Minas Gerais

MOBILIZAÇÃO

Com a presença de 800 lideranças, pré-candidatura de Rogério Correia é lançada em BH

Movimento BH Pode Mais defende a democracia com propostas concretas para a cidade

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
O movimento “BH Pode Mais” foi lançado junto com a pré-candidatura de Rogério Correa - Foto: Magabi Matos/@rogeriocorreia_

Com objetivo de apresentar uma alternativa para a capital mineira, aconteceu na terça-feira (12) o lançamento do movimento “BH Pode Mais” e da pré-candidatura do deputado federal Rogério Correia (PT) à Prefeitura de Belo Horizonte. O objetivo do movimento é discutir propostas para o município, tendo em vista as eleições de 2024.

O encontro aconteceu no auditório do Hotel Dayrell e reuniu aproximadamente 800 lideranças de organizações populares, partidos políticos e sindicatos. Durante a atividade, temas como a melhoria do transporte público, com redução das tarifas, a participação popular nas definições importantes sobre a cidade e o combate às desigualdades sociais, raciais e de gênero estiveram em pauta.

Além disso, o movimento aponta a pré-candidatura de Rogério Correia como uma oportunidade de impulsionar a unidade da esquerda e derrotar os candidatos da extrema direita na corrida eleitoral.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“Estamos antecipando o debate sobre a cidade que queremos. Isso significa também antecipar o debate sobre democracia e a importância do voto. Houve uma tentativa clara de abolir o Estado Democrático de Direito no Brasil e o coordenador disso tudo foi o ex-presidente golpista Jair Bolsonaro (PL)”, avaliou Rogério Correia, durante o evento.

Para o pré-candidato, o enfrentamento em nível municipal do projeto que foi derrotado nas últimas eleições presidenciais precisa se dar com base em propostas concretas para Belo Horizonte, que resolvam os principais problemas que impactam a população.

“BH precisa pisar no acelerador. Estamos andando a dez quilômetros por hora. Precisamos de uma velocidade que permita a gente construir políticas públicas que façam Belo Horizonte mais feliz”, disse o pré-candidato.

Uma das propostas já apresentadas por Rogério Correia é fortalecer as noves regionais do município, criando conselhos populares, que irão, por exemplo, fazer o monitoramento das condições de equipamentos públicos, como escolas e postos de saúde.

Ele também defendeu a preservação do patrimônio ambiental da capital mineira, com propostas como a criação do Parque Nacional da Serra do Curral, a criação de um plano efetivo de redução dos impactos das mudanças climáticas, o fortalecimento da segurança pública, pautada na proteção da população, e a garantia dos direitos dos servidores públicos do município.

Representatividade

Entre as presenças, representando o governo federal, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou do lançamento e afirmou o compromisso de Lula (PT) com a pré-candidatura de Rogério.

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, gravou um vídeo, que foi transmitido na atividade, afirmando que o partido estará empenhado para eleger o atual deputado federal como prefeito da cidade. Outros companheiros de bancada de Rogério na Câmara também enviaram vídeos de apoio.

Os presidentes do PCdoB, PV e Rede também participaram do encontro, além de um dirigente do PSOL. Além disso, as deputadas e deputados estaduais Macaé Evaristo, Leninha, Beatriz Cerqueira, Andréia de Jesus, Cristiano da Silveira, Leleco Pimentel, Ullysses Gomes, Betão e Jean Freire, todos do PT,  também estiveram presentes.

Outro destaque foi a participação dos movimentos sociais e populares. Durante o lançamento, o dirigente nacional do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Sílvio Netto destacou que a pré-candidatura de Rogério é bem aceita e mobilizadora.

“Nós não tínhamos uma liderança melhor, neste momento da história, do que o Rogério Correia, para superar todos os desafios e construir um projeto popular para Belo Horizonte. É a liderança que unifica a esquerda mineira e nos dá a convicção de dialogar sobre a cidade que queremos nos ônibus, nos postos de saúde, e onde quer que esteja o nosso povo”, avaliou o dirigente do MST.

Edição: Larissa Costa