm da ciência acerca do tema. Sindicatos, escolas e câmaras de vereadores compuseram o mix de apoiadores, que contou ainda com a participação do movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e da Cooperbio.

"Essas atividades fazem parte da Jornada Nacional de Lutas do MPA, que em 2023 tem como tema Luta Por Direitos, Terra e Soberania Alimentar", aponta a dirigente do movimento na região, Viviane Chiarello.

"Essas ações colocam em destaque a importância da produção saudável de alimentos e a fitoterapia, assim como o papel fundamental das plantas medicinais no processo de cuidados com a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras", explica Bernadete Reis, que integra a gestão da Cooperbio.


Oficinas também aconteceram em ambiente escolar, contemplando professores e alunos / Foto: Comunicação Cooperbio

Fitoterapia X alimentação contaminada

Frei Zanatta explica que nessas atividades, realizadas em ambiente coletivo, são trabalhadas sobretudo receitas de chás. São explicados modos de preparo, apontadas as principais doenças que têm atingido a população e debatidas suas principais causas, bem como sugeridos os fitoterápicos e ervas medicinais que auxiliam na sua prevenção e tratamento.

"Quando refletimos o tema da jornada de lutas do MPA é sempre importante afirmar que dentro das causas de muitos dos males que atingem a população atualmente está o consumo de alimentos contaminados por venenos agrícolas e outros insumos químicos que são nocivos ou que passam por excessivos processos de industrialização, os chamados ultraprocessados", afirma. Para ele, é necessário retornar ao ensinamento do pai da medicina, Hipócrates, que há mais de 2 mil anos afirmou: "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio". 

:: Fiocruz propõe revisão e retomada da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos ::

Zanatta destaca que não é novidade a associação de diversos tipos de câncer aos hábitos alimentares, porém mais recentemente outras doenças estão sendo associadas ao consumo de alimentos contaminados e mesmo à contaminação direta das pessoas que aplicam estes produtos na produção, citando como exemplo a depressão.

Durante as atividades, esteve presente o grupo de mulheres que integra o projeto Alimergia Conitnuidade, realizado pela Cooperbio em cooperação com a Eletrobras. Foi uma oportunidade de intercâmbio de saberes entre o conteúdo das oficinas e os aprendizados construídos ao longo da realização do projeto.


Frei Zanatta defende que uma alimentação saudável, livre de contaminação, é o primeiro passo para resolver a maior parte das doenças / Foto: Comunicação Cooperbio

Publicações disponíveis

Os livros de Frei Wilson Zanatta estão disponíveis para venda direta através do WhatsApp (53) 9 9708 2252 ou pelo site da loja do Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ) nos links abaixo. Ao adquirir estas publicações o leitor apoia os projetos mantidos pelo ICPJ, entre os quais o jornal Brasil de Fato.

“Depressão: Informações e Terapias Naturais para Prevenir, Tratar e Superar”

“Ervas Medicinais: Remédios e Receitas Caseiras da Sabedoria Camponesa”

“O poder curativo da Guaçatonga”

“Tenha uma Farmácia em Casa: 20 Plantas Medicinais para começar uma Farmácia Viva”

“Receitas Caseiras Vol.1: Plantas Medicinais para a Saúde Humana”

“Receitas Caseiras Vol.2: Alimentos, Temperos, Bebidas e Bem Estar Pessoal”

“Receitas Caseiras Vol.3: Agricultura, Animais, Usos Domésticos e Curiosidades”

“Lições de Sabedoria em Parábolas, Fábulas e Contos”


Edição: Marcelo Ferreira