Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdFRS - 16 a 23 de novembro 

Diversas atividades culturais alusivas ao mês da Consciência Negra estão entre os destaques da semana

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Maior festival circense do RS, 8º Sesc Circo acontece na cidade de Camaquã, na região Centro-Sul do estado - Foto: Rocio Cibes

Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.

Índice

Cinema e Audiovisual:

Música:

Literatura:

Teatro e dança:

Exposição, artes Visuais e oficina:

Festa, ar livre e programação especial:


CineBancários apresenta o filme "Dálogos com Ruth de Souza" na Semana da Consciência Negra

A partir desta quinta-feira (16), na sessão das 19h, o CineBancários exibe o lançamento exclusivo do filme "Diálogos com Ruth de Souza". A programação integra uma série de atividades do SindBancários alusivas ao mês da Consciência Negra e é especialíssima, já que o filme deve estrear no resto do país somente no ano que vem.

Dirigido por Juliana Vicente, o documentário é uma celebração à vida de Ruth de Souza, nome que inaugura a existência de atrizes negras em palcos, televisões e cinema no Brasil. O documentário traz dois lados, um lado teatral, livremente reminiscente de filmes norte-americanos dos anos 1950 e 1960 que exploram grandes contos e estórias em grande escala, como se o filme fosse uma ode à cultura teatral brasileira e em especial à carreira prolífica teatral de Ruth. O segundo lado é documental e, através de footage film, traz relatos retirados de entrevistas obsoletas de pessoas ligadas à Ruth como Grande Otelo, que agraciava a vida de Ruth, e entrevistas com Ruth já idosa. Tudo isso prende o telespectador com um filme que traz a memória como um presente, um tipo de perdão que todos deviam ter de assumir por não permitir a fama de Ruth.

Confira no site a programação completa da semana e valores. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405. Não há sessões nas segundas-feiras.


Ruth de Souza / Foto: Divulgação


Cinemateca Capitólio 

O Dia da Consciência Negra terá programação especial na Cinemateca Capitólio: a última exibição da única cópia remanescente em película de "Um é Pouco, Dois é Bom", de Odilon Lopez. Produzido em 1970 e rodado em Porto Alegre, o filme é o primeiro longa-metragem dirigido por um cineasta negro no Rio Grande do Sul. Os diálogos contaram com a colaboração do escritor Luis Fernando Veríssimo, em início de carreira na época. A sessão com entrada franca será no dia 20 de novembro, segunda-feira, às 20h, com distribuição de senhas uma hora antes da sessão. 

Confira no site a programação e os horários. A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.


Cinemateca Paulo Amorim 

Entre os destaques da Cinemateca Paulo Amorim a partir desta quinta-feira (16) estão os filmes nacionais "Tia Virgínia", de Fábio Meira, e "Meu Nome é Gal", de Lo Politi e Dandara Ferreira. 

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.


Sala Redenção recebe mostra de filmes sobre saberes indígenas

No final de novembro, o Museu da Ufrgs inaugura a exposição “Sabedorias ~ Arandu ~ Kanhgág Kajró Pẽ”, que comemora os dez anos da Ação de Extensão Saberes Indígenas na Escola (Núcleo Ufrgs). Para a sua pré-estreia, a exposição apresenta uma mostra de cinema homônima na Sala Redenção. A programação conta com cinco sessões comentadas, que acontecem às quintas-feiras, às 19h, entre os dias 9 de novembro e 7 de dezembro.

Neste link a programação completa.

Todas as exibições têm entrada franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus central da Ufrgs, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333, Porto Alergre.

A sala ainda consegue com uma série de especiais e ciclos que podem ser conferidos no portal da sala.


Festival Varilux de Cinema Francês traz 19 filmes recentes

Até o dia 22 de novembro, o 14º Festival Varilux de Cinema Francês vai exibir em diversas cidades brasileiras uma programação cheia de produções premiadas aplaudidas pelo público e pela crítica internacionais. Maior evento com exibição de filmes em francês fora da França, a mostra conta nesta edição com 19 longas, dois clássicos e uma série sobre a diva Brigitte Bardot.

Porto Alegre (Cineflix Shopping Total, Cinemateca Paulo Amorim e Espaço de Cinema Bourbon Country) e Caxias do Sul (Sala de Cinema Ulysses Geremia) são as cidades gaúchas que receberão a programação do festival.

Neste link a programação completa.


Primavera Gaúcha chega ao streaming 

Primavera Gaúcha é o nome do projeto idealizado pela Secretaria da Cultura do RS (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), que se iniciou em setembro com uma mostra na Cinemateca Paulo Amorim e agora chega ao streaming. Todo o programa se estrutura em torno de vinte longas-metragens, com curadoria assinada pela Associação de Críticos de Cinema do RS (ACCIRS). 

Os títulos selecionados para a mostra e também para o streaming, que estará no ar a partir de 18 de novembro durante 30 dias, são representativos do cinema feito no Rio Grande do Sul, seja por questões históricas, temáticas, de gênero ou trajetória premiada.

“A intenção é dar visibilidade e oferecer conhecimento sobre elementos da cultura do sul do Brasil, bem como apresentar a multiplicidade da produção cinematográfica do estado” afirma a equipe curadora.

Também houve a preocupação em destacar a trajetória de diferentes diretores e sua produção geracional, a partir de seus filmes mais relevantes. Os filmes serão disponibilizados gratuitamente na plataforma Sulflix, dedicada ao cinema gaúcho. A programação é gratuita e pode ser acessada em todos os formatos: televisão, notebook, celular, etc.


Exposição FabuláRIOS traz poesia e alerta sobre cuidado e preservação das águas

A exposição interativa "FabuláRIOS –  águas, suas gentes, memórias, plantas, bichos e outros seres" promove o resgate da memória afetiva pelos rios. Essa é a proposta do projeto que está aberto à visitação até 3 de dezembro, no Parque dos Rosa, em Canoas (RS).

A mostra interativa e lúdica convida o público infantil a navegar pelo universo das águas, conhecendo a biodiversidade, suas histórias, tradições e sabedorias. Com cerca de 200m², é um grande ateliê e aborda, a partir de uma perspectiva poético-científica, a urgência da preservação dos rios, o patrimônio cultural das águas e a relação das infâncias com esse elemento tão essencial à vida

Local: Parque dos Rosa (Avenida Victor Barreto, 2186, Centro de Canoas/RS)

Em cartaz: Até dia 3 de dezembro; de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados e domingos, das 14h às 18h.


Exposição FabuláRIOS / Foto: Pamella Mendes / PMC


BPE lança agenda cultural especial para o Novembro Negro

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), preparou uma programação especial durante todo o mês de novembro para apresentar ao público a riqueza da identidade e cultura negras, buscando uma sociedade mais igualitária, inclusiva e antirracista.

O tema deste ano, proposto pela Sedac, é "Equidade Racial". Assim, a BPE intensificou a reflexão, sempre necessária, para exaltar ainda mais a importância do povo e da cultura negra, no mês em que se celebra o 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra.

Neste link a programação completa. 


8º Sesc Circo

Maior festival circense do RS, o Sesc Circo chega, em 2023, a sua 8ª edição. Pelo segundo ano consecutivo, o evento cultural acontece em Camaquã, na região Centro-Sul, entre 21 e 26 de novembro, com realização do Sesc/RS em parceria com a Prefeitura Municipal. A programação conta com 28 apresentações totalmente gratuitas. Serão sessões de rua, shows em escolas e espetáculos no Largo e na Lona Sesc Circo, que serão instalados na "Prainha", um cartão-postal camaquense. 

Ao todo, o festival reunirá 15 atrações com artistas consagrados no país e no exterior, que representam cinco estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Além disso, ocorrerão dois encontros formativos para profissionais de teatro e circo através do projeto Sesc Dramaturgias. As atrações que serão apresentadas na Lona demandam a reserva prévia de ingressos.

Local: Largo e Lona Sesc Circo - Complexo Poliesportivo Rui de Castro Netto - Prainha (Rua Gen. Zéca Neto, SN),  escolas e espaços públicos de Camaquã (RS).

Bilheteria: Além das atrações de rua, apresentações na Lona Sesc Circo são gratuitas, com retirada prévia de ingressos através do site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais, no Sesc Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 01) ou qualquer outra Unidade Sesc/RS. Grupos escolares podem reservar lugar na Lona através do e-mail [email protected]

Informações e a programação completa: www.sesc-rs.com.br/sesccirco 


Ser de Corda / Foto: Rocio Cibes


Atividades alusivas à Consciência Negra em São Leopoldo

Até o final de novembro, estão previstas atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu) de São Leropoldo (RS), através do Departamento de Igualdade Racial e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR).
 
Uma grande festa celebrará o Novembro Negro nos dias 18 e 19 de novembro (sábado e domingo), na Praça da Biblioteca, das 11h às 22h, com a presença confirmada dos artistas: cantor Dhema e o músico Herlon, a fera do Banjo. Além das atrações nacionais, estão previstos grupos de música e dança, Expo Black, praça de alimentação, entre outras. A atividade terá a parceria das secretarias municipais de Educação (Smed), Meio Ambiente (Semmam), Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) e da Sicredi. A programação tem acesso gratuito.
 
Programação::
 
Dia 18 de novembro:
 
14h- Dj Luisinho
15h- Grupo de Dança
16h- Coral Ouro Negro
17h- Sandro e Tiago
18h- Dago e Banda Café Tom Bom
19h- Quintal do Cesinha
20h- Pagode do Chocolate
21h- Herlon a Fera do Banjo, show Nacional
 
Dia 19 de novembro:
 
14h- Dj Luisinho
15h- Dança Afro
16h- Coral Xangô da Mara Virgem
17h- Pagode do Biro
18h- Mari Lima e Banda
19h- Império do Sol
20h- Tributo a Tim Maia com Neno Baz
21h- Dhema
 
Mais ações do Novembro Negro

Está aberta para visitação a exposição itinerante sobre a história de João Cândido, que comandou a Revolta dos Marinheiros (Revolta da Chibata) em 1910. As peças estão expostas no saguão da Prefeitura de São Leopoldo, aberta das 9h às 14h, de segunda a sexta-feira, até o dia 16 de novembro. Já no dia 17, entra a exposição do poeta e militante do movimento negro Oliveira Silveira e o reconhecimento do 20 de novembro como dia da Consciência Negra. 

Dia 19 de novembro:
Minha História Tem Mais de 200 Anos, 14h, Praça 20 de Setembro: Exposição sobre consciência histórica da cidade
Samba e Pagode no Quintal do Walmir, 15h, Rua Maria Link, 163: Show em comemoração ao Dia da Consciência Negra
Missa Pelo Dia da Consciência Negra, 19h, Paróquia Santo Inácio de Loyola, Bairro Rio dos Sinos
 
Dia 22 de novembro:
Cine Debate: Filme Estrelas Além do Tempo, 8h30, CEPA - rua Rio Paraguaçú, 178, Arroio da Manteiga: aprofundar em temas de importância para a luta antirracista.
 
Dia 25 de novembro:
Espaço Divas, 10h, rua Saldanha da Gama, Centro: dia voltado para a beleza negra, café com atrações, palestras etc.
Roda de Conversa e Memória – 150 Anos da Ferrovia Gaúcha, 14h, Armazém do Museu do Trem: Visibilidade as histórias de homens e mulheres que experimentaram a ferrovia de diversas maneiras.
 
Atividades

16 de novembro - 19h: 2º Congresso Antirracista de São Leopoldo
Local: Faculdades EST - Auditório Katharina - Prédio H
Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho/SL
Responsáveis: NERER/SMED, NEABI/Unisinos, Grupo Identidade/ EST/FEN
 
17 de novembro - 8h30 às 16h30: 2º Congresso Antirracista de São Leopoldo
Local: Unisinos - HO2 221
Avenida Unisinos, 950, bairro Cristo Rei São Leopoldo
Responsáveis: NERER/SMED, NEABI/Unisinos, Grupo Identidade/ EST
 
20 de novembro - 19h15: Aula Pública: Consciência Negra e os 20 anos da Lei 10.639 - Educar para transformar
Local: Biblioteca da Unisinos/SL - 1º Andar
Responsável: UNISINOS
Apoio: Grupo Identidade da EST/IECLB /FEN
 
22 de novembro - 10h30 às 12h: Culto Alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra
Local: Faculdades EST - Auditório Katharina - Prédio H
Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho/SL
Responsável: Grupo Identidade- EST/IECLB
 
19h às 20h30: Roda de conversa na modalidade on-line: Saúde da População Negra e determinantes sociais em saúde. - Política de promoção à saúde voltada para as diferenças e diversidades étnico-raciais.
Pessoas convidadas: Junara Nascentes Ferreira, Doutora e mestra em Sociologia pela UFRGS. Enfermeira UTI Adulto do Hospital Fêmina. Especialista em Saúde Pública e em Enfermagem em Terapia Intensiva. Participou da Comissão Especial de Políticas Públicas de Igualdade Racial do Grupo Hospitalar Conceição. Membra do Grupo Técnico de Enfrentamento ao Racismo com COREN/RS.
Mediação: Me. Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer – Coord. Grupo Identidade da EST
Local: Faculdades EST – Auditório Katharina – Prédio H
Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho - SL


São Leopoldo Sem Racismo / Foto: Divulgação


Espetáculo de flamenco Vivir, da Cia Del Puerto

A Companhia de Flamenco Del Puerto, reconhecido grupo de flamenco brasileiro, apresenta Vivir, espetáculo de dança e música flamenca, nos dias 17 e 18 de novembro (sexta-feira e sábado) às 19h, no Teatro Glênio Peres, na Câmara Municipal de Porto Alegre. A atividade integra a 7° Mostra de Artes Cênicas.

Os ingressos serão disponibilizados (2 por CPF) de 14 a 17 de novembro, das 9h às 18h, na Seção de Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255). As apresentações têm entrada franca.


Del Puerto / Foto: Carlos Macedo


Purpurina que Reluz: a Realeza desfila para Nega Lu

A exposição "Purpurina que reluz: a Realeza desfila para Nega Lu" apresenta croquis, fantasias e vídeos do carnaval de 2023, além de objetos históricos da Realeza. Com curadoria de Everton Cardoso e Vanessa Aquino, traz uma escola de samba que simboliza a potência do carnaval de Porto Alegre e o desfile que tratou de orgulho, representatividade e respeito. A abertura acontece nesta sexta-feira (17), às 19h, com apresentação do grupo show da Realeza, no Centro Cultural da Ufrgs.

Exposição fica aberta para visitação na Sala Nogueira do Centro Cultural até o dia 23 de fevereiro de 2024, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. A entrada é gratuita.

Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333 - acesso pelo andar térreo. Porto Alegre)


Exposição Purpurina que reluz / Foto: Gelson Pereira


Final de semana na Casa da OSPA tem concerto com estreia mundial e recital para Bruno Kiefer

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), oferece duas opções de programação cultural neste final de semana. No sábado (18), às 17h, o concerto Dvořák, Muñoz & Costa Lima reúne na Sala Sinfônica a maestrina Alba Bomfim e o trompista Fernando Chiappero, dentro da programação especial da Sedac para o Novembro Negro. Os ingressos estão à venda pelo Sympla, por valores entre R$ 10 e R$ 50. No domingo (19), a Orquestra dá continuidade às comemorações do centenário de Bruno Kiefer (1923-1987), com um recital gratuito, às 18h.

Local: Sala Sinfônica da Casa da OSPA (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)


Concerto Ospa / Foto: Vitória Proença


BPE apresenta batalha de poesia falada e verso livre focados no protagonismo negro

Nesta sexta-feira (17), às 19h, acontecerá a 12ª edição Slam Aquilombaí e apresentações em verso livre na Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A entrada é gratuita.

O Salão Mourisco da BPE receberá as slammasters Agnes Mariá, Adrielle Figueiró e Poeta Desperta, do Slam Aquilombaí, para soltarem a voz e coordenarem a competição. A atividade é uma realização conjunta entre a BPE e a Coletiva Urbana de Retomada Aquilombaí (CURA). As inscrições são limitadas e serão feitas no local do evento. A competição vale vaga para a final de 2024 e haverá premiação em dinheiro. A atividade integra a agenda especial desenvolvida pela BPE para o Novembro Negro.

Informações completas neste link.

Local: Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, no Centro Histórico de Porto Alegre)


Slam Aquilombaí / Foto: Victor Frainer


Livro "O Cometa Eterno" revive a glória do G.E. Renner e sua herança no futebol gaúcho

O livro "O Cometa Eterno" celebra a memória do G.E. Renner, clube que fez história no futebol gaúcho na década de 50, ao se sagrar campeão estadual em 1954. Escrito por Luis Carlos Macchi e Vítor Vasata, a publicação será lançada na próxima terça-feira (21), às 18h, no restaurante Galeto do Mercado, localizado no DC Shopping (R. Frederico Mentz, 1561, Porto Alegre). Haverá unidades à venda no local, ao valor de R$ 65. 

O evento contará com a presença de personalidades do futebol e sessão de autógrafos, além de uma exposição com fotografias e objetos que retratam a rica história da extinta equipe do 4º Distrito de Porto Alegre.


Livro "O Cometa Eterno" / Foto: Arquivo Pessoal


Tati Portella, Tributo a Tim Maia e espetáculo "A Sbørnia Kontra`Atracka" no Aldeia Sesc Novo Hamburgo

A 4ª edição da Aldeia Sesc Novo Hamburgo inicia nesta quinta-feira (16), com atrações culturais gratuitas para toda a comunidade. Na agenda do evento realizado pelo Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal, estão show de Tati Portella, tributo a Tim Maia e o espetáculo de teatro musical "A Sbørnia Kontra`Atracka". Com atividades, também, ligadas às artes visuais e contação de histórias, a programação se desenvolve, principalmente, na Praça do Imigrante, mas também conta com ações em escolas, na Casa das Artes, na Praça da Juventude e no Sesc Novo Hamburgo até domingo, dia 19. 


Com entrada gratuita, novo espaço cultural conta a história de sete décadas da OSPA

A partir de próxima terça-feira (21), o público terá a oportunidade de conhecer em detalhes a história de uma das orquestras mais antigas do Brasil. A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), finalmente realiza um antigo sonho: o Memorial da OSPA. Este espaço apresenta o vasto acervo da Orquestra ao longo de seus 73 anos de existência, o que acrescenta mais um atrativo à Casa da OSPA, que já conta com uma Sala Sinfônica e uma Sala de Recitais com uma programação cultural intensa. A visitação estará disponível a partir do dia 21 de novembro, de terça a sexta-feira, das 12h às 17h, e nos dias de concerto, das 12h até o fim do espetáculo. A entrada é gratuita.

Local: Casa da OSPA (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)
Visitação: de terça a sexta-feira, das 12h às 17h, e nos dias de concerto, das 12h até o fim do espetáculo.


Concerto em Fábrica / Foto: Acervo OSPA


Espetáculo Kuumba conta Anansi e o Baú de Histórias

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresentará na próxima quinta-feira (23), às 15h, no Teatro Carlos Carvalho, o espetáculo infantil "Kuumba conta Anansi e o Baú de Histórias", com Mayura Matos. A atividade integra a programação especial do Novembro Negro. 

Kuumba, que significa criatividade na língua Swahili e também é um dos princípios do Kwaanzar, é uma viajante do tempo que leva e traz histórias necessárias para que o povo as ouça. Neste momento, Kuumba contará como Anansi e sua esposa, Aso, conseguiram conquistar as primeiras histórias de Nyame, o deus do céu!

A peça, dirigida e encenada por Mayura Matos, é destinada ao público infantil e foi desenvolvida com base nos valores civilizatórios afro-brasileiros, organizados por Azoilda Loretto Trindade para a educação infantil. Além de trazer cultura e ludicidade para as crianças, o espetáculo também tem como objetivo difundir esses valores na prática, assim como aplicar a Lei 10.639, sancionada em janeiro de 2003, que tornou obrigatória a inclusão da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo da Rede de Ensino, no campo das artes cênicas.

Local: Teatro Carlos Carvalho, Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre)

*Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla, por R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada)


Espetáculo infantil Kuumba conta Anansi e o Baú das Histórias / Foto: Vini Vogel


Ocre Galeria e Maiojama inauguram espaço expositivo com obras de Nelson Wilbert 

Com o objetivo de ampliar as possibilidades de difusão da obra artística, a Ocre Galeria inaugura parceria inédita com a Maiojama que tem como primeira ação a exposição com obras do artista plástico Nelson Wibert. Intitulada "Sample - Um espaço compartilhado", a mostra será aberta nesta quinta-feira (16), das 19h às 22h, no espaço localizado na Avenida Nova York, 130, em Porto Alegre.  A mostra pode ser visitada até o dia 10 de dezembro próximo.  A entrada é franca.

Visitação até o dia 10 de dezembro de 2023, de segunda a sábado, das 9h às 18h, e domingo e feriado das 9h às 17.


Obra sem título / Foto: Divulgação


Roda de Samba do Paulinho Parada 

No último domingo musical do ano (19), Paulinho Parada convida artistas de Porto Alegre para compor uma roda de samba. Entre as pessoas convidadas estão Naná (do grupo Samba Delas), Franco (do Cachaça de Rolha), Cassiano (do regional Volto pra te ver), Cabelinho Azevedo (das rodas de samba do Bar do Nito) e a etnomusicóloga Gaby Nascimento.

Local: Largo Jorn. Glênio Péres, 1 - Centro Histórico, Porto Alegre
Horário: Início ao meio dia  
Ingresso: Entrada franca 


Roda de Samba do Paulinho Parada / Foto: Divulgação


CCMQ apresenta programação diversificada em homenagem ao Novembro Negro: arte, cultura e conscientização em destaque

No mês da Consciência Negra, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) apresenta uma programação alinhada às atividades da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

Serão várias ações nas mais diferentes áreas – artes visuais, artes cênicas, música, literatura, economia criativa e programação educativa –, oferecidas pela CCMQ, pelo Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), pelo RS Criativo, pela Cinemateca Paulo Amorim, pelos Institutos Estaduais de Cinema (IECine) e de Música (IEM) e por outras parcerias.

Neste link a programação completa.


Novembro Negro / Foto: Divulgação


Bloco da Laje realiza apresentação no Festival Turá

O Bloco da Laje embarca rumo ao 11° carnaval cheio de vida e fluindo com o mundo. O coletivo entra na segunda década de trabalhos cultivando a alegria, a paz e a tranquilidade, temperando num tempo destemperado, vibrando sua bandeira colorida, ativa, diversa e cheia de boas intenções. São anos de plantação, de arte na rua, de teatro, música, alegria, manifestações artísticas e ativismo, sempre no caminho do bem.

Cheio de novidades, o coletivo se apresenta no Festival Turá, neste domingo (19), ao lado de grandes nomes da cena brasileira, como Caetano Veloso, Francisco El Hombre, banda parceira com a qual já gravou, Duda Beat e Baco Exu do Blues. Em outra frente, anuncia sua participação no Festival Morrostock, em dezembro, e espalha seu financiamento coletivo para viabilizar seu tradicional cortejo de carnaval, realizado sempre no último domingo de janeiro. Para isso, caprichou nas recompensas para os apoiadores: bolsa térmica, bonés, o brasão da 11ª edição e as artes lindas do Celopax, entre tantas outras possibilidades.

Informações e ingressos neste link.


Bloco da Laje / Foto: Maciel Goelzer


Exposição Grifo - o jornal que ri

O Grifo, jornal de cartunistas, ilustradores e escritores da Grafar, esta complentando três anos de jornalismo de humor. Para marcar seu terceiro ano realizará uma exposição de capas do Grifo e uma roda de conversa com a temática: O Papel do Jornalismo de Humor para a Democracia, na próxima terça-feira (21), às 19h, no Clube de Cultura, em Porto Alegre. 

O Grifo chegou, ainda, ao seu nº 40, edição comemorativa que poderá ser adquirida no dia do evento.

Local: Ramiro Barcelos, 1853 - Bom Fim, Porto Alegre.
Entrada Franca


Exposição Grifo / Foto: Divulgação


Espetáculo “Chamas”

O ]terá apresentação única nesta quinta-feira (16), às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco do Theatro São Pedro. Informações sobre ingressos no site do teatro. Em sua essência, Chamas é mais do que uma montagem, é um mergulho no feminino, uma abertura de consciência.

O espetáculo Chamas, performance de dança-teatro, tem seus alicerces em histórias de mulheres. Mulheres invisíveis, excluídas, trabalhadoras, mães, prisioneiras. Mulheres da grande comunidade chamada Brasil, que trazem na pele as marcas da desigualdade social. 

Local: Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n° Centro Histórico de Porto Alegre)

Neste link a programação completa do Theatro São Pedro 


Espetáculo Chamas / Foto: Estúdio Anambé


Memorial do Rio Grande do Sul apresenta a exposição "O legado suíço-brasileiro na Amazônia: arte, ciência e sustentabilidade" 

A Embaixada da Suíça no Brasil e o Consulado-Geral da Suíça em São Paulo apresentam em Porto Alegre a exposição "O legado suíço-brasileiro na Amazônia: arte, ciência e sustentabilidade", um projeto em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi e a Associação Cultural e Artística Oswaldo Goeldi. A mostra será inaugurada na próxima quinta-feira (23), no Memorial do Rio Grande do Sul (MRS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O lançamento contará com a presença do embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, que liderará uma delegação composta pelo diretor geral das Américas do Departamento de Assuntos Estrangeiros da Suíça, os Consulados Gerais, os Consulados Honorários, os escritórios Swissnex, Swiss Business Hub e do Turismo da Suíça.

Visitação: de 23 de novembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024
Horário: de terças a domingos das 10h às 17h
Local: Memorial do Rio Grande do Sul - Rua Sete de Setembro, 1020 – Centro Histórico, Porto Alegre


"O legado suíço-brasileiro na Amazônia: arte, ciência e sustentabilidade / Foto: Divulgação


Duo Mandrágora no Farol Santander

Os músicos Daniel Sarkis e Jorge Brasil formam o Mandrágora, duo de música instrumental, que se apresenta nesta quinta-feira (16), às 20h, no Farol Santander, em Porto Alegre. A apresentação integra a programação da série Mundo do Violão. Informações sobre ingressos na Sympla.  

Neste show, o duo passeia pelas músicas de seus dois discos, como 22 Horas no trem, Cruzando o Rio La Plata, Antígua e Apertando o passo.

O Farol santander fica na R. Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico de Porto Alegre.


Duo Mandrágora / Foto Julia Salustiano


Direito ao Delírio no Armazém do Campo

Neste sábado (18), a partir das 20h, o Armazém do Campo de Porto Alegre terá música popular da América Latina com a Banda @direitoaodelirio.

Muita animação, emoção e música boa para você curtir com seus amigos e amigas. 

O Armazém do Campo fica na R. José do Patrocínio, 888 - Cidade Baixa, Porto Alegre.


Diego Janssen no Milonga Poa 

Nesta quinta-feira (16), a partir das 21h, o músico uruguaio Diego Janssen se apresenta no Milonga Poa, em Porto Alegre.

Janssen é um compositor um produtor musical inovador que mistura a tradição afro-uruguaia do Candombe com Jazz psicodélico, Rock progressivo, música latino-americana e world music. Um novo estilo que ele chama de Candombe Psicodélico. �

O show conta com a participação mais que especial da também uruguaya @fulana.de.val 

A apresentação tem entrada livre, com contribuição espontânea!

Já na sexta-feira (17), acontece a segunda edição do bailinho Qué Chimba.

O Milonga Poa fica ne Travessa Venezianos, 38, Cidade Baixa - Porto Alegre.


Turucutá no Espaço Cultural 512

A Turucutá sobe ao palco do Espaço Cultural 512 , nesta sexta-feira (17), trazendo muito carnaval a partir das 20h. Informações sobre ingressos e reservas no site do espaço. 

Com 15 anos de história, referências dos antigos carnavais e respeito ao povo das escolas de samba, a Turu está de volta aos palcos e às ruas, com integrantes do início da formação do grupo juntamente com outros que foram se somando ao longo dos anos. Após o show, DJ Luiza Pads mantém a pista quente.


Turucutá / Foto: Josemar Afrovulto


Edição: Marcelo Ferreira