Rio Grande do Sul

Meio Ambiente

Deputado levará denúncias e reivindicações de ambientalistas gaúchos para a COP28

Matheus Gomes (PSOL) apresenta panorama da crise climática no RS à diferentes organizações internacionais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Estamos sofrendo os efeitos das mudanças climáticas, e mesmo assim, o governo Leite está destruindo nossos mecanismos de proteção ambiental", afirma o parlamentar - Foto: Paulo Garcia/ALRS

O deputado estadual Matheus Gomes (PSOL) participará da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP28, que iniciou hoje (30), em Dubai, nos Emirados Árabes. Pautado pelo movimento ambientalista gaúcho, ele terá em sua agenda a apresentação de um panorama da crise climática no RS à diferentes organizações internacionais.

:: Entenda: COP28 avalia ação de países contra aquecimento global ::

Também estará na pauta do parlamentar o acompanhamento das ações do governo Lula com relação aos eventos extremos; agendas em comum com outros parlamentares brasileiros para trazer iniciativas de mitigação e adaptação para as cidades gaúchas; e a incidência sobre as discussões gerais da COP28, que tem como centro a avaliação das ações empreendidas contra o aquecimento global. 

Gomes destaca que, eu seu primeiro ano de mandato, sua atuação teve a causa ambiental como eixo central. Seu primeiro projeto de lei apresentado propôs que o RS entrasse em Estado de Emergência Climática. Atuou na Comissão de Meio Ambiente do Legislativo e, no acompanhamento dos eventos climáticos extremos do segundo semestre, culminou na emenda que irá destinar R$ 1 milhão para a defesa civil de cinco municípios atingidos pelos eventos climáticos no estado.

O deputado afirma que vai se pautar pelo movimento ambientalista gaúcho que, segundo ele, em parceria com entidades e instituições apoiadoras, construiu uma visão comum sobre os eventos climáticos vistos na região sul nos últimos anos e os retrocessos da política ambiental do governo Eduardo Leite (PSDB). Em especial, 2023, momento em que os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina enfrentaram estiagens, chuvas, ciclones, inundações históricas e expressiva destruição do bioma Pampa gaúcho, tornando-se, ao lado da Amazônia, um dos focos do debate ambiental no Brasil.

A ideia é que, a partir das discussões feitas na COP 28, seja possível traçar medidas práticas para o enfrentamento e prevenção de outros eventos vivenciados em decorrência da nova realidade climática. 

Conforme Gomes, o objetivo é "demonstrar neste encontro global que as previsões da ciência, principalmente o Painel do IPCC, que há uma década afirma que o RS deverá conviver, dentre outros fenômenos, com mais estiagens e chuvas altamente concentradas, já são uma realidade no nosso estado"

"Estamos sofrendo os efeitos das mudanças climáticas", afirma, criticando o governo Leite que, na sua avaliação, "está destruindo nossos mecanismos de proteção ambiental, fortalecendo os setores da economia que mais poluem e subestimando os riscos que se transformaram em perdas significativas para a economia gaúcha e verdadeiras tragédias para nossa população". 


Edição: Marcelo Ferreira