Rio Grande do Sul

VIDA DAS MULHERES

Themis lança campanha 'Respeita as gurias na folia 2024 - Juntes por um Carnaval sem assédio'

A ação tem foco no público jovem e será iniciada na tradicional Descida da Borges, que marca a abertura do Carnaval

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O objetivo é prevenir o assédio e conscientizar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) - Foto: Janaína Kalsing/Divulgação Themis

Pelo segundo ano consecutivo, a Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos, por meio do seu programa Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs), lança nesta sexta-feira (26) a campanha “Respeita as gurias na folia - Juntes por um Carnaval sem assédio”.

O objetivo é prevenir o assédio e conscientizar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação tem foco no público jovem e será iniciada na tradicional Descida da Borges, que marca a abertura do Carnaval de Porto Alegre. 

:: Themis lança campanha para prevenir o assédio no Carnaval :: 

Além desse evento, haverá ações presenciais que serão realizadas semanalmente em ensaios de escolas de samba e blocos de Carnaval de Porto Alegre, bem como no desfile oficial das escolas de samba no Porto Seco, no dia 23 de fevereiro. 

Para a entidade abordar assédio sexual no Carnaval é fundamental em um país tão violento quanto o Brasil. Conforme aponta a Themis, entre 2019 e 2020, os registros de estupro aumentaram em até 50% nos dias de Carnaval, de acordo com a Gênero e Número a partir dos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

Os números trazem os registros feitos em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), motivados pelas violências. Em 2019, a média de casos de estupros diária passa de 37 para 50 casos por dia - valor 36% superior à média diária do restante do ano.

Já em 2020, passou de 31 para 46 casos por dia - 50% superior à média diária do restante do ano. Além disso, há um aumento de ocorrências cujo autor é desconhecido da vítima - 48% no Carnaval e 37% no restante do ano - e de que os casos ocorram nas ruas, passou de 21% para 30% em 2019, e de 19% para 24% em 2020.

“Aliado a isso, dados do Ministério da Saúde mostram que o Rio Grande do Sul está numa posição pouco confortável em relação às ISTs. Com 1.245 novos casos em 2022, o estado lidera infecção por HIV na Região Sul - nacionalmente, foram 16.703 novos diagnósticos positivos no ano passado”, expõe. 

De acordo com a coordenadora da Área de Enfrentamento às Violências da Themis, Rafaela Caporal, o Carnaval é um período no qual as jovens mulheres são ainda mais desrespeitadas e expostas a situações de violência, especialmente quando os homens tentam beijar à força, encoxar e importunar.

“Além disso, mesmo quando as relações são consensuais, muitos jovens ainda não desenvolveram consciência sobre a necessidade de utilizar preservativo para se proteger contra ISTs. Por isso, decidimos reeditar a campanha do ano passado, na qual milhares de jovens foram sensibilizadas para assédio sexual e ISTs”, alerta 

A ação de Carnaval da Themis tem como público-alvo jovens homens e mulheres, cis e trans, de todas as orientações sexuais, moradores da periferia de Porto Alegre.

:: Themis abre inscrições para 7º Curso de Formação de Jovens Multiplicadoras de Cidadania ::

Desde 2003, a organização já formou sete turmas de JMCs. O curso qualifica jovens mulheres das periferias para exercer seu protagonismo na defesa de seus direitos, além de ampliar sua capacidade de diálogo com seus pares na luta pelo fim das violências contra a mulher e garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, em especial da agenda do Cairo (CIPD, 1994).

A campanha “Respeita as Gurias na Folia 2024” é realizada pela Themis e pelas JMCs, com parceria da União das Escolas de Samba de Porto Alegre (UESPA), e apoiada por Instituto Mattos Filho e Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS). 


Edição: Katia Marko