Rio Grande do Sul

AGROECOLOGIA

Feira Ecológica do Bom Fim tem programação cultural neste sábado (25)

Inauguração de portal, sessão comentada de documentário do Greenpeace e show musical integram a manhã de feira

Brasil de Fato RS | Porto Alegre |
Cena do documentário Antes do Prato, que será exibido às 9h na Casa Mangará, localizada paralelo à feira - Foto: Reprodução/Greenpeace

Os frequentadores da Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF), de Porto Alegre - a maior a céu aberto da América Latina -, serão recepcionados na manhã deste sábado (25) com diversas atividades. O destaque fica para a exibição gratuita do documentário Antes do Prato, lançando pelo Greenpeace para mostrar a força da agricultura familiar na promoção de saúde, conservação ambiental e combate à fome. A exibição será na Casa Mangará, às 9h, localizada paralelo à feira, e é necessário fazer inscrição.

:: Documentário 'Antes do Prato' leva ao cinema um olhar sensível sobre a agroecologia ::

Antes, já na abertura da feira, às 7h, ocorre a inauguração do portal de boas-vindas do espaço. Bordadas a mão pela agricultora Luciana Loewenstein Justin, da Cantinho da Natureza, de Itati, as duas faixas em juta levaram três meses para serem confeccionadas. As estruturas serão de bambu, feitas sob encomenda pelo designer e artesão Thiago Alves Rempel para os feirantes.

Das 11h às 12h30min está previsto um show musical protagonizado pelos alunos da Escola dos Sonhos, que levarão um repertório variado para José Bonifácio, sob a batuta do professor Kity Poffo.

Sessão comentada de Antes do Prato

O documentário Antes do Prato, com 54 minutos de duração, conta a história de quatro experiências em agroecologia, em diferentes regiões do país, a partir das vivências de quem protagoniza a produção e o acesso a alimentos saudáveis. Um dos entrevistados é o agricultor ecologista Huli Marcos Zang, do Assentamento Filhos de Sepé, localizado no distrito de Águas Claras, em Viamão. Ele é responsável pela banca da Cooperativa dos Produtores Orgânicos de Reforma Agrária de Viamão (COPERAV) na FEBF, que também é um dos cenários das gravações. A direção é de Carol Quintanilha e a produção executiva de Juliana Borges.

A projeção será feita na Casa Mangará, localizada paralelo à feira, no mesmo casarão que abriga a Banana Verde Produtos Ecológicos. Após a exibição, ocorre um bate-papo com a conselheira no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (Consea-RS), Potira Preiss. Ela é bióloga, mestre e Doutora em Desenvolvimento Rural, pesquisadora Pós-Doc no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/Ufrgs), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (Gepad) e membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PenSSAN).

As vagas são limitadas e, para assistir, é preciso fazer inscrições prévias por formulário até sexta-feira (24). O apoio para viabilização da sessão é do Greenpeace, Taturana Mobilização Social, Casa Mangará, Banana Verde Produtos Ecológicos, Coletivo Catarse e Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre.

Serviço

Quando: 25/11, sábado

7h: Inauguração Portal FEBF – Avenida José Bonifácio, acesso na esquina com a Rua Vieira de Castro

9h às 10h30: Sessão comentada de cinema – Documentário Antes do Prato, na Casa Mangará, Av. José Bonifácio, 593 – Inscrições até as 18h de sexta-feira em forms.gle/mthpdJK7HRvxVefn8

11h às 12h30: Shows musicais da Escola dos Sonhos


Edição: Marcelo Ferreira