Distrito Federal

Reforma Agrária

Incra retoma programa de crédito rural e destina mais de R$6 mi para famílias em assentamentos no DF

Mais de 691 famílias foram beneficiadas no DF, no Nordeste Goiano, no Noroeste de Minas e no território Kalunga (GO)

Brasil de Fato / Brasília (DF) |
Beneficiários do crédito rural assim documento que oficializa o investimento do Incra - Incra DF e Entorno

A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Distrito Federal e Entorno (SR/DF), informou nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, que destinou mais de R$6 milhões para 691 famílias beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário. 

De acordo com comunicado da SR/DF, o fomento "voltou com força total neste governo, trazendo benefícios significativos para comunidades agrárias e assentamentos" a partir de novembro e dezembro de 2023. O foco inicialmente são as modalidades Apoio Inicial, Fomento Mulher e Fomento do "Crédito Instalação". 

Este, por sua vez, é a primeira etapa de um financiamento garantido a assentados e assentadas da reforma agrária, com objetivo de gerar desenvolvimento e renda ao fortalecer a produção de alimentos e o cooperativismo. Ele se divide em dez modalidades de fomento e o atual modelo de investimento foi definido pelo Decreto nº 11.586/2023.

Funciona assim: o Incra do DF e Entorno organiza a demanda de agricultores e agricultoras na jurisdição, envia ao Incra nacional que faz o repasse do recurso. De acordo com Claudia Farinha, superintendente do Instituto na região, a ideia agora é abrir mais duas modalidades de fomento para a jurisdição, sendo elas Semiárido, para a região do Noroeste de Minas, e Fomento Jovem. 


Superintendente Cláudia Farinha com José Augusto Pinto, chefe da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento, e Raimundo Sepeda, chefe da Divisão da Governança Fundiária / Camila Araujo

A primeira etapa da retomada deste programa de crédito na região contempla famílias assentadas no DF, no Nordeste Goiano, no Noroeste de Minas e no território Kalunga, localizado na Chapada dos Veadeiros. "Esses recursos representam um impulso significativo para essas comunidades, proporcionando oportunidades de crescimento e melhorias na qualidade de vida", diz a superintendente.

Ela afirmou ainda que os procedimentos para a liberação de crédito na modalidade habitacional também estão em fase final de retomada, e que, quando concluído, abrirá novas perspectivas para os residentes dos assentamentos e comunidades.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva