Rio Grande do Sul

LITERATURA

Jornalista gaúcho ganha Prêmio Internacional Pena de Ouro

Disputando com 1137 inscritos de diversos países, Paulo de Tarso Riccordi foi o primeiro colocado com o conto 'O Coche'

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Paulo de Tarso Riccordi vence o Prêmio Internacional Pena de Ouro, promovido pela Casa Brasileira de Livros desde 2019 - Foto: Katia Marko

Paulo de Tarso Riccordi, escritor, jornalista e professor gaúcho, ganhou o Prêmio Internacional Pena de Ouro de 2023. Um feito para um escritor gaúcho que concorreu com outros 1137 autores do mundo lusófono (de língua portuguesa).

:: Livro vai contar como os brasileiros viveram os mil dias do governo Allende ::

O conto “O Coche” é a história de um artesão construtor de veículos de tração animal que adquiriu a consciência do valor artístico de seu trabalho construindo uma obra primorosa.

O Prêmio Internacional Pena de Ouro, promovido pela Casa Brasileira de Livros desde 2019, foi criado especialmente para as categorias Poesias e Contos nos países que falam a língua portuguesa. O júri é formado por escritores renomados desses países. 

Em 2023, pela primeira vez em sua história, os premiados recebem um troféu especialmente concebido para esta edição pelo artista plástico Guilherme Marques, com cerca de 25 centímetros de altura, feito de aço cortado a laser e com detalhes banhados a ouro.

Nesta edição os jurados foram: Arménio Vieira (Cabo Verde), Yao Feng (Macau), Ricardo Movits (Brasil), Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Orlando Piedade (São Tomé e Príncipe), Alvaro Taruma (Moçambique), Sebastião Burnay (Portugal), Lucas M. Carvalho (Brasil), Rosa Soares (Angola), Lukeno Alkatiri (Timor-Leste) e Gabriel Figueiraes (Brasil).

O resultado completo do concurso pode ser conferido no site.


Edição: Katia Marko