Rio Grande do Sul

NOVEMBRO NEGRO

IV Festival Cinema Negro será lançado no dia 20 de novembro no Salão de Atos da Ufrgs

O professor e escritor Oliveira Silveira será outorgado com o título de Doutor Honoris Causa 'In Memoriam'

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O grande homenageado será o escritor e professor Oliveira Silveira - Foto: : Tânia Meinerz

O IV Festival Cinema Negro em Ação promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), será lançado oficialmente no dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra.

O lançamento ocorrerá, às 15h, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e fará parte da programação do Novembro Negro, organizado pelo Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi - Ufrgs). 

:: “Os atos racistas fazem parte da nossa caminhada, mas não podemos abaixar a cabeça” ::

O grande homenageado será o escritor e professor Oliveira Silveira, o Poeta da Consciência Negra, a quem será outorgado o título de Doutor Honoris Causa “In Memoriam”.

O Festival também irá apresentar a programação oficial da quarta edição, bem como as obras da Mostra Especial. A Sedac integra a programação com a exibição do curta-metragem documental dirigido por Camila de Moraes, e financiado pela Casa de Cultura Mario Quintana, lançando “Oliveira Silveira, O Poeta da Consciência Negra”, filme que conta com a atriz Vera Lopes e o ator Sirmar Antunes, e entrevistados como Naiara Oliveira, Sátira Machado, Jorge Fróes, entre outras participações conectadas ao poeta e à sua obra. 

Ainda no dia 20 de novembro, será apresentada, às 19h, na Sala de Cinema Redenção, a Mostra retrospectiva Cinema Negro 2022. Uma Sessão Retrospectiva em parceria com a Sala Redenção da Ufrgs, um aquece para a próxima edição com a exibição dos filmes e produções vencedoras da Mostra Cinema Negro em 2022. 

Festival Cinema Negro 

O Festival Cinema Negro em Ação ocorrerá entre os dias 7 e 10 de dezembro deste ano. Esta mostra incluirá videoclipes, videoarte, curtas-metragens e longas-metragens, no formato digital, de temática livre. O foco está em trabalhos produzidos por pessoas negras ou com protagonismo negro em várias áreas, como direção de arte, direção de fotografia, montagem, entre outras. 

:: “Quando combatemos o racismo, conseguimos formas dignas para produzir”, diz cineasta ::

O evento é aberto a produtores negros de todo o Brasil, reconhecendo o audiovisual como um meio para o desenvolvimento econômico e social. 

Neste ano, o Festival irá trabalhar o princípio de narrativas transversais e irá propor um desafio do diálogo entre as fronteiras do saber e poder, e representa a habilidade de integrar perspectivas diversas, especialmente no audiovisual. Mais informações no perfil @cinenegroemacao no Instagram.


Edição: Katia Marko