Rio Grande do Sul

ENSINO SUPERIOR

Universidade Federal do Nordeste Gaúcho pode se tornar realidade em pouco tempo

Comitiva gaúcha se reuniu com os ministros Camilo Santana, Paulo Pimenta e Alexandre Padilha nesta terça em Brasília

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O Projeto para a instalação de uma Federal já foi incluído no Plano Plurianual (PPA) do governo federal para o período 2024-2027 - Foto: Assessoria de Imprensa da deputada Denise Pessôa

Uma agenda reuniu várias lideranças políticas da região Nordeste do estado em Brasília nesta terça-feira (26). Na pauta, uma bandeira que unifica a região, a proposta de criação da Universidade Federal da Região Nordeste. 

A comitiva se reuniu com os ministros Camilo Santana, da Educação, Paulo Pimenta, da Secom e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais. Foi entregue um documento com assinaturas de deputados, vereadores, prefeito e representantes de entidades. Nele, os motivos para que a Universidade Federal se torne uma realidade na região, que é a segunda em população e produção no RS.

:: Garantir financiamento adequado é essencial para um Plano Nacional de Educação robusto ::

A deputada federal Denise Pessôa (PT-RS), que liderou a comitiva composta por representantes da Serra Gaúcha que esteve em Brasília, disse que o debate sobre a criação da universidade foi além do MEC.

"Foi uma reunião histórica e que levou este debate para o núcleo do governo. Já existe entendimento da força e da necessidade dessa demanda para a nossa região. O governo reconhece as condições do Nordeste gaúcho e sabe que é possível. Existem recursos financeiros no PPA para o estudo de viabilidade desta universidade, saímos extremamente otimistas", apontou a parlamentar. 

Para o deputado estadual Pepe Vargas (PT), a reunião com o ministro foi importante e produtiva, mas a mobilização na região precisa continuar. "O ministro se mostrou favorável à criação de novas universidades federais, entre elas a do Nordeste gaúcho. Já existe um estudo técnico sobre isso no Ministério, e pelo que ouvimos, o estudo é positivo para a criação desta universidade. A luta segue, reunindo cada vez mais lideranças da região que querem a implantação de uma universidade pública", ressaltou Pepe.

Desde o começo do ano, Denise Pessôa e Pepe Vargas vêm mantendo conversas, encontros e reuniões com representantes de toda a região, mostrando a importância do Nordeste gaúcho e o desafio de vencer desigualdades entre municípios, através de uma educação pública. Nos 48 municípios que fazem parte da região, são 67.698 jovens em idade para ingressar no ensino superior, a maioria pertence a famílias assalariadas e que não conseguem pagar um ensino superior em instituições privadas.

:: Autores indígenas ajudam professores no ensino das culturas originárias, mas material didático ainda é obsoleto ::

Segundo a deputada, sensibilizar o governo federal na criação de uma Universidade na região, é uma luta histórica e ganhou mais força com a implantação do Plano Plurianual. "Foi a nona proposta mais votada no estado. A ideia é que uma Federal poderá promover desenvolvimento, visão coletiva de futuro, onde educação e desenvolvimento possam capacitar as gerações presentes e futuras."

O projeto para a instalação de uma Federal já foi incluído no Plano Plurianual (PPA) do governo federal para o período 2024-2027, pelo relator, deputado Elvino Bohn Gass, e a emenda já foi aprovada pela Comissão Mista de Orçamento. A região Nordeste do estado é composta por 48 municípios e mais de 1.257.907 de habitantes, 11% da população do estado. A comitiva, além de deputados estaduais, federal prefeitos e vereadores reúne entidades regionais como Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

* Com informações da Assessoria de Imprensa da deputada Denise Pessôa.


Edição: Katia Marko