Paraná

Proteção animal

Hospital veterinário público deve começar a funcionar em Curitiba em 2024

Atendimento será focado em animais da população em vulnerabilidade social

Curitiba (PR) |
Hospital irá contar com estrutura e corpo técnico especializado para atendimentos veterinários de média e alta complexidades - Geovana Albuquerque/Agência Saúde

O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba deve começar a funcionar ainda em 2024, com prazo máximo de ativação em 4 de outubro, dia de São de Assis. O lançamento do projeto foi feito oficialmente nesta quarta (17). Este será o primeiro hospital veterinário público do Paraná.

O projeto será implantado no bairro Taboão e o acesso ao hospital será feito pela Rua César M. Chaves. Além do Hospital, também será instalado o Parque Municipal São Francisco.

O Hospital irá contar com estrutura e corpo técnico especializado para atendimentos veterinários de média e alta complexidades, de forma prioritária para animais de estimação de moradores em situação de vulnerabilidade social e de protetores de animais registrados junto à Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba.

Será viabilizado o início da prestação de serviços gratuitos para pets, como consultas veterinárias, cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e internação, contemplando também especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia, de forma similar como já ocorre em municípios como São Paulo.

Inicialmente, o objetivo é possibilitar pelo menos 40 atendimentos diários (com senhas) na unidade, incluindo, além das consultas, a previsão de atendimentos especializados.

Edição: Lia Bianchini