Rio Grande do Sul

QUADRINHOS

Oito patas a quatro mãos: tirinhas de Tom & Laura agora são livro

Carlos Castelo e o cartunista gaúcho Bier lançam em papel as histórias dos cachorros que filosofam

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Tom & Laura é dedicado ao também cartunista Paulo Caruso e está à venda nas boas casas do ramo - Divulgação

São oito patas a quatro mãos, como diz um de seus autores, o cronista, publicitário, humorista, letrista e poeta Carlos Castelo. Trata-se de Tom & Laura, livro de sua lavra em parceria com o cartunista gaúcho Augusto Bier, que a dupla está lançando no dia 16 de dezembro.

:: 'Neto' do Pasquim completa três anos prometendo não dar trégua aos poderosos ::

Tom & Laura é a história dos acordos e desacordos de um cachorro e uma cadela que filosofam enquanto estão, digamos, “engatados” como diz Castelo ou, para as almas mais sensíveis, “fazendo amor”.

"Inventei inicialmente Nestor & Laura", conta Castelo. Mas a ideia não pegou bem na família. “Chamar um cachorro de Nestor desagradou meu pai, cujo pai tinha o mesmo nome”, justifica. “Então, resolvi assumir o nome real do meu pastor alemão e apresentar alguns roteiros, com ele interagindo junto à cadela Laura, para o colega de revista Grifo, Augusto Bier.”

Inspiração em Robert Crumb e Woody Allen

“A essência de Tom & Laura - dois cães "engatados" discutindo questões existenciais, comportamentais e políticas - flerta com os pontos de vista de certos artistas que frequentei: Crumb, Thurber, Topor e até o (infelizmente) cancelado Woody Allen”, observa.

Laura foi inspirada em Eva, uma collie que a família de Castelo teve na infância. “Era uma cachorra de pelo longo e brilhante, muito amada e mimada por mim e minha irmã. Eva, porém, não dava muito certo com o sexo oposto”, registra.

:: Carlos Castelo volta explicando como é difícil ver um banqueiro ficar pobre ::

“Fizemos 'n' tentativas de cruzá-la, nunca rolou. Na derradeira diligência, um collie galã veio ter com ela e estavam bem interessados um no outro. Desafortunadamente, na data do enlace, aconteceu uma final de Copa do Mundo. No primeiro gol da seleção brasileira, os fogos de artifício deixaram o machinho apavorado e Eva novamente ficou na mão.”

Dedicado a Paulo Caruso

A dupla espera que Tom & Laura venda bastante. Mas os direitos autorais, a despeito de tudo, não serão revertidos a nenhuma ONG de proteção aos animais de rua.

 “Eles virão para o Bier e para mim. Como os nossos doguinhos, somos dois outsiders das artes nacionais. E queremos continuar assim - só que com algum no bolso. Esse lance de mainstream é coisa de cachorro de madame.”

Tom & Laura é dedicado ao também cartunista Paulo Caruso e está à venda nas boas casas do ramo. Castelo também informa que quem comprar o livro diretamente com ele, leva 10% de desconto e uma dedicatória especial (pedidos por mensagem para +55 11 99302-9682).


Edição: Ayrton Centeno