Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdFRS - 30 de novembro a 7 de dezembro

A primeira semana de dezembro traz programação musical intensa, candombe e parada da diversidade

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Entre os destaques da semana está a última edição de 2023 do Samba do Quintana  - Foto: Josemar Afrovulto

Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.

Índice

Cinema e Audiovisual:


Música:


Literatura:

 
Teatro e dança:

 
Exposição, artes Visuais e oficina:

 
Festa, ar livre e programação especial:


Pedágio estreia no CineBancários

Estreia nesta quinta (30) no CineBancários, na sessão das 19h, "Pedágio", novo longa-metragem da diretora Carolina Markowicz ("Carvão"). Estrelando Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga, o filme conta a história de uma atendente de pedágio inconformada com a orientação sexual do filho que comete delitos para financiar uma cura para o que considera uma doença. A obra quebra as expectativas do público e joga no colo do espectador uma reviravolta de fincar as mãos na poltrona. Exibido no Festival de Toronto e eleito o melhor filme do Festival de Cinema de Roma, "Pedágio" é um filme intenso e necessário.

Confira no site a programação completa da semana e valores. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405. Não há sessões nas segundas-feiras.


Cinemateca Capitólio 

De 28 de novembro a 8 de dezembro, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Buñuel no México, com dez filmes da fase mexicana do grande diretor espanhol.

A programação destaca obras marcantes da história do cinema, como "Os Esquecidos", "Nazarín", "Simão do Deserto" e "O Alucinado", com um recorte que passeia entre histórias de cunho social e narrativas abertamente surrealistas.   

Confira no site os horários. A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.


Festival de Cinema Italiano na Cinemateca Paulo Amorim 

Destaca-se na programação da Cinemateca Paulo Amorim entre os dias  30 de novembro a 6 de dezembro o Festival de Cinema Italiano, com entrada franca. "Terra das Mulheres" é um dos filmes da mostra. 

Sinopse: Em uma Sardenha rural durante a Segunda Guerra Mundial, vive Fidela, a sétima filha, uma mulher considerada bruxa pela tradição popular. Ela encontra amor e conexão com a terra e a água, mas também enfrenta o desafio de ser diferente em uma sociedade que busca conformidade. Quando Fidela se torna mãe de uma criança confiada a ela, sua vida é transformada e ela descobre a força de sua própria identidade. Uma história envolvente sobre empoderamento feminino, aceitação, maternidade e a busca pela verdadeira liberdade.

Veja neste link a programação completado festival.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.


Sala Redenção recebe mostra de filmes sobre saberes indígenas

No final de novembro, o Museu da Ufrgs inaugura a exposição “Sabedorias ~ Arandu ~ Kanhgág Kajró Pẽ”, que comemora os dez anos da Ação de Extensão Saberes Indígenas na Escola (Núcleo Ufrgs). Para a sua pré-estreia, a exposição apresenta uma mostra de cinema homônima na Sala Redenção. A programação conta com cinco sessões comentadas, que acontecem às quintas-feiras, às 19h, até o dia  7 de dezembro.

Confira a programação completa.

Todas as exibições têm entrada franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus central da Ufrgs, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333, Centro de Porto Alegre.

A Sala Redenção mantém uma série de especiais e ciclos que podem ser conferidos em seu portal.


Festival Varilux de Cinema Francês apresenta sessões na Sala Redenção

Neste ano, o Festival Varilux de Cinema Francês chega a sua 14ª edição, contando com a direção e curadoria de Emanuelle e Christian Boudier. Com atividades em mais de 60 cidades, o evento busca promover a cinematografia francesa ao redor do Brasil, incentivando o público a frequentar as salas de cinema e apoiando o trabalho dos distribuidores locais. 

Na Sala Redenção, o festival exibe sete filmes recentes e inéditos no Brasil. A programação inclui os dramas "O Astronauta", "Disfarce Divino" e "Maestro(s)", além das comédias "O Livro da Discórdia" e "O Renascimento". O festival ainda exibe a sequência da premiada animação "Ernesto e Celestine", e o último lançamento de Cédric Kahn, "Making Of".

A Sala Redenção está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333, Centro de Porto Alegre.


Alejandro Brittes apresenta o espetáculo (L)ESTE em frente às ruínas de São Miguel das Missões

Depois da turnê pelos Estados Unidos e diversos shows pelo Rio Grande do Sul, o acordeonista argentino radicado em Porto Alegre Alejandro Brittes se prepara para encerrar o ano de 2023 com um show emblemático. Ele apresentará o premiado álbum (L)ESTE no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, popularmente conhecido como Ruínas de São Miguel das Missões, no domingo (3), às 19h30, com entrada de 1kg de alimento não perecível, que será destinado para a aldeia indígena Tekoá Koenn'ju. 

Local: Em frente às ruínas de São Miguel (RS). 


Alejandro Brittes / Foto: Rafael Costa


Bate Sopra apresenta show de lançamento do seu disco de autorais 

A banda Bate Sopra fará show do lançamento do seu disco Transmutação Urbana, na próxima quarta-feira (6), às 21h, no Agulha (R. Conselheiro Camargo, 300 - São Geraldo, Porto Alegre). 

A Bate Sopra é uma fanfarra (coletivo musical composto por instrumentos de sopro e percussão) que desde 2014 vem colorindo as ruas de Porto Alegre de amarelo e roxo, com sua musicalidade forte e alegre. Ao longo desses nove anos de caminhada, o grupo já se apresentou em ruas e eventos do Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Em 2019 a banda foi vencedora do festival de música de Porto Alegre na categoria música de rua com a música "Ventania". 

Ingressos disponíveis pelo Sympla


Bate Sopra / Foto: Divulgação


CDE promove oficina de bordado "Bordando Afetos"
 
O Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE) promove a oficina "Bordando Afetos", ministrada pela artista Mitti Mendonça. O evento ocorrerá nos dias 2 e 9 de dezembro, das 15h às 18h, no ateliê do CDE, localizado no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

O objetivo da oficina é explorar questões autobiográficas e de afetividade, despertando memórias pessoais por meio do bordado como uma forma de conexão com os sentimentos. A artista têxtil Mitti Mendonça conduzirá a jornada, compartilhando referências de artistas que trabalham com bordado e discutindo o cenário da arte têxtil contemporânea. Além disso, ela demonstrará seus processos criativos e ensinará quatro pontos de bordado livre em tecido.

Os interessados devem enviar antecipadamente as fotografias para que o risco de bordado seja feito. Não é necessário trazer materiais para a realização da atividade, pois agulhas, linhas, tecidos e bastidores estarão disponíveis durante a oficina.

Número máximo de participantes: 15
Taxa de Inscrição: R$ 110,00
Inscrições: pelo link
Informações: [email protected]
Material: fotos de família


"Bordando Afetos" / Foto: Guta Oliveira


Bach e Corelli encerram a Temporada 2023 da Orquestra da Ulbra no Farol Santander 

Neste domingo (3), às 18h, a Orquestra de Câmara da Ulbra realiza seu último concerto do ano no Farol Santander Porto Alegre. Desta vez, o programa será dedicado ao período Barroco, com obras de Johann Sebastian Bach, Arcangelo Corelli e Francesco Manfredini. A regência é de Tiago Flores.

Local: Átrio – Farol Santander Porto Alegre (Entrada pela Siqueira Campos, 1125).

Ingressos no Sympla.


Bach e Corelli encerram a Temporada 2023 da Orquestra da Ulbra / Foto: Divulgação


CDE apresenta a exposição "Las Balconadas"
 
O Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE) apresenta a exposição "Las Balconadas" (varandas, em espanhol) no Espaço Evelyn Ioschpe, no quinto andar da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. Os visitantes poderão apreciar uma mostra de obras têxteis de 2 metros de altura e 1,5 metro de largura, criadas por artistas de diversos países. A visitação gratuita prosseguirá até 21 de janeiro do ano que vem.

A exposição "Las Balconadas" já foi apresentada em países como Argentina e Uruguai, onde as peças foram penduradas em casas e edifícios ao ar livre, seguindo a tradição das balconadas. Durante a X Bienal de Arte Têxtil Contemporânea WTA, a mostra foi exibida no centro histórico de Montevidéu.

Visitação: até 21 de janeiro de 2024, de terça a domingo, das 10h às 20h
Local: Espaço Evelyn Ioschpe, 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana - Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre.


Carla Beretta / Foto: Divulgação


Ouviravida se apresenta no Teatro do CHC Santa Casa

Da Bom Jesus para o Teatro do CHC Santa Casa. Domingo (3) será uma data especial para as crianças do projeto Ouviravida. Desde 2017, quando retomou as atividades, o grupo realiza apresentações a cada seis meses - mostrando à comunidade o seu desenvolvimento musical em flauta doce, coral e percussão.

As apresentações, no entanto, ocorriam sempre na sede do Ouviravida ou na paróquia da comunidade, na Vila Pinto. Desta vez será diferente. As cerca de 200 crianças que integram o projeto se apresentarão pela primeira vez em um teatro. Um passo importante para os jovens, que agora poderão ser assistidos e aplaudidos para além das fronteiras da comunidade onde moram.

O espetáculo será no Teatro do CHC Santa Casa (Av. Independência, 75, Centro de Porto Alegre), às 16h, com entrada franca. 


Ouviravida / Foto: Eduardo Seidl


Atena Beauvoir promove espetáculo musical para denunciar a ditadura civil militar brasileira e as mortes de travestis 

A artista Atena Beauvoir promove, na próxima quinta-feira (7), a pré-estreia do espetáculo musical GRAVE87: Arte Contra Transfobia, no auditório Luiz Cosme, no 4º andar da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro de Porto Alegre). O evento, com entrada franca, terá retirada de senhas a partir das 19h30. 

Atena interpretará, acompanhada pelo músico Diego Schutz (teclados), canções de Tom Zé, Gonzaguinha, Taiguara, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Juca Chaves e João Bosco. O repertório também inclui duas músicas com letra de Armando Gomes e música de César Isella conhecidas na voz da cantora Mercedes Sosa.


Atena Beauvoir / Foto: Guilherme B. Freling


Casa de Cultura Mario Quintana realiza última edição de 2023 do Samba do Quintana 

Encerrando a programação de 2023, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) realiza neste domingo (3), a partir das 14h, a sétima edição do Samba do Quintana. O evento celebra o Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, e terá seis horas de música. A programação gratuita, em parceria com o MATE — Música, Arte, Tecnologia e Educação, contará com performances da banda residente Thiago Ribeiro & Amigos, Glau Barros, Marcelle Brito e Pâmela Amaro & Herdeiras do Samba.


Pâmela Amaro / Foto: Afrovulto


Laura Dalmás e Cristian Sperandir se apresentam no Cafe Fon Fon

Os artistas Laura Dalmás e Cristian Sperandir se apresentam nesta sexta-feira ( 1º), às 21h, no Cafe Fon Fon, em Porto Alegre (RS). Para celebrar o retorno a terras brasileiras após cinco meses em um cruzeiro, a dupla musical traz o espetáculo "Volta ao Mundo". A seleção reúne as canções mais curtidas pelo público do navio que atravessou o Atlântico Norte, passando por sete países do continente europeu, durante a turnê deste ano.

Local: Cafe Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22, Porto Alegre)

Ingressos: R$ 30,00 (antecipado) e 40,00 (na hora)


“Corra, que as palhaças vêm aí!”

Depois de uma estreia de sucesso no Porto Verão Alegre e turnê por onze cidades gaúchas através do Circuito de Artes Cênicas SESC/RS 2023, “Corre, que as palhaças vêm aí!”, espetáculo que comemora os quarenta anos de atuação de João Carlos Castanha (62) e Lauro Ramalho (60), realiza última apresentação neste ano. Será neste domingo (3), às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel do Complexo Multipalco Theatro São Pedro.

Dois atores, dois comediantes, quatro décadas de trabalho dedicadas aos palcos convencionais e alternativos desta cidade. No camarim e diante da plateia, o espetáculo trabalha com estes dois planos de atuação, vão relembrando fatos, resgatando personagens, revirando suas memórias, recuperando suas identidades. Embora já tenham trabalhado juntos em diversas ocasiões, este é o primeiro trabalho em dupla, onde também assinam roteiro e direção, em um projeto que traz um pouco de seus históricos no teatro gaúcho e também introduz a cena LGBTQIA+, onde são pioneiros e ainda muito atuantes.

Local: Teatro Oficina Olga Reverbel do Complexo Multipalco Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro de Porto Alegre).
Ingresso: R$ 20,00 - inteira e R$ 10,00 - meia-entrada, à venda no site do Theatro São Pedro
(theatrosaopedro.eleventickets.com).


"Corra, que as Palhaças vêm aí!" / Foto: Alisson Fernandes de Aguiar


Clareira, a nova livraria do Bom Fim, será inaugurada nesta sexta (1º)

Porto Alegre vai ganhar uma nova livraria de calçada. A Clareira, iniciativa do jornalista e escritor Flávio Ilha, abre suas portas nesta sexta-feira (1º), às 17h, na rua Henrique Dias, 111, Bom Fim. Para celebrar com o público, haverá uma homenagem a Luiz Carlos Felizardo e um pocket show com Nicola Spolidoro (guitarra) e Michel Dormann (piano), com clássicos do Jazz e da Bossa Nova.

Serão expostas 12 fotos inéditas da série "Portugal da Pedra". O ensaio foi feito em 2010, em Felgar, uma antiga freguesia portuguesa do município de Torre de Moncorvo, entre a face norte da Serra do Roboredo e o vale do Sabor. "Acho que pode ser percebido que a superfície das pedras me trouxe as inevitáveis rochas, tão frequentadas pela minha fotografia", comenta Felizardo. 


Inauguração terá pocket show com Nicola Spolidoro / Foto: Marco Magoo Horn


CCMQ inaugura Lojas Africanas e lança edital de ocupação para 2024

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) inaugura neste sábado (2), às 14h, a nova ocupação do Espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo. Será aberta no térreo a Lojas Africanas, a última das quatro iniciativas selecionadas por meio de chamada pública, encerrando a temporada de 2023. Nesse evento, também será lançado o edital de ocupação do espaço para 2024.

O projeto Lojas Africanas é uma proposta artística que surgiu durante os encontros de serigrafia ministrados pela professora Nilza Haertel, no Instituto de Artes da Ufrgs, em 2004. Quase vinte anos depois, a ideia e o conceito das ações são novamente evocados como um projeto "guarda-chuva", reunindo dez artistas visuais afro-gaúchos de diferentes gerações: Lia Braga, Estevão da Fontoura Haeser, Cristiane Rocha, Paulo Corrêa, Ana Langone, José Luis Salvador, Paulo Ferreira, Thiago Madruga, Zé Darci e Leandro Machado.

Inscrições: de 02/12/2023 a 14/01/2024
Divulgação dos selecionados: 20/01/2024 
Edital e inscrições disponíveis em: https://linktr.ee/ccmarioquintana


Gina Tocchetto apresenta solo "Cães" no Centro Cultural da Ufrgs

A edição de encerramento do projeto Cenas Mínimas deste ano apresenta o solo "Cães", encenado por Gina Tocchetto. O espetáculo reflete sobre a chegada de Cristóvão Colombo à América e as mazelas da colonização. São duas sessões, nos dias 4 e 5 de dezembro, segunda e terça-feira, às 19h, na Sala Pitangueira do Centro Cultural da Ufrgs. 

Fruto da pesquisa de doutorado da atriz, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), "Cães" estreou em 2018 e, desde então, tem sido encenado em diferentes estados brasileiros e na África do Sul. A direção é do dramaturgo Beto Mônaco, mestre em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e bacharel em Comunicação Social pela Ufrgs.

O Centro Cultural da Ufrgs está localizado em Porto Alegre, na Rua Eng. Luiz Englert, 333 (acesso pelo lado interno do campus, no andar térreo). A entrada é franca, aberta a toda a comunidade. 


Escola da OSPA fecha ano letivo com recital

Os alunos da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) convidam o público a prestigiar as últimas atividades do ano letivo na Casa da OSPA. Os estudantes, que ao longo do ano praticaram e aprenderam diretamente com os músicos profissionais da OSPA, terão a oportunidade de demonstrar seu talento em duas atividades: o recital agendado para domingo (3), às 18h. A entrada é livre, sem necessidade de reservar ingressos.

Local: Sala Sinfônica da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Centro de Porto Alegre).


Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre / Foto: Leonel Jacques


OSPA realiza "Concerto Solidário", com os cantores convidados Carmen Monarcha e Giovanni Marquezeli

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) preparou uma apresentação especial para este sábado (2) dezembro, às 17h. Com a participação de dois grandes cantores líricos, Carmen Monarcha e Giovanni Marquezeli, a Orquestra e o seu Coro Sinfônico percorrem um repertório variado de clássicos populares e operísticos, sob a regência do maestro Evandro Matté.

O ingresso é 2kg de alimento, que serão doados às famílias afetadas pelas últimas enchentes em Porto Alegre. A troca dos alimentos pelo ingresso deve ser realizada exclusivamente na Casa da OSPA, quinta (30/11), sexta (01/12) e sábado (2/12), das 12h às 17h.

Local: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Centro de Porto Alegre).
Transmissão ao vivo: canal da OSPA no YouTube.


Concerto Ospa / Foto: Vitória Proença


Histórias e Amores é o tema do Canção e Poesia, no Tablado Andaluz

O Canção e Poesia chega em sua sétima edição, sempre com o foco na poesia das canções. O projeto criado por Maíra Baumgarten (Clube da MPB) tem como tema em dezembro o amor e suas histórias. A beleza das canções e o lirismo de suas letras ocupam o Tablado Andaluz na próxima quinta-feira (7), às 20h e 30, acompanhadas por intervenções poéticas de nomes significativos da nossa poesia.

O Canção e Poesia reúne a Banda do Clube da MPB, composta por Alexandre Rodrigues, Maíra Baumgarten e Roberto Bisotto com sua convidada desta edição, Léia Ortiz e as participações especiais de Ayres Luiz da Silva e Anita Rodriguez, para apresentar um repertório recheado de canções de grandes compositores como Milton Nascimento, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Geraldo Azevedo, entre outros. Léia Ortiz é cantora e coordena o evento Florada Artística de música e poesia e Maíra Baumgarten, socióloga de formação, é também escritora, compositora, cantora e curadora do Clube da MPB, em Porto Alegre. Atuante na vida artística de Porto Alegre, Maíra participa da Oficina de Choro do Instituto Ling, promove as atividades do Clube da MPB e o Sarau Canto de Bar, entre outros projetos.

Local: Tablado Andaluz - Rua Venâncio Aires, 556, Cidade Baixa

Couvert artístico: R$ 25,00

Reservas pelo telefone: 51 99830809


Projeto foi criado por Maíra Baumgarten / Foto: Biah Werther


Dia do Samba tem almoço e lançamento do carnaval 2024 na quadra da Império do Sol

Neste domingo (3), a Escola de Samba Império do Sol realiza sua tradicional comemoração do Dia Nacional do Samba, a partir das 11h30. O evento ocorre na quadra da entidade localizada na rua São Domingos, 427, bairro São Miguel, em São Leopoldo. Dentro da programação também está previsto o lançamento do Carnaval 2024 com o sorteio da ordem do desfile de São Leopoldo. A atividade tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult). O desfile das escolas de samba está previsto para o dia 2 de março.

O evento inicia com almoço de integração dos sambistas e segue ao longo da tarde com roda de samba, reunindo diversos artistas da cidade e região. O valor para o almoço é de R$ 30,00 e o cardápio inclui galeto, massa, polenta frita e salada mista. Os cartões podem ser adquiridos através do telefone (51) 99174-2599 (Miro).


Império do Sol / Foto: Divulgação


Manifesto de uma mulher de teatro

A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz apresenta a performance "Manifesto de uma mulher de teatro" no Teatro Glênio Peres, dentro da mostra de artes cênicas e música daquele espaço. Com entrada franca, as apresentações acontecerão neste sábado (1º) e domingo (2), às 19h, com entrada franca.

A performance parte da personagem Ofélia, de um dos textos mais contundentes da dramaturgia contemporânea, Hamlet Machine de Heiner Müller, marcante na trajetória da atriz Tânia Farias, e traz ao centro da arena a vociferação contra a engrenagem de violências às quais mulheres são continuamente submetidas. Vozes como as de Violeta Parra, Gioconda Belli e da própria atriz, que ousa contar detalhadamente sua história pessoal de violência sofrida e intercruzar com outra real, a de Magó, bailarina barbaramente violentada e assassinada em 2020, ao qual a atriz presta homenagem. Um ato político contra a violência de gênero, uma nova etapa de construção da reflexão dessa mulher de teatro num momento tão trágico, de autorização de todo tipo de barbárie contra mulheres, negros, lgbtqia+ e tudo o que o conservadorismo considera uma ameaça ao seu projeto de morte, de não corpo e de não felicidade.

Local: Teatro Glênio Peres - Av. Loureiro da Silva, 255 - Câmara Municipal de Porto Alegre.


Manifesto / Foto: Vivian Gradela


Última edição do ano da festa literária BPE + Cultura 

A última edição do ano da festa literária BPE + Cultura acontecerá no próximo sábado (2), das 12h às 18h, na Biblioteca Pública do Estado (BPE). Nesta edição, haverá teatro infantil, jogos, capoeira, samba, maculelê, recital de poesia e música. Todas as atividades são gratuitas. Em caso de chuva, o evento será realizado dentro da biblioteca.

Breve histórico

No dia 5 de agosto, a BPE lançou um novo projeto que agitou o Centro Histórico de Porto Alegre: o BPE + Cultura. O evento atraiu a atenção da comunidade porto-alegrense, com a presença de 17 expositores que reuniram literatura, quadrinhos, objetos relacionados aos livros e à cultura pop, vinis, além de food-trucks, artistas e contadores de histórias, que fizeram parte da programação da festa literária.

A ideia de levar a biblioteca para a rua no primeiro sábado de cada mês, em frente ao prédio centenário localizado na Rua Riachuelo, 1190, em Porto Alegre, superou as expectativas. O evento contou com a presença de profissionais da imprensa, escritores, visitantes ilustres e representantes do setor cultural do estado e do município.

O projeto acontece no primeiro final de semana de cada mês, entre as ruas João Albuquerque e General Câmara, mantendo o acesso liberado aos moradores, das 12h às 18h.


BPE + Cultura / Foto: Divulgação


Velho Romeu apresenta seu primeiro álbum no Teatro Bruno Kiefer

Com show inédito e único no Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mario Quintana, neste sábado (2), às 20h, a Banda Velho Romeu traz a Porto Alegre o show de lançamento do novo álbum "Velho Romeu, toca um banjo aí". A banda nasceu em 2017 a partir de um divertimento musical e, desde então, os encontros familiares dos músicos Otávio Castilhos (cantor e contrabaixista), Gerê (guitarrista) e Marlon Castilhos (baterista e backing vocal) tornaram-se ensaios com direito a muita música e diversão.

Local: Teatro Bruno Kiefer, CCMQ | Rua dos Andradas, 736, Centro de Porto Alegre.

Quanto: 30,00, ingressos no local ou antecipados pelo whatsapp (51)991660885


Karaokengas

Atração inédita da Cia. Rústica, Karaokengas promete ser uma nova experiência artística na Zona Cultural, que mistura show, karaokê e DJ pra dançar. Um encontro entre artistas e público que reúne música e teatro com muito humor e alegria. A primeira edição será neste sábado (2), às 19h.  O projeto é assinado pelo ator e multiartista Heinz Limaverde. 

Local: Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 - Centro de Porto Alegre)

Valor: R$ 50,00 (desconto de 50% para estudantes, idosos e classe artística mediante comprovação). Os ingressos on-line já estão à venda na plataforma Sympla.


Heinz Limaverde / Foto: Adriana Marchiori


Resistência, instalação do artista Paulo Corrêa 

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) e a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) inauguram mais uma ação do Programa Acervo em Foco do MACRS, com a instalação da "Resistência", do artista Paulo Corrêa (Pelotas, RS, 1965), neste sábado (2), às 14h, no Espaço Marilene Bertoncheli, andar térreo da CCMQ.

Local: Espaço Marilene Bertoncheli, andar térreo da CCMQ (Rua dos Andradas, 736 - Centro de Porto Alegre)


Tambor Tambora e La Brasa Lunera promovem a 2ª Llamada do Dia do Candombe em Porto Alegre

A 2ª edição do Dia Municipal do Candombe ocorrerá neste domingo (3), na Rua João Alfredo, em Porto Alegre. A partir das 18h, os grupos Tambor Tambora e La Brasa Lunera, coorganizadoras do evento, estarão concentradas no Largo Zumbi dos Palmares e sairão em "llamada" a partir das 19h, até a esquina da Rua Lopo Gonçalves.

O evento que, desde 2022, integra o calendário oficial de Porto Alegre, corresponde ao "Día Nacional del Candombe, la Cultura Afrouruguaya y la Equidad Racial" no país vizinho, celebrado há 17 anos. A data é alusiva a 03/12/1978, quando famílias negras uruguaias, diante do despejo de suas moradias no Conventillo Mediomundo (Montevidéu), organizaram espontaneamente um último toque de tambores naquele local, condenado à demolição dentro do contexto de higienização social urbana praticada pelas autoridades da ditadura militar.

O candombe é uma cultura nascida entre a população negra do Uruguai a partir da interação das nações bantu no contexto da escravidão, há mais de 200 anos. Envolve dança, representação de personagens característicos e, sobretudo, música feita a partir de tambores, os quais eram originalmente construídos com restos de barris do porto de Montevidéu. Atualmente, são construídos por diversos artesãos do país vizinho. Os grupos, chamados "comparsas", desfilam pelas ruas utilizando em suas baterias grupos de três tambores diferentes: chico (o mais agudo), repique (intermediário) e piano (grave) cuja sobreposição rítmica conforma a música.


Candombe tem sido parte importante da cultura uruguaia por mais de 200 anos / Foto: Leandro Anton


"A Mulher que Queria ser Micheliny Verunschk"

Estreia na próxima quarta-feira (6), no Estúdio Stravaganza (Rua Dr. Olinto de Oliveira, 68 – Bairro Santana, Porto Alegre ), “A Mulher que Queria ser Micheliny Verunschk”, romance de Wilson Freire, novo espetáculo da Cia. Stravaganza, com atuação de Sandra Possani e direção de Adriane Mottola. O espetáculo estará em cartaz de quarta a sábado, até dia 16 de dezembro, sempre às 20h, com entrada franca. Estão programadas, ainda, quatro sessões fechadas apenas para público feminino.

Micheliny sai pouco de seu aquário, seu contato com o mundo são os homens que passam por sua vida, mas logo se vão, em seus navios. A personagem é um “porto sem cais”, vê a vida passar e sumir no mar, em constante imobilidade, mas sua imaginação é gigante: gosta de garatujar letras, cascavilhar ideias, chafurdar frases à procura da inspiração para contar a sua própria história.

Um espetáculo onde está presente a condição feminina como a percebemos: um espaço violentado, colonizado, como esta pátria nossa, estuprada e corrompida desde o seu “descobrimento”.


A Mulher que Queria ser Micheliny Verunschk / Foto: Divulgação


Fátima Farias lança livro de memórias em prosa poética na 26ª Feira do Livro de Nova Petrópolis

A escritora Fátima Farias lança o livro de memórias em prosa poética "Santas de Casa"  neste domingo (3), às 18h, na 26ª Feira do Livro de Nova Petrópolis (RS). A sessão de autógrafos ocorre no Espaço Autoral.   

Fátima Farias chegou a Porto Alegre no início dos anos 1980. Deixou sua terra, Bagé, em busca de novas oportunidades. Quando desceu na rodoviária um tanto assustada com o barulho e o movimento de gente, nas mãos levava duas malas. Uma contendo roupas e outra contendo histórias.

Por nunca ter esquecido sua origem, jamais abandonado sua essência, “construída com dores, lamentos, carência, mas acima de tudo afeto”, a autora, em Santas de Casa, conta um pouco de sua história. São fragmentos reais de sua infância e adolescência, que vêm à tona durante a pandemia (2020/2021), em forma de prosa, diálogos e versos.


Fátima Farias lança livro de memórias em prosa poética / Foto: Divulgação


18ª Parada da Diversidade em São Leopoldo

A 18ª Parada da Diversidade será realizada neste domingo (3), a partir das 14h, na praça 20 de Setembro, conhecida praça da Biblioteca, no Centro de São Leopoldo. Esta edição tem como tema “Amor Cura o Preconceito”.

O evento é promovido pela prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), e pelo Fórum LGBT do município. A Sedhu, por intermédio do Departamento de Igualdade Racial, também vai realizar uma edição especial da Expo Black nesta data.

Atrações confirmadas na 18ª Parada da Diversidade:
 
Dj Dianna black
Laura
Gaby quadras
Leka Moura
Bianka berlusk
Abela Angel
Joel Netto
Aurora Rosa
Jennifer Porto
Melky Vetorrazy
Xandy Mattos
Luno
Degê Becker
Caio Diogo
RBD Cover
Stacy Lee
Matteus Mendes
Jullyana Rayker
MAKENZY MISTRESS
Ivy De la Foxx
Debby Thomas
Carol Roge
Kaliandra Burlamak
Bianca Barluk
Junas dançarino
Geovana shanshis
Xequematy
Ronei


Parada da Diversidade / Foto: Divulgação


Seminário de Encerramento do Instituto IPPERG conta com presença de Geni Núñes e Rhuann Fernandes

Autores lançam seus livros e falam sobre não monogamia e colonização no âmbito das afetividades, neste sábado (2), a partir das 13h30, no Teatro Carlos Carvalho. Localizado no segundo andar da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, o IPPERG – Instituto de Pesquisaem Psicanálise e Relações de Gênero, em parceria com a Livraria Taverna, realiza o evento encerrando as atividades do ano.

Intitulado “Artesanias afetivas e as micropolíticas do amor: a colonização no âmbito das afetividades”, o evento contará com a presença de Geni Núñez, ativista indígena Guarani, escritora e psicóloga, que falará sobre seu novo livro “Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar”; e de Rhuann Fernandes, pesquisador, doutorando e mestre em ciências sociais pela UERJ, que falará sobre seu novo livro “Negritude e não monogamia: as micropolíticas do amor”.


Foto: Divulgação


Marguerite Silva apresenta “Tributo Biográfico Musical Nina Simone” na BPE

O Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE) apresenta, nesta quinta-feira (30), às 20h, a cantora Marguerite Silva. Ela homenageia a sacerdotisa do Jazz, Nina Simone, em um tributo repleto de grandes sucessos da artista. A entrada é gratuita.

O evento encerra a programação desenvolvida pela BPE alusiva ao tema Novembro Negro, com o objetivo de enaltecer artistas negros e promover a reflexão acerca da igualdade e da luta antirracista.


Marguerite Silva / Foto: Rogério Fernandes


Suculentas dançam coração na mão

Chorando se foi aquela com o coração na mão. Perdida em um labirinto de fios, fez da dança uma forma de tecer magias no ar. No encontro com a outra, surgiu o abraço. E, neste, dançou, ainda mais forte e vibrante. O vermelho e o rosa alinhavam os fios que vertem das suas vísceras e rabiscam o espaço. Juntas, as Suculentas costuram imagens, memórias e emoções por meio da dança e do encontro.

Na performance-apresentação "Suculentas dançam Coração na Mão", são compartilhadas algumas coreografias e improvisações estruturadas investigadas ao longo do ano de 2023 nas aulas regulares Suculentas, ministradas por Camila Vergara. O elenco é composto por 15 alunas, que têm o interesse pela dança como ponto de conexão. As cenas têm como inspiração o universo evocado pelas artistas Pina Bausch, Frida Kahlo e Ana Tereza Barbosa.

Apresentação acontece neste sábado (2), às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

Ingressos: R$40,00 (meia-entrada: R$20,00),


Suculentas / Foto: Divulgação


.

Edição: Marcelo Ferreira