Rio Grande do Sul

NÃO À GUERRA

Comitê de Solidariedade à Palestina de Caxias do Sul se manifesta contra genocídio em Gaza 

Em Porto Alegre uma nova manifestação em prol da paz na Faixa de Gaza acontecerá neste sábado (4)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A atividade foi organizada pelo Comitê de Solidariedade à Palestina e contou com apoio de jovens e integrantes de movimentos sociais - Foto: Marcelo Pedroso

Manifestantes ocuparam a praça pública, no centro de Caxias do Sul, região serrana do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (1º), pedindo o imediato cessar fogo do bombardeio de Israel contra o povo palestino. A atividade foi organizada pelo Comitê de Solidariedade à Palestina e contou com apoio de jovens e integrantes de movimentos sociais. Ato contou com bandeiras, panfletos e atuação nas sinaleiras.

:: Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino neste sábado (4) mobiliza todas as regiões do Brasil; confira os atos já marcados ::

“Há 17 anos, o Estado de Israel bombardeia a Palestina, com o apoio da superpotência militar que é os Estados Unidos. São duas potências de guerra contra um povo pobre que está sendo dizimado na Palestina”, afirmou a assistente social, militante dos direitos humanos e integrante do Comitê de Solidariedade Suélen Santos. 

Integrante do Comitê, além de representar a Fundação Maurício Grabois, Saulo Velasco lembrou que a atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) não consegue resolver a questão na Palestina. “A resolução aprovada é uma vergonha”, salientou. 


Entre os palestinos hoje em Gaza, 53% vivem na extrema pobreza / Foto: Marcelo Pedroso

Comitê de Solidariedade à Palestina

Os caxienses estão organizando e construindo o Comitê de Solidariedade à Palestina desde o dia 24 de outubro, quando o tema foi debatido na Aula Pública, realizada na Universidade de Caxias do Sul. Conta com integrantes de diversos movimentos sociais, jovens, partidos partidos políticos como o PSOL, PCdoB, PT, UP, PCB, ambientalistas, jornalistas, intelectuais e artistas. 

:: Intelectuais, artistas e movimentos assinam manifesto contra genocídio em Gaza; participe ::

O comitê busca ser um espaço de construção para a visibilidade da luta contra a violência do Estado sionista de Israel, em Gaza, e também de solidariedade ao povo palestino.

Ato em Porto Alegre neste sábado


Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino será marcado em várias cidades do país / Divulgação

Prestes a completar um mês, a ofensiva militar de Israel em Gaza iniciada em 7 de outubro segue motivando protestos pelo mundo. No Brasil, milhares de pessoas ocuparão as ruas de pelo menos 13 cidades de todas as regiões do país no próximo sábado (4), no Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino, que terá atos políticos, exibição de filmes e panfletagens. Em Porto Alegre a mobilização acontecerá no Largo Glênio Peres, a partir das 15h. 

O Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino foi convocado durante a 3ª Conferência Internacional Dilemas da Humanidade, realizada em outubro, na África do Sul, pela Assembleia Internacional dos Povos (AIP).


Edição: Katia Marko