Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdFRS - 1º a 9 de novembro 

Novembro traz atividades culturais com temática antirracista, Feira do Livro de Porto Alegre e Virada Cultural de NH

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Um dos destaques da agenda cultural da semana é o show do Alceu Valença, na Virada Cultural de Novo Hamburgo - Leo Aversa

Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


Índice

Cinema e Audiovisual:

Música:

Literatura:

Teatro e dança:

Exposição, artes Visuais e oficina:

Festa e ar livre:


CineBancários apresenta "Pele"

Nesta quinta-feira (2), estreia, no CineBancários, "Pele". O documentário é um mergulho na interseção entre arte urbana e engajamento político, revelando a profunda simbiose entre a iconografia "da rua" e os anseios políticos da população nos grandes centros urbanos. Dirigida por Marcos Pimentel, a obra se destaca por sua abordagem inovadora ao explorar as dinâmicas urbanas e políticas contemporâneas.

Confira no site a programação completa da semana e valores. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405. Não há sessões nas segundas-feiras.


Cinemateca  Capitólio 

De 2 a 14 de novembro, a Cinemateca Capitólio apresenta a segunda parte da mostra O Cinema é Ida Lupino e Nicholas Ray, com foco nos trabalhos de atuação de Ray e Lupino entre nos anos 1940 e 1970. Na programação, filmes dirigidos por nomes como Raoul Walsh, Don Siegel, Robert Aldrich, Fritz Lang, Sam Peckinpah, Milos Forman, e uma sessão surpresa gratuita.

O valor do ingresso é R$ 10,00.

Confira no site os horários. A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.


Cinemateca Paulo Amorim apresenta ciclo de filmes do  patrono Tabajara Ruas na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre

A Cinemateca Paulo Amorim integra-se à programação da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre com um ciclo que reúne os longas-metragens dirigidos pelo patrono desta edição. A mostra "O Cinema do Patrono Tabajara Ruas" será realizada de 2 a 8 de novembro, sempre às 19h15, e presta uma homenagem a este artista que mora no imaginário dos gaúchos. Escritor e cineasta, Tabajara Ruas construiu sua trajetória com histórias rio-grandenses que ganharam tanto as páginas dos livros quanto as telas dos cinemas.

Na abertura da mostra, no dia 2 de novembro, será exibido o média-metragem "A Próxima Estação de Tabajara Ruas", dirigido por Boca Migotto. O filme foi realizado pela Cinemateca Paulo Amorim em comemoração aos 80 anos de Tabajara, com o convite para Migotto assumir a direção. O diretor do filme e o patrono da feira estarão presentes na sessão para conversar com o público.

Veja neste link a programação completa do ciclo.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.


Sala Redenção apresenta mostra sobre movimento punk

Até o dia 17 de novembro, a Sala Redenção apresenta a mostra "Quero uma festa que não tenha Beatles". A programação exibe filmes que apresentam diferentes registros e perspectivas da contracultura punk, com foco em clássicos estrangeiros que marcaram a história do movimento e realizações locais atravessadas pelos seus ideais. 

Além da projeção dos filmes, "Quero uma festa que não tenha Beatles" promove atividades que incentivam a troca de ideias e de experiências. No dia 7 de novembro, terça-feira, às 19h, a projeção de "Juventude Decadente" é seguida de um bate-papo com expoentes da cena punk de Porto Alegre.

A programação ainda apresenta duas sessões especiais. O cinema universitário recebe a estreia de "A Casa das 7 Vampiras", da diretora Pomba Cláudia, no dia 10 de novembro, sexta-feira, às 19h, contando com um debate com o elenco e a equipe de produção do filme. Em seu encerramento, no dia 17 de novembro, sexta-feira, às 19h, a mostra exibe um filme surpresa (o primeiro filme punk da história), e promove um momento de troca de zines.

Todas as sessões têm entrada franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus central da Ufrgs, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333, centro de Porto Alegre.

O espaço segue com uma série de especiais e ciclos que podem ser conferidos no portal da sala


Juventude Decadente / Foto: Divulgação


69ª Feira do Livro de Porto Alegre 

Considerada a maior e a mais antiga do gênero em espaço aberto na América Latina, a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre segue até o dia 15 de novembro, na praça da Alfândega, Centro Histórico. Com o tema “Quem lê, sabe o caminho”, a edição deste ano trará como destaque programações específicas voltadas ao antirracismo e a temas da comunidade LGBTQIAPN+ e de sustentabilidade. 

Programação completa neste link.

        


Paulo de Tarso Riccordi autografa "Meninos Guerreiros"

Neste sábado (3), Paulo de Tarso Riccordi autografa sua novela (romance) "Meninos Guerreiros" na Feira do Livro de Porto Alegre. O autor recebe leitores na Praça de Autógrafos Gerdau, às 19h.

"Eu tenho recebido opiniões muito favoráveis sobre ele. Então, podes levar sabendo que não estás 'dando uma força' pro autor. O objetivo de todo escritor é conseguir produzir um livro que dê prazer ao leitor, assim como todos os que lhe deram essa felicidade. É uma vaidade que se manifesta pela entrega. Então, guarda um troquinho e vai na Feira neste sábado pegar o teu exemplar. Te esperarei feliz como cusco nos fundos de açougue", afirma o autor.


Autor autografa livro neste sábado (3) / Divulgação


Samba do Quintana celebra o Mês da Consciência Negra com edição especial de Sambas de Protesto

Em consonância com o Mês da Consciência Negra, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) promove neste domingo (5) uma edição especial do Samba do Quintana, com o tema Sambas de Protesto, a partir das 16h. A entrada é franca.

O projeto, realizado pela Casa, com criação e curadoria da jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin, tem como objetivo promover a cultura do samba e oferecer espaço para os compositores locais apresentarem suas obras, além de clássicos do gênero, através da formação de público e de cena. Na data, os espectadores, que lotam a travessa Rua dos Cataventos a cada primeiro domingo do mês, poderão conferir gratuitamente as apresentações de Edu Meirelles e Thiago Ribeiro & Amigos, banda residente do projeto.

O projeto Sambas de Protesto nasceu justamente no Samba do Quintana. Por conta do encontro de Meirelles e Ribeiro na edição de agosto do evento, a dupla desenvolveu a ideia de construir um repertório voltado a canções que trazem mensagens sobre temas raciais, religiosos e sociais que apresentem algum tipo de protesto. Além de composições autorais da dupla, o público poderá conferir versões de Wilson da Neves, Paulo Cesar Pinheiro, Zé Keti, Bezerra da Silva, entre outros.

Local: Travessa Rua dos Cataventos - térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)


Edu Meirelles / Foto: Zé Carlos de Andrade


Turucutá apresenta show aberto e gratuito no Largo dos Açorianos

Muito mais que um grupo musical com 15 anos de trajetória, a Turucuta é um movimento. Uma onda que vem lá de trás com referências dos antigos carnavais, das cidades do interior e suas famílias reunidas pra tocar e contar histórias, que traz em sua essência o respeito aos que vieram antes, ao povo do carnaval e às escolas de samba, lembranças dos bailes de salão com suas marchinhas, os cortejos de rua dos dias atuais. 

É com esse espírito de união e do fazer coletivo que a Turucutá anuncia o novo show num lugar simbólico para o grupo e para a cidade: o Largo dos Açorianos, onde começou a cidade de Porto Alegre e onde tantas vezes o grupo esteve em apresentações, ensaios, oficinas e eventos. Neste domingo (5), às 18h, o público pode se preparar pra viver e reviver um acontecimento, o show Sou da Rua, sou do Carnaval – Turucutá 15 anos de história com a banda e convidados especiais.


Turucutá / Foto: Thalles Matos


Exposição itinerante "Magliani - Obra Gráfica" chega a Pelotas"

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), o Serviço Social do Comércio (Sesc/RS) e o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) inauguram, na próxima quinta-feira (9), a partir das 19h, a exposição itinerante "Magliani - Obra Gráfica". São cerca de 70 gravuras e pinturas produzidas durante a carreira de Magliani, e que irão percorrer o Rio Grande do Sul nos próximos meses - começando pelo MALG, em Pelotas, cidade natal da artista gaúcha.

O projeto é uma iniciativa do Núcleo Magliani, centro de referência da obra da artista e fundado em 2013 por Julio Castro, que assina a curadoria da mostra. 

Depois de Pelotas, "Magliani - Obra Gráfica" vai passar por Caxias do Sul, Santa Maria e Porto Alegre. A itinerância é uma parceria entre o IEAVi e o Sesc/RS e tem o objetivo de promover o incentivo à produção, a difusão e a circulação das artes visuais no território gaúcho.

Local: Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) - Praça 7 de Julho, 180 – Centro de Pelotas.

Visitação: De terça-feira a sábado, das 12h30 às 18h.


Uma das obras que estarão em cartaz na mostra "Magliani - Obra Gráfica" / Foto: Wilton Montenegro | Divulgação


Exposição FabuláRIOS traz poesia e alerta sobre cuidado e preservação das águas

A exposição interativa "FabuláRIOS –  águas, suas gentes, memórias, plantas, bichos e outros seres" promove o resgate da memória afetiva pelos rios. Essa é a proposta do projeto que está aberto à visitação até 3 de dezembro, no Parque dos Rosa, em Canoas.

A mostra interativa e lúdica convida o público infantil a navegar pelo universo das águas, conhecendo a biodiversidade, suas histórias, tradições e sabedorias. Com cerca de 200m², a mostra é um grande ateliê e aborda, a partir de uma perspectiva poético-científica, a urgência da preservação dos rios, o patrimônio cultural das águas e a relação das infâncias com esse elemento tão essencial à vida

Local: Parque dos Rosa (Avenida Victor Barreto, 2186, Centro de Canoas)

Em cartaz: Até dia 3 de dezembro; de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados e domingos, das 14h às 18h.


Exposição FabuláRIOS / Foto: Pamella Mendes / PMC


Cleonice Bourscheid lança 2ª edição de "Passa, passa, Passarinho" 

A escritora e socióloga Cleonice Bourscheid tem uma produção literária em poesia que há quase duas décadas aborda temas voltados à natureza. Durante a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre ela vai lançar a 2ª edição do livro "Passa, Passa, Passarinho" (Edições Ardotempo, Coleção Jardim do Vovô, 56 páginas, infantil, poesia e pintura), ilustrado pela artista Joana Puglia. Será na quinta-feira (2), com sessão de autógrafos às 15h.

Logo após, entre 16h e 18h, a autora estará lançando o Projeto Infâncias, Poesia e Natureza, inspirado no livro. Haverá um bate-papo com as autoras e ilustradoras dos livros "Passa, Passa, Passarinho" (Cleonice Bourscheid – autora e Joana Puglia – ilustradora) e "Se eu fosse uma árvore" (Cecília Lamas - autora e Ivone Bins – ilustradora), cujas temáticas abordam a interação das crianças com a literatura e a natureza. Além disso, será realizada uma contação de história de "Se eu fosse uma árvore" e performance sobre os poemas do livro "Passa, Passa, Passarinho" pelo ator Jairo Klein.


Cleonice Bourscheid / Foto: Aristóteles Bourscheid


Celebrando o lançamento do livro “O golpe de 2019 na Bolívia”, do escritor, sociólogo e escritor Paulo Niccoli Ramirez, a editora Coragem promove, sábado (4), às 13h30, na Feira do Livro de Porto Alegre, uma mesa de debate com outros pesquisadores e intelectuais sobre autoritarismo na América Latina. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá na sala O Retrato do Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1223, centro de Porto Alegre).

A mesa terá a presença da ativista imigrante boliviana Jobana Moya, do jornalista e escritor Paulo de Tarso Riccordi, do professor e pesquisador Cesar Augusto B. Guazzelli e da pesquisadora Marília Closs. Após o debate, haverá um momento de confraternização e exposição de ilustrações dos artistas Marcelo Monteiro, Zoravia Bettiol e Tomás Culleton. O encerramento será com recital do músico, escritor e radialista Demétrio Xavier.

Programação 

13h30 • Café de recepção e boas-vindas

14h • Debate: Livro O golpe de 2019 na Bolívia e as ditaduras de Segurança Nacional da América Latina: resistências contra o autoritarismo desde o Sul global, com Paulo Niccoli Ramirez, Jobana Moya, Paulo de Tarso Riccordi, Cesar Augusto Barcellos Guazzelli e Marília Closs.

16h • Confraternização: coquetel e exposição de ilustrações de Marcelo Monteiro, Zoravia Bettiol e Tomás Culleton

16h30 • Recital da obra de Atahualpa Yupanqui com Demétrio Xavier

19h • Sessão de autógrafos com o autor Paulo Niccoli Ramirez na Praça dos Autógrafos da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, na Praça da Alfândega.

O livro estará à venda na loja virtual da editora e nas bancas da Ladeira Livros e da Calle Corrientes durante a feira.


Paulo Ramirez / Foto: Arquivo Pessoal


Concerto "Musica DEI" reunirá mais de cem cantores e Orquestra sobre o palco da Casa da OSPA

O palco da Casa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) ficará lotado neste sábado (4) para o concerto "Musica DEI". Além da Orquestra, estarão presentes mais de cem vozes, incluindo quatro cantores solistas, o Coro Sinfônico da OSPA e o Coro Contemporâneo de Campinas. Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, serão interpretadas grandes obras da música sacra.

Os ingressos estão à venda pela Sympla, com valores entre R$ 10 e R$ 50. Também está prevista a transmissão ao vivo da palestra "Notas de Concerto" e da apresentação pelo canal da OSPA no YouTube, a partir das 16h e das 17h, respectivamente.

O evento faz parte da programação do Festival de Música Coral Sacra "MUSICA DEI", que ocorre entre 1º e 5 de novembro em Porto Alegre e Gramado, simultaneamente à II Convenção Nacional da ABRACO – Nova Associação Brasileira de Regentes de Coros. Sob a direção do maestro Marcio Buzatto, o festival reúne grupos corais de todo o Brasil e do exterior. Um dos destaques da programação será a obra de abertura do concerto da OSPA: "Te Deum", de Anton Bruckner (1824-1896). Esta obra, com cerca de 20 minutos de duração, mobiliza quatro cantores líricos como solistas, o Coro Sinfônico da OSPA e o coro convidado, um prestigiado grupo mantido pela UNICAMP que viaja de Campinas especialmente para a ocasião.

Local: Casa da OSPA (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, centro de Porto Alegre).


OSPA e Coro sob regência de Manfredo Schmiedt / Foto: Vinícius Angeli


Réquiem de Mozart, em duas apresentações com a Orquestra da Ulbra e convidados

Na primeira semana de novembro, marcada pelo feriado de Finados, a Orquestra de Câmara da Ulbra apresentará Réquiem de Mozart - uma das obras mais conhecidas do compositor, a missa fúnebre católica. Serão duas apresentações em Porto Alegre: a primeira, nesta quinta-feira (2), no Grande Hall do Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1028); e a segunda, neste sábado (4), na Igreja da Reconciliação (Rua Senhor dos Passos, 202), que integra a programação do Festival MÚSICA DEI.

Os ingressos de acesso a Orquestra custam R$ 35,00 (inteira), R$ 31,50 (clientes Santander) e R$ 17,50 (meia entrada) e podem ser adquiridos antecipadamente pela plataforma Sympla ou na hora, diretamente na bilheteria (sujeitos à disponibilidade).

Já para o concerto a Igreja da Reconciliação, além dos solistas e coros que estarão no espetáculo do Santander, a Orquestra também recebe o Coral Casa da Música, Coro de Câmara da PUCRS, Coro Carlos Gomes e Estudio Coral Meridies (Argentina). Para esta apresentação, os ingressos custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia entrada), e podem ser adquiridos pelo Sympla.


Orquestra Ulbra / Foto: Ricardo Jaeger


Teatro Municipal de São Leopoldo apresenta o espetáculo 'Entrelaços'

A comédia "Entrelaços", dirigida por Juliano Rangel, será apresentada em São Leopoldo na sexta-feira (3), no Teatro Municipal (Rua Osvaldo Aranha, 934), às 17h, com entrada franca e contando com intérprete de Libras. A classificação é a partir de 10 anos.

O espetáculo Entrelaços traz ao palco uma divertida história sobre duas mulheres da terceira idade, de descendência alemã, que são vizinhas de porta, e que fazem companhia uma à outra. Amigas desde a juventude, Ilse e Leofrida, se conhecem a ponto de conviverem harmoniosamente com as manias uma da outra, o que faz com que estabeleçam uma rotina diária de se visitarem para tomar chimarrão, conversar, fofocar, se desentender, se ajudar, estabelecendo, assim, uma linda e inspiradora relação de amizade, cumplicidade e zelo entre si, mas sem nunca perderem a individualidade de suas vidas.


Espetáculo 'Entrelaços' / Foto: Divulgação


9ª Sinfonia de Beethoven, 6º concerto da temporada 2023 da Orquestra Filarmônica UFRGS

Nesta sexta-feira (3), às 20h, mais de duzentos músicos estarão no palco do Salão de Atos da Ufrgs para interpretar uma das mais belas e celebradas obras da história da música: a 9ª Sinfonia de Beethoven. Exibida em concerto pela primeira vez em maio de 1824, apenas três anos antes da morte de Beethoven, que a compôs em condições muito adversas – ele estava completamente surdo -, a Nona fecha o titânico ciclo de sinfonias de Beethoven de modo magistral e emocionante.

Esta apresentação da 9ª Sinfonia de Beethoven é resultado da parceria da Ufrgs com a Nova Associação Brasileira de Regentes de Coros – Nova ABRACO, e conta com o apoio da Gramadotur. Tudo para que a Orquestra Filarmônica Ufrgs e a Orquestra Sinfônica de Gramado, os coros e seus maestros e os cantores solistas deem vida uma vez mais à monumental sinfonia de Beethoven.

Local: Salão de Atos da Ufrgs - Av. Paulo Gama, 110 – Farroupilha, Porto Alegre. 
Ingresso: entrada franca, sem marcação de lugares.


6º concerto da temporada 2023 da Orquestra Filarmônica UFRGS / Foto: Luis Ventura


Biblioteca Pública do Estado realiza 4ª Feira Gráfica de Quadrinhos

A Gibiteca BPE promoverá, no próximo final de semana (04 e 05), das 13h às 19h, a 4ª Feira Gibizeira, com exposição, oficinas, bate-papos e venda de HQs, na Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A curadoria é de Guilherme "Smee" Miorando, pesquisador de quadrinhos e incentivador da Gibiteca.

Os destaques desta edição são a homenagem a Sampaulo (criador do personagem Sofrenildo) e a Paula Mastroberti (quadrinista e professora acadêmica). Além disso, a Gibiteca BPE estará distribuindo gratuitamente para o público, como de costume, uma publicação especial sobre o evento, com tiragem limitada, enquanto durar o estoque. Toda a programação é gratuita.

Local: Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre)

Programação completa neste link.


Feira Gibizeira / Foto: Antonio Mainieri


Lançamento do livro digital Casa do Artista Riograndense, uma história de amor à Arte, de Wilson Roberto Gomes 

Preservar a memória dos anos dourados do rádio. Essa é a proposta do livro no formato digital e interativo “Casa do Artista Riograndense, uma história de amor à arte”, que reúne textos de radioteatro escritos pelo residente mais antigo da instituição, Wilson Roberto Gomes.

Com onze roteiros de peças radiofônicas, a obra tem apresentação de Raquel Grabauska, idealizadora e diretora artística do projeto. O livro também conta com o posfácio escrito por Claudio Mércio, professor universitário e jornalista, responsável pela revisão dos roteiros das peças de radioteatro e a produção editorial da produtora cultural e jornalista Flávia Cunha

Aberto ao público, o evento de lançamento do livro está marcado para esta sexta-feira (3), às 17h, na Casa do Artista Riograndense (Rua Anchieta, número 280, bairro Glória, em Porto Alegre), com a audição das duas peças radiofônicas. Neste dia, o conteúdo do livro estará disponível para ser acessado gratuitamente no link da bio do instagram @casadoartistars.


Wilson Roberto Gomes  Foto: Divulgação


Sessão de autógrafo do livro "Memorial Luiz Carlos Prestes"

Acontece nesta sexta-feira (3), às 19h, na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, a sessão de autógrafo do livro "Memorial Luiz Carlos Prestes". De Davi Lima de Oliveira, a obra tem como inspiração as fotos expostas nas paredes do Memorial que retratam a vida e o legado de Prestes no século XX.

No prefácio, escrito por Olívio Dutra, o ex-governador dá uma ideia da importância do conteúdo que foi inspirado na carta escrita por Oscar Niemeyer, que projetou a estrutura física do Memorial.


Sessão de autógrafo do livro Memorial Luiz Carlos Prestes / Foto: Divulgação


Alex Vaz & Conjunto apresentam "Amores Mortos no Milonga"

Alex Vaz & Conjunto apresentam nesta quinta-feira (2), no Milonga (Travessa Venezianos, 38, em Porto Alegre), show autoral, com canções de @oalexvaz que usam elementos rítmicos do Sul como a milonga, o candombe e a estrutura das payadas para cantar sobre o cotidiano urbano e afetivo do ser vivente no século 21. Além de canções inéditas, o show conta com algumas versões do cantautor riverense Chito de Mello e de Atahualpa Yupanqui. As músicas são arranjadas e tocadas pelo trio formado por @joaobauken, @matheuskrummenauer e @luizdallastra .

O show começa às 21h e tem entrada livre, com contribuição espontânea.


Theatro São Pedro celebra Semana Nacional da República Tcheca com Check Accordion Trio

O Check Accordion Trio, da República Tcheca se apresentará no Theatro São Pedro, nesta quarta-feira (1), às 20h, em parceria com a Orquestra Jovem Theatro São Pedro. O trio é composto por Markéta Laštovičková, Marie Čejnová e Michal Karban, músicos tchecos especializados em acordeão clássico. Com uma abordagem surpreendente e diversificada, eles exploram diferentes estilos musicais, como música clássica, música dos Balcãs, tango argentino e música experimental minimalista.

Os ingressos para o concerto serão mediante duas unidades de materiais de higiene e limpeza, que serão destinados ao Vale do Taquari. A retirada dos ingressos poderá ser feita na recepção do Multipalco, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h.

Local: Theatro São Pedro - Praça Marechal Deodoro - s/nº. Porto Alegre.


O trio foi formado em 2017 enquanto estudavam acordeão na Academia Nacional de Música da Dinamarca / Foto: TBfoto-velke


Programação da Libretos Editora na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre

Durante a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, a Libretos Editora lança dez títulos, entre romance histórico, poesia, conto, crônica, ensaios, memória e infantil, com destaque para a transversalidade com outros segmentos artísticos, como música, o teatro e as artes visuais.  Até 15 de novembro, das 10h às 20h, a editora estará presente na Praça da Alfândega com a Banca 27, localizada na Rua Sete de Setembro.

Além de sessões de autógrafos na Praça Central, vai promover encontros literários, debate, leituras dramáticas, contação de histórias, shows, slams e sarau. Com 22 anos de atuação, a Libretos mantém seu foco editorial voltado à memória e à cidadania, sempre comprometida com a bibliodiversidade.

Confira a programação da editora na segunda semana do evento:

2 de novembro (quinta-feira)

A espada invencível do Rei da Ilha da Esperança Perdida (infantil, 64 páginas), de Vinícius Galeazzi e ilustrações de Santiago

17h - Conversa com Vinícius Galeazzi, autor, e o escritor Emir Rossoni sobre a história de piratas com protagonismo feminino e infantil. No Auditório do Memorial do RS

18h - Autógrafos na Praça Central da Feira

6 de novembro (segunda-feira)

Recomece (poesia, 80 páginas), de Nathy MC Poeta Desperta

19h30 - Slam da Feira, com Nathy MC Poeta Desperta e o Slam do Vida. No Teatro Carlos Urbim

16h - Autógrafos na Praça Central da Feira

8 de novembro (quarta-feira)

Baby Milo (infantil, 40 páginas), de Ana Stela Goldbeck e ilustrações de Débora R. Fraga

16h – Encontro com Ana Stela Goldbeck, autora, e Débora R. Fraga, ilustradora, sobre esperança e resiliência da família de Baby Milo, um porquinho-da-índia. No Auditório Barbosa Lessa

18h - Autógrafos na Praça Central da Feira.


Livro Recomece / Foto: Divulgação


Carmen Busatto lança Poesia e Pedra na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre

Na próxima terça-feira (7), às 18h, a escritora Carmen Busatto lança Poesia e Pedra (Edições Ardotempo, poesia, 96 páginas) na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. O livro de estreia da autora é uma coletânea de poemas escritos em momentos diversos de sua trajetória.


Poesia e Pedra - Carmen Busatto / Foto: Divulgação


Esperando Godot

Janaína Pellizzon e Sandra Dani vivem Vladimir e Estragon, personagens que esperam por um sujeito chamado Godot, que ninguém sabe exatamente quem é. A trama ganha intensidade e contornos preocupantes com a chegada de Pozzo e Lucky, vividos por Arlete Cunha e Lisiane Medeiros, na relação de escravidão que se estabelece entre os dois. A chegada do menino, papel de Valquíria Cardoso, traz consigo notícias sobre Godot, figura pela qual a espera de todos é constante, chegada sempre adiada, que nunca chega a acontecer.

Apresentações 3, 4, 5, 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de novembro (sextas, sábados e domingos), sempre às 19h .

Valor único: R$60,00

Local: Teatro Oficina Olga Reverbel – Praça Marechal Deodoro, s/n° / Centro Histórico de Porto Alegre.


Esperando Godot / Foto: Divulgação


Novembro Negro: Sedac convida à reflexão sobre equidade racial

Um mês para intensificar nossa reflexão sobre uma sociedade mais igualitária, inclusiva e antirracista, e para exaltar ainda mais a importância do povo e da cultura negra na construção do nosso País. É com essa proposta que a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) lança sua programação especial para o Novembro Negro, em referência ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. 

Com o tema “Equidade Racial”, as instituições vinculadas à Sedac prepararam uma agenda cultural focada na luta pela igualdade de direitos e oportunidades, no combate à discriminação e à desigualdade, no enaltecimento de personalidades e artistas pretos e no compartilhamento da arte e da cultura negras como referências identitárias e processo de transformação social. 

Veja neste link a programação completa.


Foto: Divulgação


Galeria de Arte Liana Brandão recebe a exposição 8º Salão de Arte 10x10

A Galeria de Arte Liana Brandão, em São Leopoldo, vai receber a exposição 8º Salão de Arte 10x10 de 1º a 15 de novembro, com horário de visitação das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira (exceto em feriados). A atividade faz parte da 16ª Aldeia Sesc Capilé, que ocorre no município de 8 a 12 de novembro.

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) de São Leopoldo está participando da realização da Aldeia Sesc. O titular da pasta, Marcel Frison, afirma que a exposição representa uma das linguagens artísticas relevantes da cultura. "Este tipo de ação é de extrema importância para as artes visuais da cidade", ressalta.

Sobre o Salão de Arte 10x10

O Salão tem o objetivo de fomentar a produção artística contemporânea, propondo como diferencial os pequenos formatos. A 8ª edição do Salão de Arte 10x10 - 20 anos da Galeria de Arte Loide Schwambach - recebeu 389 inscrições, vindas do Brasil inteiro

Ao todo foram selecionados 28 trabalhos. Dois deles receberam menção honrosa: Zoom microscópico da artista Eloiza da Silva, de Pelotas (RS) e Recriando memórias nº 6, Recriando memórias nº 7 e Recriando memórias nº 8 do artista Fabrício Dias, da Bahia.

O 8ª Salão de Arte 10x10 é uma realização da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte e Prefeitura Municipal de Montenegro, tem correalização do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e AAF – Associação dos Amigos da Fundarte. Financiamento: Pró-Cultura/RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Local: Galeria de Arte Liana Brandão - Centro Cultural José Pedro Boéssio (rua Osvaldo Aranha, 934, Centro de São Leopoldo).


Foto: Divulgação


 3ª edição Festival de Dança de Erechim 

Inicia nesta quarta-feira, 1º de outubro, o Festival de Dança de Erechim – 3ª edição. O evento, que se desenvolve até o dia 5 de novembro, no Pólo de Cultura, começa a receber os mais de 600 dançarinos inscritos pela manhã e início da tarde para os ensaios das apresentações.

A abertura oficial do Festival será no final da tarde deste dia 1º, a partir das 17h, com um grande espetáculo de dança: Mujeres de Água, com a Cia de Arte La Negra, de Ana Medeiros, no Auditório do Pólo de Cultura.  Logo em seguida, será realizada a cerimônia oficial com a presença de autoridades, bailarinos, convidados e imprensa. Também na sequência já iniciam as apresentações das danças, com as avaliações dos jurados, premiação da noite, marcando o início efetivamente do Festival.

O projeto “Festival de Danças de Erechim – 3ª edição” recebeu aprovação da Secretaria de Estado da Cultura. A realização é da ACCIE, com o apoio da Prefeitura de Erechim e o apoio institucional da Associação Gaúcha de Dança. O evento conta com o patrocínio de Cavaletti Cadeiras Profissionais e Triel HT, e é financiado pelo Pró Cultura RS e pelo governo do estado. 

Programação completa neste link


Mujeres de Água / Foto: Divulgação


10ª Tarde da Diversidade Cultural de São Leopoldo

A 10ª Tarde da Diversidade Cultural de São Leopoldo será realizada neste final de semana, 4 e 5 de novembro, das 13h às 22h, e dessa vez acontecerá na Praça 20, conhecida como Praça da Biblioteca.

O evento contará com mais de 40 atrações como: apresentações artísticas, DJs, ongs, palestras e dança, sorteio de brindes, prevenção e teatro, feira cultural. Também terá praça de alimentação.


Diversidade / Foto: Divulgação


3ª edição da Virada Cultural de Novo Hamburgo 

O que coloca uma cidade em movimento? O que conecta as pessoas? Pensando nisso e para enaltecer a cidade como um espaço vivo e potente, com a capacidade de promover a experiência coletiva da diversidade por meio da interação e conexão entre as pessoas, que a 3ª edição da Virada Cultural traz como temática “Novo Hamburgo em Movimento”. O evento ocorre nos dias 4 e 5 de novembro, no Centro de Novo Hamburgo.

Promovida pela Secretaria Municipal da Cultura, a Virada Cultural é gratuita e terá 36 horas de shows, música, teatro, dança, arte, audiovisual, oficinas e intervenções cênicas que acontecerão das 10h de sábado até as 22h de domingo. Haverá dois palcos, que terão atrações concomitantemente em alguns momentos: o principal, localizado no meio da Praça do Imigrante, no mesmo local onde esteve a Feira Regional do Livro, e o palco Sebastião Flores, em frente às bancas. Além desses dois pontos, a Casa das Artes será palco de algumas atrações, como oficinas e espetáculos teatrais, assim como a Biblioteca Municipal Machado de Assis.

Entre as atrações principais desta edição está o cantor de “Anunciação”, “Morena Tropicana” e “La Belle de Jour”, o renomado Alceu Valença, que encerrará a Virada no domingo, às 21h.

Programação completa neste link.


Edição: Marcelo Ferreira