Rio Grande do Sul

Homenagem

Raul Pont recebe título de deputado emérito do Rio Grande do Sul

Solenidade aconteceu nesta quarta-feira (29) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Parlamentares de diversos partidos prestigiaram a homenagem - Foto: Mariana Czamanski

Em sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira (29), o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont (PT) foi agraciado com o título de deputado emérito pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Pont foi o primeiro militante do Partido dos Trabalhadores a receber este título, cuja proposta foi feita pelo deputado estadual Luiz Mainardi (PT). Ao receber a honraria, ele ressaltou que a homenagem é a toda a bancada pela sua luta aguerrida nestes 40 anos.

:: Orçamento Participativo é forma de 'instigar pessoas a serem protagonistas', diz Olívio Dutra ::

Membro da primeira bancada estadual gaúcha do PT, Pont lembrou também de seus companheiros, na ocasião em que foram constituinte gaúchos: Selvino Heck, José Fortunati e Adão Pretto. Na solenidade estavam na mesa presidida pelo deputado e vice-presidente da casa, Valdeci Oliveira( PT), os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, além do homenageado e sua esposa, a psicóloga Liliane Froemming.

Raul Pont foi saudado por seus colegas Mainardi e Pepe Vargas (PT), além da deputada Luciana Genro (PSOL). A parlamentar lembrou do inicio de sua militância no movimento estudantil, quando conheceu Raul Pont, então vice-prefeito da Capital quando seu pai, Tarso Genro, era o prefeito.

O homenageado

Raul Jorge Anglada Pont é um historiador e professor universitário que iniciou sua carreira política como líder estudantil no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) nos anos 1960, em plena ditadura militar. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986, como o mais votado pelo Partido dos Trabalhadores, que ajudou a fundar anos antes. 

Foi deputado constituinte e, em 1996, foi eleito prefeito de Porto Alegre em primeiro turno. Sua gestão foi marcada pela consolidação do Orçamento Participativo, pelas melhorias no Mercado Público de Porto Alegre e a construção da Terceira Perimetral. Em 2002 voltou ao parlamento gaúcho, onde foi reeleito mais duas vezes, antes de se aposentar da vida pública em 2016.

A distinção de deputado emérito existe desde 1988 e é definida pela Mesa Diretora do Parlamento, a partir de consultas às bancadas e conferida no mês de maio de cada ano, e a ex-parlamentares que, ao longo de sua carreira, tenham prestado relevantes serviços ao Poder Legislativo do Rio Grande do Sul. O nome de Raul foi proposto pela Bancada do Partido dos Trabalhadores. Além do título, haverá descerramento de foto do homenageado na Galeria dos Deputados Eméritos.


Edição: Marcelo Ferreira