Rio Grande do Sul

VIDA DAS MULHERES

Inscrições para apresentações de trabalhos no V Fórum das Pensadoras encerram amanhã (31)

Encontro será em fevereiro e reunirá professoras e pesquisadoras para debater o papel da mulher na reconstrução do país

Brasil de Fato | Porto Alegre |
As inscrições para apresentação oral de trabalhos encerram nesta quarta-feira (31), já os participantes ouvintes podem fazer a inscrição no site d’As Pensadoras até o dia 26 de fevereiro - Foto: divulgação

Em sua V Edição, o Fórum Virtual d’As Pensadoras tem como tema Feminismos e Mulheres: pautas para a reconstrução do Brasil. O encontro será realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2022, em formato virtual e gratuito. As inscrições para apresentação oral de trabalhos encerram nesta quarta-feira (31), já os participantes ouvintes podem fazer a inscrição no site d’As Pensadoras até o dia 26 de fevereiro.

O evento é aberto para pesquisadoras comprometidas com a luta e o fim da misoginia, racismo e a favor da justiça social, sem limites de vagas. A iniciativa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e conta com o apoio da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). A quinta edição do evento marca a longa e importante trajetória da Instituição As Pensadoras no debate sobre desigualdade de gênero no Brasil.

:: As Pensadoras oferece curso sobre 'Denúncias e anúncios dos feminismos em um mundo de crises' ::

As Pensadoras é a primeira escola feminista do país e reúne professoras e pesquisadoras de todas as regiões. "O Fórum Virtual d’As Pensadoras foi pensado originalmente para a constituição da Comunidade d'As Pensadoras, espaço em construção para a interlocução plural de cursistas, professoras e pesquisadoras para debaterem temas relacionados às questões de gênero, raça, classe e seus desdobramentos", afirma a organização do evento. 

Assim como nas edições anteriores, neste ano as temáticas foram organizadas por eixos que visam provocar debates a partir de exposições dialogadas que tragam questões importantes e urgentes concernentes às diferentes localidades. A Editora As Pensadoras, através de seu Corpo Editorial, desenvolverá um Caderno de Resumos com registro ISSN. Será selecionado 01 trabalho de cada eixo para ser divulgado na Revista As Pensadoras.

"O objetivo da organização por eixos é provocar debates a partir de exposições dialogadas que tragam questões importantes e urgentes concernentes às diferentes abordagens das diversas áreas da ciência.. A determinação das questões relacionadas ao eixo é de livre escolha das (os) proponentes de debates", afirma a Dra. Rita Machado, professora e coordenadora do Projeto As Pensadoras.

Para a Instituição, incitar o diálogo acerca de importantes e urgentes questões sobre as situações vivenciadas pelas mulheres brasileiras e latino-americanas nos tempos atuais, é uma das formas mais potentes para melhorarmos a realidade das mulheres em todo o mundo.

Confira os quatro eixos temáticos do evento

O evento de 2024 busca debater o papel dos feminismos na reconstrução do Brasil, a partir de quatro eixos temáticos:

- As Pensadoras e a Formação Patriarcal do Brasil - debater o projeto centrado no sistema capitalista, patriarcal e machista que confere às mulheres papéis subalternizados na produção e reprodução da vida; 

- As Pensadoras e Defesa da Floresta - pretende trazer para o debate a emergência climática e a importância da floresta em pé com destaque para as reservas naturais que guarda a Floresta Amazônica e toda a complexidade desse assunto; 

- As Pensadoras e as Artes (feministas/ e utopias) - abordar e dar centralidade a questão estética entendendo também como o trabalho das artistas vem transformando a realidade brasileira através da resistência observada no campo da cultura;

- As Pensadoras e o Enfrentamento às Violências - de forma urgente pretende debater saídas para as diversas violências vivenciadas por mulheres e por minorias políticas.

Os eixos serão mediados pelas parceiras e professoras da Escola As Pensadoras, são elas: Adriana Madeira Coutinho, Anadir dos Reis Miranda, Ana Manoela Karipuna Primo dos Santos Soares e Nima Spigolon.

O fórum começa às 13h do dia 27/02/24 e a conferência de abertura terá como tema “A academia precisa de uma mudança radical. E as mães podem liderar o caminho” e será comandada pela convidada Fernanda Staniscuaski. A conferência de encerramento será ministrada pela professora e doutora Yarlenis Mestre Malfrán no dia 28 de fevereiro.

Como participar

Para apresentar trabalho, é necessário se inscrever no site d’As Pensadoras, preencher um formulário e enviar o resumo da pesquisa até o dia 31/01/2024. Após o envio e aprovação, o participante receberá um e-mail de confirmação para apresentação oral do trabalho no eixo em que se inscreveu. Cada sala de debate poderá apresentar até no máximo 10 apresentações orais de 15 minutos, e será comandada por uma das mediadoras, que conduzirá os trabalhos e discussões.

Os ouvintes podem fazer a inscrição no site d’As Pensadoras até o dia 26/02/2024, não precisa preencher formulário e nem enviar trabalhos.

Mais informações sobre o V Fórum estão no site do evento.


Edição: Katia Marko