Rio de Janeiro

SAÚDE PÚBLICA

Município do Rio inicia vacinação contra a dengue em crianças de 10 anos

Imunização ocorrerá de maneira escalonada até adolescentes de 14 anos; confira o calendário na reportagem

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Vacinação ocorre na rede de atenção primária do município - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A Prefeitura do Rio iniciou nesta sexta-feira (23) a vacinação contra a dengue. A imunização ocorrerá de maneira escalonada para a faixa de 10 a 14 anos, conforme diretrizes do Ministério da Saúde. 

A campanha começará pelas crianças de 10 anos, que poderão se vacinar nesta sexta-feira, a partir das 14h, em qualquer uma das 238 unidades de atenção primária do município.

A faixa de 11 anos será contemplada a partir da próxima quarta-feira (28), e os demais grupos terão suas datas anunciadas nos próximos dias.


Calendário de vacinação contra a dengue na cidade do Rio / Foto: divulgação

Epidemia

O governo do estado do Rio decretou epidemia de dengue na última quarta-feira (21). A 5ª vítima da doença este ano foi confirmada em Barra do Piraí, no Sul Fluminense. Outras mortes foram registradas em Itatiaia, Mangaratiba e duas na capital.

Os casos prováveis de dengue já somam quase 60 mil no estado desde o início do ano, segundo o monitoramento da SES-RJ e atualizados na última quinta (22). Os números representam 96% de todos os casos registrados em 2023.

Sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas da dengue são: febre alta; dor no corpo e nas articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo.

O Ministério da Saúde alerta sobre os sinais de gravidade da doença: dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; acúmulo de líquidos; sangramento de mucosa; irritabilidade.

A pasta reforça que em caso de suspeita dengue é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. O diagnóstico correto só pode ser feito pelo médico. A orientação é buscar assistência na unidade de saúde mais próxima. 

Edição: Jaqueline Deister