Rio Grande do Sul

Vida das Mulheres

Acolhimento é tema dos 21 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres em São Leopoldo

Programação tem início nesta segunda-feira (20) com abertura de exposição na prefeitura

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A campanha é uma mobilização educativa que luta pelo fim da violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres - Flávio Costa/ASPTA

A Secretaria de Políticas para Mulheres de São Leopoldo começa nesta segunda-feira (20), a Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A abertura da exposição "Acolhimento", às 11h30, no saguão do 2º andar da Prefeitura, em frente à Escola de Gestão Pública, marcou o início das atividades, que será finalizada com o Seminário "Acolher é não julgar: alimente essa ideia pela Vida das Mulheres", dia 11 de dezembro, na Câmara Municipal.
 
Conforme explica a Diretora de Prevenção e Enfrentamento à Violência, Lilian Conceição da Silva, o enfoque da campanha deste ano é no acolhimento às mulheres com a perspectiva de desconstrução da cultura de julgamento e culpabilização das vítimas.

"Por isso, acolher é não julgar. Também se busca afirmar a laicidade do Estado, ao mesmo tempo com reconhecimento do papel da religião para a transformação da cultura misógina, na sensibilização de lideranças de comunidades religiosas para divulgação e participação, na ampliação de parcerias na composição da agenda", explica a diretora.
 
As atividades programadas contam com a parceria das secretarias municipais de Direitos Humanos (Sedhu), Saúde (Semsad), Segurança (Semusp), Educação (Smed) e Habitação (Semhab), Escola de Gestão Pública, Conselho Municipal de Direitos das Mulheres (Comdim), Comitê Intermunicipal de Fortalecimento da Rede de Políticas Públicas para Mulheres, Universidade La Salle; lideranças religiosas; associações e entidades da sociedade civil.


 
Sobre a campanha
 
A campanha é uma mobilização educativa que luta pelo fim da violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres. Cerca de 160 países em todo o mundo participam de ações que têm início no dia 25 de novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. No Brasil, o início é marcado pelo Dia da Consciência Negra, em razão da dupla vulnerabilidade da mulher negra, pela intersecção entre machismo e racismo.
 
O período da Campanha dos 21 Dias compreende as datas 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra; 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e Dia Municipal de Combate ao Feminicídio; 29 de novembro, Dia Internacional das Mulheres Defensoras dos Direitos Humanos; 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra Aids; 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência; 6 de dezembro, Dia dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres; 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
 
Programação
 
21 de novembro
 
8h30: Isaura Maia: Conversando sobre cuidado: a violência sexual e seus desafios na saúde mental de crianças e adolescentes
 
Local: Cepa-Centro de Espiritualidade Padre Arturo
 
Rua Rio Paraguaçu, 178, Arroio da Manteiga
 
14h30: IECLB – Igreja do Relógio - Roda de Diálogo "Quem Tem Fé Respeita Mulher"
 
16h: ODARA - Círculo de Mulheres e as Mães Orixás"
 
18h30: COL – Cine Debate (PLP's – CECA): documentário Vicensa. Rua Primeiro de Março, 777 - Centro
 
22 de novembro
 
8h30: Isaura Maia: Cine Debate "Estrelas Além do Tempo", sobre enfrentamento ao racismo
 
Local: Cepa-Centro de Espiritualidade Padre Arturo
 
Rua Rio Paraguaçu, 178, Arroio da Manteiga
 
19h: Cooperat Atitude Feminina, Vila Santa Marta – Arroio da Manteiga: Roda de Diálogo "Quem Tem Fé Respeita Mulher"
 
23 de novembro
 
10h: Manhã Cultural da ACAEER: Roda de Diálogo "Quem Tem Fé Respeita Mulher"
 
13h30: Formação para conselheiras e conselheiros municipais, Comdim e Coletivo Feminino Plural
 
19h: Aula da disciplina Psicologia Social, sob a responsabilidade da Professora Cristiane Knijnik, Plataforma Teams – Unisinos
 
24 de novembro
 
13h30: Formação para Mulheres Originárias – Coletivo Feminino Plural, no Auditório da Escola de Gestão Pública
 
25 de novembro
 
9h: PLPs – CECA: Panfletagem e diálogo com a Comunidade na Esquina do Colégio Visconde, na Rua Independência – Centro
 
29 de novembro
 
11h30: Ilê Axé Oyawoye, Mãe Isabel: Roda de Diálogo "Quem Tem Fé Respeita Mulher" - Rua Dr. Hillebrand, 774 - Rio dos Sinos
 
14h: Comunidade Santa Marta – Roda de Diálogo "Quem Tem Fé Respeita Mulher"
 
14h: Roda de conversa com colaboradoras e colaboradores da Viação Leopoldense
 
0

3 de dezembro

Romaria Ecológica de Santa Bárbara – Ação "Quem Tem Fé Respeita Mulher"
 
6 de dezembro
 
7h: Panfletagem nas Estações Mercado, Canoas e São Leopoldo; Encontro de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres – Câmara Municipal de São Leopoldo (Parceria com Trensurb + CoLéo + Frente Parlamentar Homens pelo Fim da Violência: ação na Estação São Leopoldo
 
9 de dezembro
 
17h: Casa da Irmã Janete Linhares, liderança da Assembleia de Deus, Jardim Fênix - Roda de Diálogo "Quem Tem Fé, Respeita Mulher"
 
11 de dezembro
 
8h30: Seminário Acolher é Não Julgar: alimente essa ideia pela vida das Mulheres, na Câmara Municipal (Sepom, Jacobina, Comdim, EGP, Comitê Intermunicipal de Políticas para as Mulheres, La Salle)

* As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo.


Edição: Katia Marko