Rio Grande do Sul

DANÇA MODERNA

Bailarina gaúcha vai a SP em busca de impulsionar a Dança Moderna no estado

Marilice Bastos, bailarina e coreógrafa, participa do workshop 'Imersão no Repertório de Martha Graham'

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Atualmente, Marilice realiza eventos apresentando a dança à comunidade e realizando palestra sobre a temática - Foto: Cintia Bracht

A premiada bailarina, coreógrafa e professora Marilice Bastos, fundadora e diretora do Espaço Cultural DCDA em Porto Alegre, é presença confirmada no curso intensivo “Imersão no Repertório de Martha Graham”, realizado na cidade de São Paulo, de 25 a 29 de janeiro.

:: "Nosso futuro é ancestral", afirma atriz que dá vida à princesa negra Makeda em musical infantojuvenil ::

O evento é de grande importância para a profusão da técnica de Dança Moderna, já que é ministrado por Dani Stasi, bailarina que frequentou a Companhia de Martha Graham em Nova York (EUA), dançando repertórios criados e dirigidos pela própria criadora da técnica.

O curso contará com a participação do músico instrumental e percussionista Nenem Menezes, destaque da música brasileira e integrante da equipe musical do Theatro Municipal de São Paulo. Também reunirá bailarinas e bailarinos de reconhecimento nacional na Dança Moderna de Martha Graham, como Karen Leão e Talita Siqueira, ambas do Rio de Janeiro.

Atualmente, Marilice realiza eventos apresentando a dança à comunidade e realizando palestra sobre a temática. Além disso, promoveu o lançamento de uma videodança baseada na técnica, no Memorial do Rio Grande do Sul, entre outras ações. A bailarina ministra oficinas sobre o método em diversos locais e cidades e mantém aulas regulares de iniciação no Espaço Cultural DCDA (Av. Protásio Alves, 3150).

:: Prefeitura do Rio lança edital para a ocupação dos espaços da Cidade das Artes ::

“O público de Porto Alegre tem pouco conhecimento sobre a prática de Martha Graham porque, após o falecimento de Cecy Franck, perdemos a referência da formação de bailarinos e da produção de trabalhos artísticos que desenvolvam essa técnica no Rio Grande do Sul. Isso preocupa, pois cria a sensação de que houve um vácuo entre o ballet clássico e a dança contemporânea, sendo que a transição entre essas danças consideradas teatrais ocorreu por meio da dança moderna”, pontua Marilice.

Sobre Martha Graham 

Foi coreógrafa e bailarina e é considerada um ícone da arte moderna por romper com princípios da dança clássica e inovar nas criações referentes a temas de sua época. No século XX, enquanto as Guerras Mundiais e a Revolução Industrial assolavam o contexto social de todo o mundo, provocando a humanidade com novos desafios, a artista percebeu que a sapatilha de ponta, o tutu e os temas sublimes da dança clássica não se relacionavam mais com as manifestações do seu tempo, da sua dança e do seu espírito.


Edição: Katia Marko