Rio Grande do Sul

8 DE MARÇO

Nós não vamos parar!

Percorrendo o RS, constatamos a inexistência de um orçamento específico para políticas públicas de proteção às mulheres

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Passado um ano daquele encontro, absolutamente nada mudou em sua política em relação às mulheres gaúchas" - Foto: Grégori Bertó/Secom

Neste 8 de março de 2024 faz um ano que as deputadas de oposição na Assembleia Legislativa, acompanhadas de várias lideranças feministas, foram até o Palácio Piratini para entregar ao governador Eduardo Leite (PSDB) uma pauta de reivindicações unificada, cujo principal pedido era a reinstalação da Secretaria de Políticas para as Mulheres e a reabertura do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM).

:: 8M: ‘Não queremos flores, queremos nossos direitos efetivados’, destacam militantes ::

Criada pelo governador Tarso Genro (PT) e extinta em 2015 pelo governador José Ivo Sartori (MDB), a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) foi responsável durante quatro anos por uma série de iniciativas que se tornaram políticas públicas. Entre as quais a criação da Patrulha Maria da Penha e da Rede Lilás, para proteger mulheres vítimas de violência e assim evitar que fossem assassinadas.

Eduardo Leite aproveitou a reunião para fazer uma bela foto e discursou jactando-se do número de mulheres em seu governo. Passado um ano daquele encontro, absolutamente nada mudou em sua política em relação às mulheres gaúchas.

O assassinato de mulheres segue em alta no RS. Nos últimos cinco anos, uma média de 94 feminicídios por ano. Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública e demonstram que, apesar da ligeira redução entre 2022 e 2023 (de 110 para 87 mortes), os crimes seguem alarmantes e refletem a ausência de políticas públicas mais eficientes para tratar deste tipo de crime.

:: Mulheres denunciam desmonte dos serviços públicos em audiência da Assembleia Legislativa do RS ::

Os números apresentados pela SSP podem ser bem maiores devido a diferenças de critérios para o registro das ocorrências. Segundo o site especializado Lupa Feminista, que coleta dados do Observatório de Violência contra a Mulher da SSP, imprensa, informações diretas trazidas por integrantes da Campanha Levante Feminista contra o Feminicídio e ainda de fontes nacionais obtidas em pesquisas, no ano passado foram 102 feminicídios no RS.

À frente da Força Tarefa de Combate aos Feminicídios, vinculada à Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, fico estarrecida com estes números, mas não surpresa. Isso, porque percorremos o RS e constatamos a total falta de estrutura institucional, o sucateamento da Rede Lilás e a inexistência de um orçamento específico para políticas públicas de proteção às mulheres.

Uma desestruturação que passa pela redução no número de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) e no número reduzido de agentes nas 22 delegacias existentes, assim como a insuficiência do número de Patrulhas Maria da Penha, que atendem 114 cidades, de um total de 497 municípios.

:: Movimentos feministas reivindicam volta da Secretaria Estadual da Mulher a Eduardo Leite ::

O resultado direto de todo esse cenário de precarização é o crescimento direto no número de casos de feminicídios. O que só poderá ser revertido se tivermos governantes sensíveis à luta das mulheres, e que destinem recursos efetivos para políticas públicas de proteção, acolhimento e empoderamento.

Neste que é o março de luta das mulheres, que lutam o ano inteiro, mas têm esse como o mês simbólico, essa luta não cessará até que todas nós possamos ter uma vida digna e uma sociedade igualitária entre homens e mulheres. Nós não vamos parar.

* Deputada estadual PT/RS e coordenadora da Força Tarefa de Combate aos Feminicídios do RS

** Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.


Edição: Marcelo Ferreira