Distrito Federal

DIREITO À CIDADE

Oficina discute PDOT com população do Sol Nascente neste sábado (28)

Com participação de parlamentares e pesquisadores, encontro acontece na Faculdade UnB de Ceilândia

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Oficina com população do Sol Nascente será das 9h às 17h, com almoço, lanche e ciranda - MTD/Divulgação

Oficina livre sobre o Plano de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT) discute o tema “Que futuro queremos para o Sol Nascente?”, neste sábado (28), no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade UnB Ceilândia. O encontro será das 9h às 17h, com almoço, lanche e ciranda. 

Segundo Tobias Pereira, do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos do DF (MTD-DF), a oficina será um espaço de debate sobre a efetivação dos direitos já conquistados e de pensar formas de organização para mobilização pelas reivindicações da população do Sol Nascente.

“Esses debates vão para além do Plano Diretor. Vai para um debate do direito à cidade: que cidade nós queremos? Para além da revisão de um Plano Diretor, que vai fazer a definição dos espaços e uso social para equipamentos públicos, desenvolvimento econômico e tudo mais, tem a ver com o acesso ao direito à cidade de forma integral. Da gente viver, participar, se locomover dentro dessa cidade. Ter acesso aos nossos direitos. Que direitos são esses? Em qual qualidade a gente está acessando esses direitos?”, explicou. 

Discussões sobre o que o Plano Diretor tem a ver com trabalho digno, educação de qualidade, saúde próximo de casa, assistência social e acesso à justiça guiarão o encontro.

Programação 

Pela manhã, das 9h às 12h, haverá debate sobre geração de trabalho e renda nas periferias e o que o PDOT tem a ver com isso. A conversa será aberta pelo deputado distrital Max Maciel (PSOL) e o professor da UnB Ricardo Neder.

A tarde serão dois momentos. Das 14h às 15h30, o debate é sobre a questão da educação e saúde na periferia, com foco no Sol Nascente e sua relação com o Plano Diretor. Para contribuir nesse debate, estarão presentes deputado distrital Gabriel Magno (PT-DF) e a pesquisadora da Fiocruz Sheila Lima.

O segundo momento da tarde, de 15h45 às 17h15, terá como tema: O Sistema de Assistência Social e de Acesso à Justiça e o Plano Diretor, com a assistente social Gabriela Fogaça e a Assessoria Jurídica Popular da UnB (AJUP).

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva